Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Independente completa hoje 66 anos


"Nasceu pobre, sem fama e sem glória". Essa são as estrofes iniciais do hino do Independente Futebol Clube, que neste dia 19 de janeiro completa 66 anos de fundação, para alegria de milhares de adeptos, apesar da difícil situação pela qual passa hoje, disputando a última divisão do futebol paulista e com sérios problemas a serem resolvidos na parte administrativa.

Não há a perspectiva, de novo, de uma equipe forte, já que inexistem verbas que possam servir para a contratação de jogadores de alto nível. O atual presidente, Mário César Rodrigues, entra no segundo ano de mandato e já afirmou diversas vezes que entrega o cargo a quem estiver disposto a ocupar a presidência do clube.

O clube manda jogos no Estádio Comendador Agostinho Prada, o Pradão, que pertence à municipalidade e que tem vários problemas a serem sanados para que possa ser aprovado para que o Galo dispute as competições naquele local.

A maior conquista galista foi o título da 2ª divisão, em 1973, na memorável jornada em Cafelândia, quando o goleiro herói Loca defendeu pênaltis e o título veio para Limeira. Até a divisão intermediária foram momentos de alegria, quando começaram as inevitáveis quedas, a última em 2008, para a Segundona.

Em 1999, o torcedor galista fez festa para a conquista de uma vaga na Série A-3, com um timaço montado por Edson Só, hoje técnico do Atlético Monte Azul. Mas a sequência foi desastrosa e em todas as disputas o descenso passava perto do Galo.

Hoje há motivos para comemorar, pela tradição do clube e pelos milhares de fiéis seguidores. Mas, a realidade é outra e a médio prazo a situação exige muito trabalho e a busca por investimentos, que ainda não se sabe de onde virão para que o pulmão do clube, o futebol, continue. O texto foi escrito por Walfrido Salvi, na Gazeta de Limeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário