Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de março de 2010

Alberto Bial: 5 anos de Joinville


Hoje, às 20h, diante do Paulistano/Amil, no Ginásio Ivan Rodrigues, Joinville tem um motivo especial para lutar pela vitória no NBB. O técnico Alberto Bial completa cinco anos no comando da equipe. A primeira partida de Bial pelo Joinville foi no dia 4 de março de 2005. Na ocasião, a equipe perdeu para a Liga Macaense, nos instantes finais, por 86 a 85, em partida válida pela décima rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. “Lembro que minha mãe veio de carro para ver esse jogo. Perdemos na prorrogação, na última bola”, relembra o treinador.

Naquela competição, o Joinville conquistou algumas vitórias, mas não livrou o time da última colocação na classificação final. No segundo semestre de 2005, no entanto, Bial já levantaria o primeiro de cinco títulos estaduais que viriam em sequência. “Títulos são importantes, mas o trabalho de resgate do esporte e valorização do social que fizemos em Joinville é o mais importante”, afirmou.

O treinador nunca perdeu uma partida válida pelo Campeonato Catarinense – são 64 jogos de invencibilidade. Ainda no âmbito estadual, Bial levantou quatro títulos do JASC (Jogos Abertos de Santa Catarina), duas Taças Federação Catarinense, uma Copa Santa Catarina e um Jogos Abertos Brasileiros. Assim como o Catarinense, todos os títulos foram conquistados sem derrota.
Regionalmente, o comandante faturou os três títulos da Copa Sul-brasileira de Clubes. O tri consecutivo só teve um insucesso; em 2007, contra o Londrina.

Segundo matéria do Território LNB, com sucesso absoluto nas competições estaduais e regionais, o técnico teve papel decisivo no crescimento da equipe no cenário nacional e internacional. Bial ajudou o Joinville a entrar na lista dos melhores do país e a abrir caminhos continentais. A equipe foi terceira colocada no Campeonato Sul-americano de Clubes e, em 2010, disputou a Liga das Américas pela primeira vez. “Talvez sejam os cincos anos de maior prosperidade da minha vida”, resumiu.

Números de Alberto Bial:

Jogos oficiais: 307
Vitórias: 224
Derrotas: 83
Aproveitamento: 73%

Nenhum comentário:

Postar um comentário