Pesquisar este blog

sábado, 7 de novembro de 2009

Vasco sobe e agora precisa de 5 reforços


O meu Vasco da Gama está de volta a Série A. Que alívio gente! Bonita festa hoje à tarde no Maracanã e recorde de público: 78.609 pagantes, 200 a mais do que Flamengo 2 x 0 Fluminense. Vitória sobre o Juventude por 2 a 1, gols de Adriano e Carlos Alberto. O dia 07/11/2009 ficará marcado para sempre. O "sentimento não pode parar nunca".
Tudo bem que o primeiro gol foi irregular. Toque de mão de Elton para o gol de Adriano. Ele demorou até para comemorar, pois viu o toque do companheiro. No segundo, gol de pênalti de Carlos Alberto. No lance, o goleiro Juninho foi expulso e o centroavante Mendes foi para o gol. Que beleza!.
Hoje a torcida tem mais é que comemorar, pois foi um ano de sofrimento e, principalmente de gozação por parte dos rivais, como Flamengo, Fluminense e Botafogo. Foi um ano de aprendizado, de colocar as finanças em dia e de ganhar novos torcedores. Parece que eles sempre torcem para o mais fraco.
De qualquer forma, é um time grande voltando à elite do futebol brasileiro e dentro do campo, sem "maracutaia". O Vasco segue o exemplo de Palmeiras, Grêmio, Botafogo, Atlético/MG e por último o Corinthians. Pena que o Fluminense está descendo e fatalmente ocupará o lugar do Vasco.

SOS reforços em São Januário

Assisti 90% dos jogos do Vasco da Gama este ano. Fiz questão de acompanhar os jogos pela SporTV e Rede TV e fui em Campinas duas vezes, nos empates por 0 a 0 com Guarani e 1 a 1 com a Ponte Preta, além do empate sem gols em Bragança Paulista. Só não fui no Canindé e em São Caetano, jogos que o Cruz de Malta venceu. Por isso, me chamaram de "pé-frio".
Fiz uma análise técnica do atual elenco vascaíno e cheguei a conclusão que o presidente Roberto Dinamite precisará abrir os cofres para contratar, caso não queira cair mais uma vez para a Segundona. O Vasco precisa urgentemente de dois zagueiros, de um volante, de um meia e principalmente, de um atacante.
Dos jogadores que conquistaram acesso, eu aproveitaria mais da metade, alguns como titulares e outros como opção de banco. Também apostaria em jovens talentos, mais para futuro.

Análise do elenco do Vasco da Gama:
O goleiro Fernando Prass pode tranquilamente seguir como titular para a Série A. Ele provou ser uma muralha e colocou o até então ídolo Thiago no banco. Aliás, eu dispensaria Thiago, primeiro de tudo. Ele demonstra que está insatisfeito com a reserva e pode atrapalhar o grupo para 2010.
Nas laterais, Paulo Sérgio na direita e Ramon na esquerda podem seguir como titulares. Fágner, ex-Corinthians, é um bom banco e Hernani é para futuro.

A defesa é o maior problema do Vasco hoje em dia. É o nosso carma. Vilson, Gian, Fernando e Titi são limitados ao extremo. Nenhum deles têm condição de ser titular numa Série A. O torcedor já sofreu muito com esse quarteto e agora exige novidades. O Vasco sempre teve tradição de bons zagueiros, mas ultimamente. O último bom zagueiro foi Alexandre Torres. Dos 4, eu ficaria apenas com o Gian e ainda por cima para a reserva.

Entre os volantes, apenas Nilton tem condição de permanecer no time titular para o ano que vem. Gostaria que Amaral, Matheus e Souza ficassem, mas como estão hoje em dia, como simples opções de banco, apenas isso.

Na armação das jogadas, teremos que aguentar o Carlos Alberto novamente, pois o mesmo renovou seu contrato. É bom jogador, apesar de "esquentadinho". Alex Teixeira é uma unanimidade, mas deve ser negociado, aumentando o "din-dim" do Cruz de Malta. E olha que a grana é preta por ele. Phillip Coutinho, de apenas 17 anos, já está negociado com o futebol europeu, porém deve ganhar experiência jogando no próprio Vasco, agora na elite. Precisam pegar o "caminho da roça" os meias Fumagalli e Jeferson. Allan e Enrico podem ficar, pois são jovens e talentosos.

Para fechar, vou falar do ataque. De todos que disputaram a Série B, Elton é o maior craque, um artilheiro nato. Adriano seria um bom reserva para a Série A, enquanto Rodrigo Pimpão e Aloísio deveriam ganhar o famoso "bilhete azul". Robinho é bom, tem qualidade, é jovem e tem futuro. Já o técnico Dorival Júnior provou que sabe comandar e caiu no agrado do torcedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário