Pesquisar este blog

domingo, 15 de novembro de 2009

Equilíbrio é a tônica da Copa Gazeta Ouro

Ninguém ainda se garantiu nas semifinais da Copa Gazeta Ouro. No Grupo A, Santa Cruz e Jardim do Lago lideram com 4 pontos. O time de Roberto Gomes Martins venceu o Nova Itália por 2 a 0, no Jaguari, enquanto o Jardim do Lago ficou no empate com a Portuguesa por 2 a 2, no CT Pinóquio. A Lusa tem dois empates e pode até se classificar, desde que vença o eliminado Nova Itália e que haja um vencedor no confronto entre os líderes Santa Cruz e Jardim do Lago. O Santa Cruz joga por um simples empate, pois tem um saldo de gols melhor do que o Jardim do Lago: 2 x 1. Nesse caso, a Portuguesa teria que vencer o Novinha por dois gols de diferença, já que possui atualmente um saldo de 0.
No Grupo B, Estudantes e Santo Antônio dependem de um simples empate na última rodada. Hoje, Estudantes e Santo Antônio ficaram no 1 a 1, no Sesi, enquanto Santa Rosa e Brasil FC empataram por 3 a 3. O Estudantes tem 99,9% de chances de classificação, pois tem saldo de 5, ou seja, só uma goleada do Brasil FC o tiraria da competição. O Santa Rosa é aquele que tem a missão mais difícil entre aqueles que ainda têm chances. Ele precisa tirar um saldo de 5 gols negativos no duelo contra o Santo Antônio, que tem saldo positivo de 2. Hoje as semifinais ficariam assim: Santa Cruz x Santo Antônio e Estudantes x Jardim do Lago.

Santa Cruz joga para o gasto e vence

Santa Cruz e Nova Itália se enfrentaram hoje pela manhã o bairro do Jaguari. O campeão amador de 2009 vinha de um empate contra a Portuguesa e o rubro-verde do Jardim Piratininga de uma derrota frente ao Jardim do Lago. Desde os primeiros minutos, porém, foi o Nova Itália quem assumiu uma postura mais ofensiva. Com maior posse de bola o time fazia variações e exercia forte pressão na saída de bola do Santa Cruz.
Mesmo assim, o Santa era mais perigoso quando chegava ao ataque. A partida era lá e cá até que aos 13 minutos o Santa Cruz abriu o marcador. Pouco a frente da intermediária era assinalada uma falta e Ricardo pediu para bater. O meia mandou a bola para o ângulo esquerdo de Fabiano, que nada pode fazer. Santa 1 a 0. O gol abateu o Nova Itália, que precisava da vitória desesperadamente. Nervosos, os jogadores começaram a errar muitos passes e a partida se concentrou pelo meio, sempre a faixa do gramado mais difícil de trabalhar. O Santa não queria saber de brincadeira e encaixou novo lance de perigo aos 33 minutos. Depois de uma jogada envolvente pela direita, Pel chegou até a linha de fundo para cruzar. Nirlei acompanhava o lance com atenção e, na pequena área, recebeu a bola livre para empurrar contra as redes, aumentando a vantagem do Santa: 2 a 0. No segundo tempo, o time de Roberto Martins administrou o placar e segurou a importante vitória.

Ficha Técnica de Nova Itália 0 x 2 Santa Cruz
Gols - Ricardo aos 13 e Nirlei aos 33 minutos do 1º tempo (SC)
Local - Jaguari
Árbitro - Luciano Leoldine
Auxiliares - Róbson Neves Paganini e Graciane Fernandes Paganini.
Nova Itália - Fabiano; Thiaguinho, Tomaz (Felipe), Baiano e Diego (Fabinho); Misael (Shinobi) Buiu, Robinho e Duda (Del); Lela (Gilmarzinho) e Tatu (Emerson). Técnico - Daniel Calderon.
Santa Cruz - Gelson; Juninho, Leandro (Nilson), Xuxa e Dedé (Joari); José Charles, Ricardo, Pel e Guilherme; Indião (Torres) e Nirlei (Apolo). Técnico - Roberto Martins.

Árbitro prejudica a Portuguesa no empate com o Jardim do Lago



No CT Pinóquio, Portuguesa e Jardim do Lago apresentaram um futebol do tamanho e qualidade da Copa Gazeta Ouro. Dentro das quatro linhas uma partida disputadíssima e com lances polêmicos. O empate em dois gols foi melhor para o Jardim do Lago, que venceu na primeira rodada. Para a Lusa, que poderia ter vencido a partida, o resultado teve gosto amargo ao final dos 90 minutos.
O Jardim do Lago, que derrotou na rodada anterior o Nova Itália por 2 a 1, entrou em campo mais tranquilo em relação a Portuguesa, que na estreia da competição empatou em dois gols com o Santa Cruz. Na verdade, os dois treinadores utilizaram da cautela nos minutos iniciais do jogo.
Quem surpreendeu primeiro foi o Jardim do Lago, que chegou ao primeiro gol aos 19 minutos. A jogada do gol iniciou com Matheus Garcia. O meia infiltrou-se entre os zagueiros da Lusa e serviu Everton. O atacante, com estilo, tocou para abrir o marcador, 1 a 0.
A derrota encurtaria o caminho da Portuguesa rumo a próxima fase. Além do mais, o primeiro tempo pertenceu ao adversário. Precisando do resultado positivo, no intervalo o técnico Maciel foi ousado, aos tirar três jogadores. Fabinho, Flávio e Giliardo deram lugares a Fernandinho, Cesinha e Alex. As alterações deram vida para a Lusa, que empatou a partida aos 11 minutos. Pelo setor esquerdo Sapinho tocou para Baia igualar o marcador, 1 a 1.
Fernandinho, que entrou no intervalo, passou a ser a referência da Portuguesa nas jogadas ofensivas. Esta superioridade fez a Lusa chegar a virada. Aos 21 minutos, Fernandinho fez bela jogada pela direita e a bola sobrou para Sapinho, que não perdoou, 2 a 1.
Melhor postada em campo a Lusa partiu em busca do terceiro gol. Acoado, o Jardim do Lago procurava evitar o terceiro gol do adversário. Aos 30 minutos, Edinho cobrou escanteio e a bola viajou, encontrando Alex, que de cabeça balançou a rede de Rafinha. Sem explicação, o árbitro André Requena anulou o gol para a revolta dos jogadores e da comissão técnica da Portuguesa. No lance o árbitro entendeu que Alex empurrou o seu marcador.
Quem tirou proveito da revolta da Lusa foi o Jardim do Lago, que igualou o placar do jogo aos 38 minutos. Bola levantada na área e o goleiro Agrene saiu para cortar, porém falhou feio. Quem aproveitou do vacilo do goleiro foi o atacante Fábio, que empatou o jogo, 2 a 2.
Nada estava definido, pois o jogo era muito disputado. Aos 41 minutos outra falha do árbitro André Requena. O ala Marlon desviou a bola com a mão na grande área, pênalti não marcado. Novamente o time Luso foi prejudicado. Final de jogo, empate em dois gols. Foi melhor para o Jardim do Lago que vai a quatro pontos na classificação. Já a Portuguesa somou o segundo ponto na Copa Gazeta Ouro.


Ficha Técnica de Portuguesa 2 x 2 Jardim do Lago
Gols - Everton aos 19 minutos do 1º tempo e Fábio aos 38 minutos do 2º tempo (JL); Baia aos 11 e Sapinho aos 21 minutos do 2º tempo (POR)
Local - CT Pinóquio
Árbitro - André Requena.
Auxiliares - Fabiano Moura Nunes e Clodoaldo da Silva
Portuguesa - Agrene, Fabinho (Fernandinho), Lú, Cascão e Zoinho; Edinho, Baia, Flávio (Cesinha) e Gilberto (Dinho); Sapinho e Giliardo (Alex). Técnico - Maciel.
Jardim do Lago - Rafinha; Baca, Douglas, Felipe e William (Marlon); Gabriel (Douglas), Caxias (Lala), Mateus e Xandy (Éder); Everton (Erick) e Cebola (Fábio). Técnico - Rena.

Estudantes é parado por Renatinho

Um goleiro iluminado. O rio-clarense Renatinho, ex-jogador da Internacional de Limeira, foi o herói do Santo Antônio no empate com o Estudantes por 1 a 1, hoje pela manhã no Sesi, em partida que foi transmitida ao vivo pela TV Jornal e que abriu a segunda rodada da Copa Gazeta Ouro. O resultado manteve as duas equipes na liderança e a um empate da classificação para as semifinais. Santa Rosa e Brasil FC precisarão vencer seus jogos no próximo domingo e ainda por cima por placares elásticos.
Quem olhou para o céu antes do confronto, tinha a nítida impressão de que não teríamos futebol no Sesi. A ameaça de dilúvio virou ventania e uma chuva leve. Mesmo assim, deu trabalho para a equipe técnica da TV Jornal, que precisou se desdobrar para colocar a transmissão no ar.
Aos 19 minutos, o ala PC cobrou uma falta da esquerda e o goleiro Renatinho mandou à escanteio, já que a bola bateu no gramado molhado, quase entrando em seu canto. Era a primeira de uma série de defesas do "santo milagreiro". Aos 27, Valdo cruzou para Gil, que dominou, girou e bateu no meio do gol, facilitando o trabalho do goleiro adversário. O domínio inicial da partida era do Estudantes, mas quem saiu na frente foi o Santo Antônio aos 28 minutos. Falta cobrada por Fabiano Negreiro da esquerda e desvio de cabeça de Zé Carlos, 1 a 0. O Estudantes continuava tentando seu gol nas bolas paradas. Aos 31, Digão cobrou uma falta da meia-esquerda e Renatinho voou em seu canto direito para evitar. No contra-ataque, por pouco o time de Sebastião Reis, o "Sexta-Feira 13", não ampliou. Carlão foi desarmado por Léo, que foi sozinho em direção ao gol. Por incrível que possa parecer, ele finalizou três vezes contra o gol de Frank: só faltou o gol.
Aos 40, PC recebeu na meia-esquerda e bem ao seu estilo, soltou uma bomba. Renatinho fez uma defesa espetacular em seu canto esquerdo, provando que vive realmente uma grande fase. Aos 43, o Estudantes teve um gol anulado. No passe de Valdo para Marcelo, o meia desviou, deixando Gil na cara do gol, mas o goleador estava impedido. Mesmo assim, completou a jogada, não sendo advertido pelo árbitro penapolense Flávio Rodrigues Guerra, aquele mesmo que marcou 4 pênaltis no clássico entre São Paulo e Palmeiras.
O mesmo Gil teve participação direta no gol de empate. Ele recebeu na direita aos 44 minutos e cruzou à meia-altura para Digão. O zagueiro Zé Carlos tentou cortar e com o peito marcou contra, 1 a 1. Na saída do meio-de-campo, o Estudantes tomou a bola e Fio arriscou da intermediária, por cima do gol.
O segundo tempo foi de um time só: o Estudantes. Graças ao goleiro Renatinho a virada não aconteceu. Aos 2 minutos, o arqueiro se esticou todo para evitar o gol de falta de Digão, que cobrou fechado da ponta-esquerda. Aos 4, Dega recebeu em velocidade de Fio, invadiu a área pela direita e bateu forte para outra intervenção de Renatinho. O nome do jogo era mesmo o goleiro do Santo Antônio, que aos 12 minutos operou um milagre ao defender uma falta cobrada com maestria por Digão da meia-lua. Foi a defesa do jogo. Só dava Estudantes e aos 17, Dega que não marca um gol na Copa Gazeta há 3 anos, recebeu na entrada da área e bateu cruzado, por cima do gol. PC também arriscou de fora da área aos 29, porém sem sucesso. Aos 34, Dega enxergou Fio livre pela esquerda e fez o lançamento de trivela. O grandalhão cortou pelo meio e bateu rasteiro para uma defesa difícil de Renatinho, essa em dois tempos.
Encolhido na defesa, o Santo Antônio criou uma única chance nos 45 minutos finais. Rogerinho e Igor, que tinham acabado de entrar na partida, participaram de uma jogada pela esquerda, até que a bola foi rolada para Fábio. O meia pegou de canhota da meia-esquerda e a bola foi à esquerda do gol de Franck. Além de Renatinho, destaque para o zagueiro Anderson, impecável nas bolas aéreas. Na próxima rodada teremos Santo Antônio x Santa Rosa e Estudantes x Brasil FC.

Ficha Técnica de Estudantes 1 x 1 Santo Antônio
Gols - Zé Carlos aos 28 minutos do 1º tempo (SA) e Zé Carlos (contra) aos 44 minutos do 1º tempo (ES)
Local - Sesi
Árbitro - Flávio Rodrigues Guerra
Estudantes - Franck; Beto, Carlão, Valério e PC (Edson Laranjinha); Marcelo (Adriano Iversen), Valdo, Vítor Hugo (Dega) e Digão; Fio e Gil. Técnico - Dori.
Santo Antônio - Renatinho; Neguitão, Anderson, Zé Carlos e Danilo; Vampeta (Nicola), Fabiano Negreiro (Fábio), Freicon e Wânder (Rogerinho); Léo (Igor) e Nadiel (Curumim). Técnico - Sebastião Reis.
Ocorrências - cartões amarelos para Valdo (ES), Neguitão, Anderson e Fábio (SA).

Santa Rosa e Brasil FC empatam por 3 a 3


Desconfiado, o torcedor compareceu em bom número na Praça Eduardo Basso, no Cecap. Isto porque na primeira rodada, Santa Rosa e Brasil haviam sido derrotados até com certa facilidade por seus adversários. Mas o que ele viu foi um “jogaço” de 6 gols e que foi uma aula de garra por parte das duas equipes.
Nos primeiros minutos não havia tempo de se preparar uma jogada ou um passe, pois a marcação era firme, por vezes rude, sem ser violenta. Mas quem se adaptou melhor foi o time do bairro do Tatu.
Com um setor esquerdo lembrando os melhores momentos de Kleber, Ricardinho e Gil do Corinthians, de Parreira e Luxemburgo, o Brasil foi avassalador. Aos dois minutos, Joadson, Betinho e Rodriguinho triangularam com rapidez e no cruzamento, o zagueiro Cleber fez contra, mas o árbitro corretamente assinalou o gol para o lateral Betinho, Brasil 1 x 0. Não demorou muito e aos 5 minutos, de novo pela esquerda, Betinho cruzou e Joadson, na marca do pênalti bateu firme. A bola desviou na zaga e enganou Fábio: Brasil 2 x 0. Pane geral no Santa Rosa para desespero do presidente Luis Maria.
Com 2 x 0, o Brasil relaxou, do que se aproveitou o ótimo volante Bismarque, jogador do Palmeiras B. Ele recebeu ótima devolução pelo meio e bateu firme, de pé esquerdo, marcando o primeiro do time do Jaguari aos 15 minutos. O Santa Rosa esboçava uma reação, mas que esfriou aos 22 minutos. Betinho, Joadson e Rodriguinho fizeram a zaga adversária “dançar” literalmente com toques rápidos. E na saída do goleiro Rodriguinho fez 3 x 1 para o Brasil. Tudo liquidado? Mero engano. Na saída da bola, cruzamento da esquerda e Bismarque, de novo, acertou um petardo e diminuiu para o Santa Rosa.
A partir daí, chances foram desperdiçadas pelos dois times, até que aos 41, Bismarque cobrou falta, levantando a bola para a área do Brasil. O goleiro Pica-Pau saiu mal e foi encoberto. Estava decretado o empate, 3 x 3.
Para a segunda etapa, as duas equipes voltaram animadas mas, apesar da ausência do sol, o esforço do primeiro tempo começou a aparecer e os atletas já não tinham a mesma disposição. Por isso, nos 45 minutos finais, as chances reais foram esporádicas e sempre neutralizadas pelos dois goleiros.

Ficha Técnica de Santa Rosa 3 x 3 Brasil FC
Gols - Betinho, Joadson e Rodriguinho (Brasil) e Bismarque (Santa Rosa)
Local - Praça do Cecap
Árbitro - Thiago Scarascat.
Assistentes - Marco Antonio Bagatella e Giovani César Canzian.
Santa Rosa - Fábio; Ronaldinho, Alemão, Alex e Diogo (Pablinho); Bismarque, Cleber, Thiago (Toly) e César (Danilo); Will e Vavá. Técnico - Baiano.
Brasil FC - Pica-Pau (Júlio César); Fábio, Felipe Chimak, Ronaldo e Betinho; Claudinei (Igor), Rodriguinho (Marcelo), Joadson (Alessandro) e Paulo Rogério; Sidney (Tatu) e Leiva.
Ocorrências - Cartões: amarelo para Vavá (Santa Rosa) e Rodriguinho, Felipe Chimak e Marcelo (Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário