Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sem a taça, grito de campeão não escapa hoje


Líder absoluto do Campeonato Brasileiro da Série B com 73 pontos e com o acesso garantido para a Série A de 2010, o meu Vasco da Gama luta agora para ser campeão. Mais gostoso ainda é saber que o título pode ser confirmado hoje à noite, quando o Cruz de Malta recebe o América-RN, às 21h, no Maracanã. O confronto estava marcado para São Januário, mas mudou para o Maior do Mundo para receber mais de 60 mil torcedores.

Para conquistar o caneco, basta uma vitória simples. Se perder ou empatar, o time carioca vai depender de um tropeço do Guarani, que entra em campo amanhã, quando visitará o Ceará, às 16h10.

Já o desesperado América-RN ainda luta para permanecer na Série B, pois soma 42 pontos, na 15ª posição. O time vem embalado após vencer o Figueirense, em casa, por 1 a 0, na última rodada.

A CBF optou por não levar a troféu da Série B ao Estádio Mário Filho e assim, se o Vasco realmente se sagrar campeão, não terá a honra de erguer a taça. Tal decisão incomodou Dorival Júnior e a mim também. Palhaçada, isso sim!

Por outro lado, o Vasco conseguiu um empréstimo de R$ 8 milhões e finalmente quitou os salários atrasados dos funcionários, que chegava a quase quatro meses. Outra boa notícia é que o meia Carlos Alberto, principal atleta vascaíno na temporada, teve descartada a possibilidade de uma fratura de nariz, e vai a campo normalmente.

Já o goleiro Fernando Prass (foto), ídolo incontestável da torcida e um dos responsáveis pelo acesso do Vasco à Série A, carrega uma curiosidade nesta temporada. O arqueiro foi o único do elenco a disputar os 35 jogos da Segundona. Alô Fernando, cuidado com o centroavante Max, ex-Palmeiras.

Esse pode ser o último jogo de Dorival Júnior no comando do Vasco. Ele interessa ao Grêmio e uma oferta tentatora chegou a ser feita.


Segredo do Vasco é o artilheiro Elton


Um dos segredos do Vasco no sucesso da Série B foi o centroavante Elton, que pode deixar o Cruz de Malta ao final da competição. Seu passe pertence ao São Caetano e ele pode parar no Shaktar, da Ucrânia.

Élton atuou em 26 dos 35 jogos do Vasco na Série B. Nessas partidas, a equipe do técnico Dorival Júnior anotou 48 gols. Segundo dados do Terra, o atacante participou de forma incisiva em 23 deles, ou seja, 48%.Um dos artilheiros da Série B, junto com Marcelo Nicácio (Fortaleza) e Rafael Coelho (Figueirense), Élton foi às redes em 16 ocasiões.

Ainda colaborou com três passes perfeitos para gol e, de quebra, sofreu quatro pênaltis: contra Campinense, Atlético-GO, Ponte Preta e Juventude. Contra o time de Caxias, o pênalti que sofreu resultou no gol do acesso, anotado por Carlos Alberto.

O desempenho ofensivo do Vasco nos jogos sem Élton também dá a dimensão da importância do jogador. Em 9 partidas sem ele em campo, o Vascão fez 8 gols, média de 0,88 por jogo. Por outro lado, nos 26 jogos com Élton em campo, os cruzmaltinos marcaram 48 gols, aumentando sensivelmente a média para 1,84 gol por partida.

Ficha Técnica do confronto:

Vasco da Gama - Fernando Prass; Paulo Sérgio, Vilson, Titi e Ramon; Nilton, Souza, Alex Teixeira e Carlos Alberto; Aloísio Chulapa e Elton. Técnico - Dorival Júnior.
América/RN -Rodolpho; Thoni, Leandro, Edson Rocha e Jackson; Julio Terceiro, Ricardo Oliveira, Somália e Juninho; Geovane e Max. Técnico - Francisco Diá
Árbitro - José Henrique de Carvalho (SP)
Loca - Maracanã, às 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário