Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Conheça os 19 indicados ao Hall da Fama Naismith do Basquete; tem brasileiro na lista


O Hall da Fama Naismith do Basquete, principal museu do basquete mundial, anunciou hoje os finalistas para a Classe de 2010. Como já era esperado, Karl Malone e Scottie Pippen, além da seleção americana de 1992, estão entre os 19 indicados. O pivô brasileiro Ubiratan Pereira Maciel (foto) foi incluído mais uma vez entre os indicados. A decepção para os brasileiros, porém, ficou na ausência de Oscar Schmidt na lista.

Segundo o site Basket Brasil, para ser elegível ao Hall da Fama, é preciso estar aposentado há pelo menos seis anos. Oscar deixou as quadras em março de 2003 e é o maior cestinha da história do basquete mundial, com 49.737 pontos. Além disso, é reconhecido nos EUA após liderar a vitória da Seleção Brasileira sobre o time da casa na decisão dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis-1987. Todavia, ainda não foi desta vez que o ex-ala foi incluído na lista.

Ubiratan, por sua vez, tem sido presença constante entre os indicados nos últimos anos. Falecido em 17 de julho de 2002, aos 58 anos de idade, “Bira” foi campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1963, vice em 1970, e medalhista de bronze olímpico em Tóquio-1964. O pivô, três vezes campeão nacional pelo Corinthians na década de 60, já foi considerado o “Rei” do basquete brasileiro. No ano passado, Ubiratan foi incluído no Hall da Fama da Fiba, o que pode ajudar sua candidatura neste ano.

Malone e Pippen encantaram o público

Karl Malone, 14 vezes All-Star, duas vezes MVP (Jogador Mais Valioso) da NBA e segundo maior cestinha da história da liga americana, com 36.928 pontos, é favorito para entrar no Hall neste ano, assim como Pippen, principal parceiro de Michael Jordan na conquista de seis títulos da NBA. A seleção americana de 1992, apelidada de “Dream Team” (”Time dos Sonhos”), que conquistou o ouro olímpico em Barcelona, é outra garantia na Classe de 2010.

O Hall pode receber três novos times. Além da seleção de 1992, a seleção americana medalhista de ouro em Roma-1960 também foi incluída entre as finalistas. Aquela equipe incluía lendas como Walt Bellamy, Jerry Lucas, Oscar Robertson e Jerry West. Outro finalista foi o All-American Red Heads, primeiro time profissional de basquete feminino, fundado em 1936 em Cassville, Missouri. Consideradas a versão feminina do Harlem Globetrotters, as Red Heads foram a primeira equipe a jogar nas Filipinas.

Outros indicados ao prêmio

O anúncio oficial da Classe de 2010 será feito em 5 de abril, durante o Final Four do torneio universitário da NCAA. Os outros indicados são: Jerry Buss (proprietário do Los Angeles Lakers), Bob Hurley Sr. (técnico), Dennis Johnson (jogador), Bernard King (jogador), Chris Mullin (jogador), Don Nelson (técnico), Jamaal Wilkes (jogador), Tex Winter (técnico), Cynthia Cooper (jogadora), Harley Redin (técnico), Vladimir Kondrashin (técnico), Richard Guerin (jogador) e Gus Johnson (jogador).

Nenhum comentário:

Postar um comentário