Pesquisar este blog

sábado, 19 de dezembro de 2009

Vou torcer para o Estudiantes, mas o título mundial será do Barcelona hoje


Uma final esperada por todos no Mundial de Clubes da Fifa. Estudiantes, campeão da Taça Libertadores da América e Barcelona, campeão da Copa dos Campeões, se enfrentam às 14h (de Brasília), no Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Será um grande jogo, pode esperar.

Enquanto os argentinos buscam o bi, já que venceram em 1968 quando o pai do craque Verón ainda jogava, os espanhóis buscam o título inédito, já que perderam duas decisões, uma para o São Paulo, de Raí e Telê Santana em 1992, e outra para o Internacional/RS, de Adriano Gabiru e Fernandão em 2006.

Nas semifinais, o Estudiantes encontrou muitas dificuldades para superar o Pohang Steelers, da Coréia do Sul, por 2 a 1. O grande problema para os argentinos foi a violência exibida pelos coreanos dentro de campo. O Barcelona, por sua vez, passou sem maiores sustos pelo Atlante, do México, principalmente após a entrada do argentino Lionel Messi dentro de campo, com um triunfo por 3 a 1.

Analisando o futebol argentino como sempre faço e gosto, posso dizer que as últimas conquistas do Estudiantes, principalmente contra o Cruzeiro no Mineirão, são graças ao bom toque de bola de seus jogadores de meio-de-campo. Mas para a infelicidade do técnico Alejandro Sabella, o Barça é superior nesse quesito. Hoje, o time espanhol é sem dúvida alguma o melhor mundo e por isso vencerá.

Pode até ser a raça prevaleça e que o Estudiantes possa jogar de igual para igual com o time de Josep Guardiola, mas acho quase impossível acontecer uma zebra nesse confronto. A vitória do Inter/RS já foi uma zebra enorme em 2006. Se tudo correr bem, o Barça vence por 2 a 0 hoje, sem precisar de muito esforço. Mas por outro lado, quem sabe o atacante Leandro Benitéz possa estar inspirado novamente, como na estreia de sua equipe no Mundial, quando marcou dois gols.

A boa notícia para o Estudiantes, é que o craque Andrés Iniesta foi vetado por conta de uma lesão na perna esquerda. Por outro lado, a péssima notícia é que poupado durante a semifinal, Lionel Messi, justo ele, entrará na vaga do jogador da seleção espanhola, deixando a equipe muito mais ofensiva. Será interessante o duelo entre Verón e Messi. Dizem que os dois não se gostam muito e convenhamos, não é nada bom ser inimigo de Verón.

Um pouco mais cedo, às 11h (de Brasília), Pohang Steelers e Atlante decidem o terceiro lugar do Mundial de Clubes da Fifa. Na quarta-feira, o Auckland City, da Nova Zelândia, ficou com a quinta posição ao superar o TP Mazembe, do Congo, por 3 a 2. O árbitro da decisão do terceiro lugar será o australiano Matthew Breeze.

Ficha Técnica

Estudiantes - Damián Albil, Germán Re, Leandro Desábato, Juan Manuel Díaz e Clemente Rodríguez; Maxi Núñez, Enzo Pérez, Rodrigo Braña, Leandro Benítez e Juan Verón; Mauro Boselli. Técnico - Alejandro Sabella.
Barcelona - Victor Valdes, Daniel Alves, Rafael Marquez, Carles Puyol e Eric Abidal; Sergio Busquets, Xavi, Yaya Touré; Lionel Messi, Pedro e Zlatan Ibrahimovic. Técnico: Josep Guardiola Árbitro - Benito Archundia (MEX)
Assistentes - Marvin Torrentera (MEX) e Héctor Vergara (CAN)
Local - Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), às 14h (de Brasília)

Nenhum comentário:

Postar um comentário