Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Rio Claro tem dois jogos cruciais no Campeonato Paulista de Basquete


Pelo que vem jogando, Rio Claro não merece disputar os play-offs do Campeonato Paulista de Basquete. Um time desentrosado, moroso e sem ação. Nessa modalidade, o mandante tem que se impôr, mesmo às vezes sendo mais fraco. Isso não vem acontecendo esse ano.
Nos últimos dois jogos em casa, o time de Marcelo Tamião escapou de perder. Contra Sorocaba, o time do bom ala Ricardo dominou os três quartos iniciais e perdeu no fim, graças a dois erros infantis do time visitante. No sábado, Santo André, que tem um time horroroso, abriu 7 pontos no terceiro quarto. Foi então que o americano Steven Haley, contratado recentemente, decidiu entrar em cena, sendo o responsável direto pela virada, diante de 50 pagantes.
Rio Claro tem um dos piores públicos deste campeonato. E saber que a Cidade Azul chegou a ser considerada a capital do basquete ao lado de Franca. O próprio ginásio, que vive com a arquibancada suja em razão dos pombos, é o espelho do time.
Olhando os jogos finais desta competição e fazendo a matemática lógica, Rio Claro pode se classificar em 8º lugar, ou seja, garantindo a última vaga da segunda fase. Serão mais três jogos apenas, pois o adversário seria Franca. Aí não tem jeito, mesmo Rio Claro tendo vencido o time de Hélio Rubens no primeiro turno, no Felipão.
Por outro lado, a equipe rio-clarense pode ficar fora da fase final se não vencer o Lupo/Palmeiras, dia 25/11, em Araraquara e o São Bernardo, dia 28/11, no Felipão. Esses são os chamados jogos cruciais, que definirão sua sorte no campeonato. Se perder ambos, a chance de classificação passa a ser mínima, pois entendo que Rio Claro perderá em São José, neste sexta-feira e para Bauru, domingo no Felipão.
Restará então a última rodada, quando os comandados de Marcelo Tamião disputarão o clássico regional contra o XV, em Piracicaba. Nesse caso, a rivalidade entre as cidades pode ser prejudicial para o Azulão. Ou o americano joga muito, ou Rio Claro voltará a atuar só em 2010.

Classificação do Paulista de Basquete
Equipe VI DE
1) Franca 16 05
2) Paulistano 15 06
3) São José 13 06
4) Bauru 13 06
5) Assis 12 08
6) Pinheiros 12 09
7) S.Bernardo 09 10
8) Rio Claro 08 11
9) Araraquara 08 12
10) S.André 07 13
11) Sorocaba 07 13
12) Piracicaba 06 13
13) Americana 03 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário