Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de março de 2010

Limeira é apontada como candidata a subsede da Copa do Mundo de Futebol de 2014

Limeira é um dos 41 municípios candidatos com potencial para receber delegações de futebol durante a Copa do Mundo de 2014. A seleção foi feita pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo.

Os dados do município foram enviados em janeiro ao Estado e a escolha, sem data definida, será feita pela Fifa.De acordo com a secretaria estadual, todos os municípios receberam o questionário sobre atrações turísticas, culturais e centros esportivos disponíveis. Esses são alguns dos principais aspectos que serão observados pela entidade máxima do futebol mundial.

"A partir desse formulário foram selecionadas as cidades com mais chances de serem escolhidas pela Fifa", informou o Estado.A ação estadual é em função de a capital ser uma das 12 cidades sedes dos jogos. Assim, junto com o Comitê Paulista Copa 2014, prepararam um plano para o levantamento da infraestrutura dos municípios, com intuito de identificar a possibilidade de receberem seleções para a pré-temporada, ou seja, período de adaptação das seleções.

A pasta informou que fazem parte do formulário 14 diferentes temas, como aspectos gerais do município, estádios e campos de futebol, hotelaria, condições naturais, meio ambiente, patrimônio histórico, transporte, serviços médicos e segurança.O secretário municipal de Esportes, Júlio César Florindo, disse que enviou os dados para o Estado na segunda quinzena de janeiro.

"Colocamos os locais disponíveis para a prática de esporte, como a Praça de Esporte Mário Conceição, no Jardim São Paulo, e a Praça de Esporte e Lazer Eduardo Basso, no Cecap. O primeiro local receberá melhorias, mesmo que o município não seja escolhido. O campo do Cecap tem um bom gramado", relata. No relatório enviado ao Estado, os dois pontos constam como centros de treinamento.No tópico hotelaria, o município disponibiliza 222 apartamentos distribuídos em sete hotéis de categoria simples, econômico, turístico e superior. Já na questão atrativos turísticos, foram citadas as fazendas históricas e festas típicas.

RELATÓRIO GERAL

A breve descrição de Limeira no relatório inicia-se pela localização. O texto informa que "localizado a 154 quilômetros da capital paulista, o município ocupa uma posição privilegiada em meio a um importante entroncamento rodoferroviário (Via Anhangüera, Bandeirantes e Washington Luiz), tendo fortes os setores comercial, industrial e de serviços".

Posteriormente, retrata o clima e opções de lazer. "A cidade apresenta clima tropical, com inverno seco e temperatura média anual de 22º C. Possui ótima rede hospitalar, fazendas para turismo ecológico, parques como o Horto Florestal e o Parque da Cidade, terminal rodoviário para ônibus intermunicipais e interestaduais e ginásios de esportes".

Sobre os estádios Major José Levy Sobrinho (Limeirão) e Comendador Agostinho Prada (Pradão), o relatório feito pelo município destaca o tamanho do Limeirão, considerado o quinto maior do Estado. O documento também retrata resultados obtidos nos Jogos Regionais, no Campeonato Paulista de Futebol e no basquete.O documento com a descrição de Limeira e dos outros 40 municípios paulistas será enviado à Fifa. De acordo com a Secretaria de Estado de Esporte, não há data prevista para a escolha. (Denis Martins - Gazeta de Limeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário