Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Fiz a cobertura da chegada da Taça da Copa do Mundo no Memorial da América Latina





Uma homenagem ao aniversário de 40 anos do tricampeonato mundial marcou a chegada do Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA por Coca-Cola a São Paulo hoje pela manhã. Acompanhei o evento ao lado do cinegrafista Fernando Carvalho. Fizemos matérias para a Gazeta de Limeira e para o Segunda Esportiva da TV Jornal.
Representando a seleção de 1970, Carlos Alberto Torres, Rivelino, Clodoaldo, Félix e Edu repetiram o gesto que consagrou a equipe no México e apresentaram o troféu à cidade. A taça ficará no Memorial da América Latina até esta terça-feira em exposição ao público e seguirá para o Chile, próxima etapa da turnê global.


Edu - eterno ponta-esquerda do Santos e da Seleção Brasileira


Participei da entrevista coletiva com Carlos Alberto Torres

Além de erguerem o troféu, os cinco tricampeões mundiais receberam uma placa comemorativa das mãos do presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa. Emocionado com a homenagem, Carlos Alberto Torres agradeceu em nome de todos os jogadores da seleção de 70 antes de erguer a Taça da Copa do Mundo da FIFA.


Zakumi - mascote da Copa do Mundo da África do Sul


Jabulani - a bola oficial da Copa do Mundo da África do Sul

O ministro do Esporte, Orlando Silva, comemorou a inclusão do Brasil na turnê global do troféu. "É um privilégio para os brasileiros poder admirar de perto este símbolo da vitória, este objeto de desejo de torcedores do mundo inteiro. A chegada da taça aumenta o clima de animação que antecede a Copa e eu só posso agradecer a Coca-Cola por incluir o Brasil neste tour mundial", disse Orlando Silva.


Fiz questão de tirar uma foto ao lado do ministro Orlando Silva


Bola oficial da Copa do Mundo da França de 1998


Bola oficial da Copa do Mundo da Alemanha em 2006

A abertura do Tour da Taça no Memorial da América Latina contou ainda com a presença do secretário estadual de Esportes, Lazer e Turismo de São Paulo, Claury Santos, e secretário municipal de Esportes, Walter Feldman, além do presidente da FEMSA, Miguel Peirano, e do representante da FIFA, Leslie Dickens.



O troféu mais cobiçado do futebol passará por 83 países na maior turnê global de sua história antes de chegar à África do Sul, sede da próxima Copa do Mundo, no dia 4 de maio. O torcedor que visitar o tour em São Paulo terá a oportunidade única de ver de perto o troféu que o campeão da Copa do Mundo erguerá em julho deste ano e levará para casa uma foto sua ao lado da taça como recordação. Os visitantes ainda poderão assistir a momentos memoráveis das Copas do Mundo da FIFA num filme em 3D e participar de games interativos, entre outras atrações.



A autêntica taça da Copa do Mundo da FIFA é entregue à nação vencedora em cada torneio. O troféu icônico mede 36,8 centímetros de altura, pesa 6.175 gramas e é feito em ouro maciço 18 quilates. Os vencedores o guardam até a edição seguinte da Copa do Mundo e recebem uma réplica folheada a ouro, não em ouro maciço. A base contém duas camadas de malaquita semipreciosa. Na parte inferior do troféu, é gravado o nome de cada ganhador da Copa do Mundo da FIFA, desde 1974, e o ano da conquista.



Um comentário: