Pesquisar este blog

domingo, 8 de novembro de 2009

Estreantes vencem na abertura da Copa Gazeta


Foram os artilheiros que se destacaram na estreia de Santa Cruz e Portuguesa na Copa Gazeta Ouro. No clássico do Sesi, realizado pela manhã e com direito a transmissão ao vivo pela TV Jornal, empate por 2 a 2. Indião, do Santa Cruz, Giliardo e Dinho, da Portuguesa, que se destacaram no Campeonato Amador, foram decisivos. O resultado agradou as duas equipes. Melhor para o Jardim do Lago, que lidera o grupo de forma isolada após vencer o Nova Itália.
Estreia de Copa Gazeta Ouro é sempre assim: ansiedade, tensão e nervosismo. Não foi diferente para Santa Cruz e Portuguesa, que vieram reforçados para a chamada "Libertadores do Amador". No último lance dos 45 minutos iniciais, o goleiro Paraná se chocou violentamente com o atacante Sapinho e precisou de atendimento médico no gramado. Como não estava passando bem, precisou ser levado para a Santa Casa pela unidade de resgate do Corpo de Bombeiros. Os gols aconteceram no segundo tempo. Percebendo que o Santa Cruz estava deixando buracos no lado esquerdo de sua defesa, o técnico Maciel tratou de colocar o rápido Fernandinho no lugar de Fabinho. A alteração deu resultado imediato e aos 9 minutos, após jogada de Fernandinho pela direita, Sapinho cabeceou para uma defesa espetacular de Gelson. Mas o rebote ficou com Giliardo, que encheu o pé para fazer 1 a 0 (foto). Um gol histórico, já que foi o primeiro da Lusa na competição. Na primeira e única participação da Portuguesa na "Libertadores do Amador" em 1988, foram 3 derrotas e nenhum gol marcado.
Mas o Santa Cruz tinha em campo um artilheiro por excelência. Indião, maior goleador do Campeonato Amador, chamou para si a responsabilidade e tratou de decidir a parada. Aos 14 minutos, o maior ídolo da fanática torcida do Abílio Pedro, aproveitou um cruzamento de Isaías da esquerda e, de cabeça, acertou a trave de Agrene. Aos 24 não teve jeito. Escanteio cobrado por Guilherme da direita e gol de cabeça de Indião, que se antecipou ao goleiro da Lusa, 1 a 1. Não demorou muito e 4 minutos depois, outra vez Indião foi na rede. Ele recebeu um cruzamento perfeito do ala Juninho da direita e subiu com liberdade para virar o marcador.
Porém a Portuguesa também tinha dois artilheiros no banco de reservas. Alex e Dinho entraram nos lugares de Sapinho e Tarcísio, aumentando o poder ofensivo. Aos 36, Edinho cobrou uma falta fechada da esquerda. A bola passou de César, mas encontrou a cabeça de Dinho, livre na segunda trave, 2 a 2. Festa da famosa "torcida do Bacalhau" presente ao Sesi. O gol fez bem a Lusa, que partiu em busca da virada. Foram 10 minutos de pressão. Fim de jogo, 2 a 2.

Ficha Técnica

Santa Cruz 2 x 2 Portuguesa
Gols - Giliardo aos 9 e Dinho aos 36 minutos do 2º tempo (POR) e Indião aos 24 e aos 28 minutos do 2º tempo (SC)
Local - Sesi
Árbitro - Rafael Krauss
Auxiliares - Giovani César Canzian e Marco Antônio Monteiro Bagatella
Santa Cruz - Paraná (Gelson); Juninho, Leandro, Adriano e Dedé (Indião); Joari, Paulinho (Torres), Pel (Ricardo) e Piá; Isaías e Guilherme (Carlinhos). Técnico - Roberto Martins.
Portuguesa - Agrene; Fabinho (Fernandinho), Lu, Cascão e Zoínho; Bahia (César), Tarcísio (Dinho), Edinho e Gilberto; Sapinho (Alex) e Giliardo. Técnico - Maciel.
Ocorrências - cartões amarelos para Juninho (SC), Fabinho, Tarcísio e Edinho (POR).

