Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Começa hoje a fase de grupos da tão aguardada Taça Libertadores da América


A fase de grupos da 51ª edição da Taça Libertadores da América começa hoje. Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e São Paulo tentam apagar os fiascos recentes do país pentacampeão mundial. A ausência de clubes tradicionais do continente, casos de Boca Juniors, River Plate e Peñarol, faz dos brasileiros favoritos a levantar a taça mais almejada da América.

Nas últimas três temporadas, equipes do Brasil sucumbiram na final – Grêmio perdeu para o Boca em 2007, Fluminense para a LDU em 2008 e Cruzeiro para o Estudiantes no ano passado.

O tricampeão São Paulo estreia quarta-feira, às 21h50, contra o mexicano Monterrey, no Morumbi. Os outros concorrentes no Grupo 2 são Nacional, do Paraguai, e Once Caldas, da Colômbia.

O Cruzeiro viaja a Buenos Aires para encarar também nesta quarta-feira, às 21h50, o Vélez Sarsfield, pelo Grupo 7. O Colo-Colo, do Chile, e o Deportivo Itália, da Venezuela completam a chave.

Corinthians, Flamengo e Internacional só entram em campo na última semana de fevereiro. No dia 23, o time gaúcho recebe, no Beira-Rio, o vencedor do duelo entre Newell’s Old Boys e Emelec, válido pela primeira fase, conhecida como Pré-Libertadores. Na partida de ida, empate por 0 a 0 em Rosário. Nesta quinta, as duas equipes voltam a se enfrentar, desta vez no Equador.

O Flamengo manteve a base campeã brasileira e aposta na dupla Adriano e Vagner Love para voltar a triunfar na Libertadores após 29 anos. O debute será dia 24, no Maracanã, diante do ganhador de Universidad Católica e Colón. No jogo de ida, o clube argentino venceu por 3 a 2 em casa. A volta acontece nesta terça, em Santiago.

No mesmo dia 24 é a vez do Corinthians fazer sua primeira exibição, contra o Racing, do Uruguai, no Pacaembu. Com um elenco repleto de estrelas, como Ronaldo e Roberto Carlos, o clube alvinegro é o único entre os brasileiros que nunca levantou a taça da Libertadores.

O sistema de disputa da Copa Libertadores da América 2010 segue os mesmos padrões do ano anterior. Entretanto, na fase de grupos haverá uma mudança. Classificam-se 14 equipes para as oitavas de final, e não mais 16. Isso porque os mexicanos San Luis e Chivas Guadalajara foram convidados a participar do torneio a partir da fase de mata-mata para compensar a desistência dos mesmos na edição de 2009, por causa da epidemia de gripe A.

Assim, os campeões de cada grupo mais os seis melhores segundos colocados avançam às oitavas - dois grupos terão apenas um representante na fase final. O time de melhor campanha entre os primeiros colocados enfrentará a 14ª melhor equipe da fase de grupos. O segundo jogará contra o 13º. O terceiro melhor dos grupos encara o San Luis, e o quarto o Chivas. Já o 5º pegará o 12º, e assim sucessivamente.

Foi mantido o cruzamento forçado para equipes do mesmo país a partir das semifinais. Caso duas equipes da mesma federação cheguem à semifinal em lados opostos, o cruzamento irá mudar para que elas se enfrentem antes da grande decisão. Se três ou mais equipes do mesmo país forem semifinalistas, a ordem das chaves será mantida.

A Copa do Mundo, realizada nos meses de junho e julho, provocará uma pausa na Libertadores. Por isso, as semifinais (28 de julho e 4 de agosto) e as finais (11 e 18 de agosto) estão agendadas para depois do Mundial de seleções.

Jogos de hoje:
20h20 - Grupo 2 - Nacional/PAR x Once Caldas/COL
22h40 - Grupo 4 - Lanus/ARG x Libertad/PAR
19h00 - Grupo 5 - Cerro/URU x Deportivo Quito/EQU
*** Foto divulgação da Vipcomm - lançamento da nova camisa do São Paulo ontem. No detalhe: o "modelo" Marcelinho Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário