Pesquisar este blog

domingo, 17 de janeiro de 2010

Campeã paulista de tiro mora em Limeira



Limeira continua se destacando no esporte. Agora é a vez de Daniela Cristina Priminini, de apenas 15 anos, conquistar o Campeonato Paulista de IPSC (Confederação de Tiro Prático Internacional), categoria Damas.

A campineira, que reside em nossa cidade desde pequena e que pratica a modalidade há 2 anos, venceu impecavelmente as oito etapas que disputou, sendo uma em Santos, uma em Avaré, uma em Barra Bonita e as demais em Atibaia. O que mais valoriza a sua conquista, é que Dani era a mais nova entre as 30 participantes. A premiação aconteceu no fim de ano.

A competição tem nível estadual, mas permite que competidoras de outros estados possam participar, como Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná. Daniela utilizou no Paulista uma arma Imbel 380, com capacidade para 20 tiros. Para este ano, a jovem espera disputar o Campeonato Brasileiro (6 etapas), se preparando para quem sabe estar no Mundial de 2011, provavelmente fora do país.

O amor por esse esporte surgiu após acompanhar seu pai, o sargento reformado da Polícia Militar, José Roberto Priminini, em vários campeonatos. Ele também competiu e com uma Ponto 40, com capacidade para 22 tiros, ficou com a terceira colocação no Paulista, categoria Modfild, além do quinto lugar na categoria Policial.




Segundo José Roberto, para este tipo de competição existe uma pista oficial para 32 disparos. O participante atira de várias distâncias, se locomovendo e passando por obstáculos. O saque da arma é o ponto principal para se ganhar tempo. Segundo o sargento, o brasileiro mais rápido no gatilho e quinto do mundo é Jaime Saldanha Júnior, de 26 anos, que consegue dar os 32 disparos em 18 segundos. José Roberto está na faixa dos 25 segundos, enquanto sua filha uma pouco mais de 30 segundos.

Pai e filha, que treinam no estande de tiro da Alta (Associação Limeirense de Tiro ao Alvo) fazem esse esporte por hobby, pois não contam com patrocinadores. Eles gastam em média R$ 2 mil por mês. Para se ter uma idéia, são necessárias 500 munições por campeonato, sendo que as balas são feitas artesanalmente pelo próprio sargento. "Uso o tiro como terapia. Temos que esquecer todos os problemas do dia-a-dia para se concentrar exclusivamente no disparo. É você e o alvo. Todos nós costumamos sair aliviados depois dos campeonatos", relatou.Os dois fazem parte da equipe limeirense, que ainda não tem um nome definido, mas que conta também com o José Carlos e o Coronel Lunardi. Os interessandos em praticar esse esporte podem obter mais informações pelos telefones: 3034-1490 ou 7803-9030.


Um comentário:

  1. O meu Grande Abraço para a Familia Priminini.

    Sagto Priminini, Sra Fatima, Priminini Jr Patricia e Daniela.

    Ademar Junior - Campo Grande MS

    EStancia Remanso - Campinas

    juninho_barao@otmail.com

    ResponderExcluir