Estudantes goleia o Santa Rosa em pleno Jaguari



Apontado desde o início desta temporada como o grande favorito à conquista do Campeonato Amador, o Estudantes fez uma excelente campanha e só não ficou com o título porque não conseguiu fazer gols nas partidas finais. Agora, na Copa Gazeta, a equipe parece ter reencontrado o caminho das redes, pois foi implacável no bairro do Jaguari ao bater os donos da casa pelo elástico placar de 6 a 1.
Desde o início do espetáculo, porém, ninguém arriscaria um resultado como esse, isso porque o Santa Rosa sobrava no gramado, guiado pelas boas atuações de Bismark e Pota. O volume de jogo do Santa fora premiado aos 26 minutos. Depois de jogada de Viola pela esquerda, ele encontrou Bismark bem colocado e fez papel de garçom. O volante, pedindo a bola, acertou um tiro forte, rasteiro, colocando seu time a frente no placar.
A partida continuava bem disputada, lá e cá, até que surgiu o empate do Estudantes. Vitor Hugo foi lançado na grande área aos 32 minutos e quando se preparava para chutar foi calçado. O árbitro Alex Sander da Rosa Lefeu não titubeou e apontou a marca fatal. Gil, com categoria, bateu no canto direito alto do goleiro Fabio e empatou a partida (foto). As emoções ficaram reservadas para o segundo tempo.
Logo aos quatro minutos, PC, outro que desequilibra em qualquer circunstância, começaria a construir a goleada. Depois de um grande lance pela lateral-esquerda ele serviu o artilheiro Gil na meia-lua. Mesmo com chances para bater ele preferiu rolar para o experiente Fio, que emendou com categoria contra Fábio. 2 a 1. Em desvantagem o Santa Rosa apresentava sinais de abatimento. Aos 8 minutos o árbitro expulsaria Vandão e Olair, do Estudantes e Santa Rosa respectivamente, e o time do Jaguari sentiu mais. O atacante Will recebeu falta violenta aos 16 minutos, e disso resultou a expulsão do lateral Raphael. Mesmo com dois homens a menos, o Estudantes estava predestinado a golear. Dois minutos depois, Digão receberia a bola depois da cobrança de uma falta pelo setor esquerdo. Ameaçando cruzar para a área, ele preferiu encobrir Fábio e a bola entrou mansa, quase na forquilha. 3 a 1. Um minuto depois comeria o ‘show solo’ de Vitor Hugo. Depois de fintar dois zagueiros, com um toque sutil ele deslocou o goleiro e fez 4 a 1. A defesa do Santa Rosa, então, vacilaria na seqüência. Aos 27 minutos, o zagueiro tentou recuar a bola para o goleiro mas o cabeceio saiu fraco. Sorte para Gil que estava na espreita. Ele apenas teve o trabalho de desviar para aumentar para 5 a 1. Totalmente desmantelado, o Santa Rosa continuou a vacilar nos contra-ataques. Aos 37 minutos, Vitor Hugo faria o gol mais bonito da rodada: com facilidade ele conduziu a bola até a grande área, vencendo dois adversários. Mesmo sofrendo falta ele continuou, driblou o goleiro e só não entrou com bola e tudo porque teve humildade, como o Fio Maravilha. 6 a 1 no placar e nada a contestar.

Ficha Técnica

Santa Rosa 1 x 6 Estudantes
Gols - Bismark (26) Santa Rosa e Gil (32) Estudantes (primeiro tempo); Fio (4), Digão (16); Vitor Hugo (17); Gil (27) e Vitor Hugo (37), todos do Estudantes, segundo tempo.
Local - Jaguari
Árbitro - Alex Sander da Rosa Lefeu
Auxiliares - Marcelo Ferreira de Silva e Augusto César Maia Gomes
Santa Rosa - Fábio; Ronaldinho, Alemão, Alex (Murilo) e Pota; Bismarque (Olair), Thiago (Will), Viola (Matheus) e Eltinho (Toly); César e Rafael Pizzi. Técnico - Baiano.
Estudantes - Frank; Raphael, Carlão, Valério e PC (Elton); Valdo (Beto), Vandão, Fio (Marcelo) e Vitor Hugo (Cris); Gil (Dega) e Digão. Técnico - Dori.

Caçula Santo Antônio vence na estreia


Brasil de Tatu e Santo Antônio se enfrentaram na estreia da Copa Gazeta Ouro, no CT Pinóquio, jogo que teve a transmissão da Rádio Educadora 1020 AM, com o comando de Jorge Neves. Dentro de campo prevaleceu a experiência do Santo Antônio, que manteve a base que disputou o Campeonato Amador. Já o time de Tatu, caçula da competição, procurou reforçar para enfrentar as dificuldades da Copa. Nos detalhes, o técnico Reis levou a sua equipe a primeira vitória da Copa Gazeta.
O início foi de muito respeito entre as equipes, sem alternativas de jogo. O Brasil FC procurava tocar a bola para chegar ao gol de Renatinho. O ponto de referência do time do Brasil era o lateral-esquerdo Betinho, campeão da Terceirona com o São Lourenço. Aliás enquanto teve fôlego, o lateral foi o melhor jogador da equipe do bairro do Tatu. Já o Santo Antônio, sem uma tática definida, optou para os minutos iniciais pela forte marcação.
O Santo Antônio voltou com uma perfomance diferente para a etapa final. Tanto que aos 4 minutos, a equipe de Reis abriu o marcador. Do setor direito Nadiel fez o levantamento e a bola chegou na cabeça de Wânder, 1 a 0 para o Santo Antônio (foto). O gol obrigou o Brasil a sair para o jogo. Foi assim que a equipe do técnico Zé Carlos chegou ao empate aos 11 minutos. Golaço de Felipe Chimack, ex- zagueiro do Independente e escolhido o melhor jogador da última edição da Copa Gazeta. De canhota, o becão acertou o ângulo direito do goleiro Renatinho. Um chute indefensável, 1 a 1.
O gol de empate do Brasil não intimidou o Santo Antônio. As emoções estavam reservadas para os minutos finais da partida. Nos cinco finais do jogo ocorreu a vitória do Santo Antônio. Aos 44 minutos, o segundo gol. Falta na direita e o zagueiro Pardal encheu o pé. A bola bateu na trave e entrou, 2 a 1. A equipe de Reis queria mais e aos 49 minutos, ampliou o marcador. O volante Zé Carlos levantou a bola da esquerda para Curumim, que entrou na segunda etapa no lugar de Nadiel. Com o peito o atacante decretou a vitória do Santo Antonio, 3 a 1 placar final.

Ficha Técnica

Santo Antonio 3 x 1 Brasil FC
Gols - Vânder aos 4, Pardal aos 44 e Curumim aos 49 minutos do 2º tempo (SA); Felipe Chimack aos 11 minutos do 2º tempo (BRA)
Local - CT Pinóquio
Árbitro - Luís Vanderlei Martinucho
Auxiliares - Luís Alexandre Nilsen e Fernando Anastácio dos Reis.
Santo Antonio - Renatinho; Pardal, Anderson, Chiquinho e Neguitão; Tchô, Zé Carlos, Fabiano Negreiro (Juninho) e Vânder (Daves); Nadiel (Curumim) e Léo. Técnico - Sebastião Reis.
Brasil FC - Pica-Pau; Purunga, Felipe Chimack, Naldo e Betinho; Claudinei (Leandro), Neguinho, Igor(Paulo) e John; Lê (Leiva) e Sidnei. Técnico - Zé Carlos.
Ocorrências - cartão vermelho para Tchô (SA) e amarelos para Purunga, Naldo, Igor, John e Leiva(BRA) e Neguitão (SA)

Competente, Jardim do Lago vence o Nova Itália


A aconchegante Praça Eduardo Basso, na Cecap, recebeu ótimo público para acompanhar as estreias de Jardim do Lago e Nova Itália, que prometiam futebol ofensivo e de muita raça. E nos primeiros minutos foi exatamente isso que se viu, sobrando muita disposição das duas equipes, tanto que em menos de 10 minutos, várias faltas fortes ocorreram, causando contusões, mas que não se tornaram graves. Na segunda etapa, a postura dos times levava a crer que alguém sairia vencedor. A marcação continuava forte, mas as opções já apareciam e faziam os goleiros trabalhar. Aos 9 minutos, a primeira alegria: Fabinho arriscou da intermediária, Rafael caiu tarde e o Jardim do Lago comemorou: 1 x 0. Aos 38 minutos, Mateus cobrou falta com perfeição, com a bola bem colocada no canto direito baixo de Rafael: Jardim do Lago 2 x 0. No desespero, o Nova Itália se lançou ao ataque e ainda conseguiu o gol, aos 43 minutos, em falha do goleiro Rafinha. Del se aproveitou e de cabeça diminuiu. Mas o tempo passava rápido e mesmo com o acréscimo, o Jardim do Lago se segurou e comemorou a boa estreia.

Ficha Técnica


Jardim do Lago 2 x 1 Nova Itália
Gols - Fabinho e Matheus (Jardim do Lago) e Del (Nova Itália)
Local - Praça de Esportes Eduardo Basso
Árbitro - Marcelo Sartori
Auxiliares - Silvia Aparecida da Silva e Murilo Henrique Barbosa
Jardim do Lago - Rafinha; Gabriel, Phelipe, Douglas e William; Carlos Alberto, Jadir (Matheus), Rafael e Luciano (Everton); Fabinho (Lala) e Xandy (Eder). Técnico - Rena.
Nova Itália - Leleu; Thiaguinho (Tatu), Thomaz, Baiano e Buiu (Del); Emerson (Misael), Kleber (Neguinho), Gilmarzinho e Lela (Robinho); Americano (Emerson) e Duda. Técnico - Daniel Castelon
Ocorrências - cartões amarelos para Fabinho, Phelipe e Everton (Jardim do Lago) e Emerson, Diego e Baiano (Nova Itália)

Nenhum comentário:

Postar um comentário