Pesquisar este blog

sábado, 19 de dezembro de 2009

Quem tem Messi, tem título


O Barcelona conquistou pela primeira vez em sua história o título do Mundial Interclubes. Depois de ser vice nas finais contra o São Paulo em 1992 e o Internacional/RS em 2006, o time de Lionel Messi virou para cima do valente Estudiantes da Argentina, fazendo a festa em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O título estava nas mãos do Estudiantes e os quatro mil alucinados argentinos já estavam festejando quando aconteceu o empate no último minuto do tempo normal. Foi doído para os Hermanos.

É bom frisar que o árbitro mexicano Benito Archundia, aquele mesmo que apitou o título do São Paulo sobre o Liverpool em 2005, deixou o jogo correr como Leandro Pedro Vuaden no Brasil, não marcando faltas absurdas. Para completar, errou ao não marcar um pênalti claro do goleiro Albil sobre Xavi.

Foi um primeiro tempo de muita marcação. O Estudiantes, orquestrado por Verón, atacava apenas na boa. Foram três chances reais, sendo que na última aconteceu o gol, bem ao estilo argentino. Aos 37 minutos, cruzamento da esquerda e gol de cabeça de Mauro Boselli, que finalmente desencantou na competição. Sua posição era duvidosa, diríamos, claro que brincando, "meio impedido". Reparem bem, o Boselli é a cara do centroavante Herrera, ex-Corinthians e hoje no Grêmio.

Achei também que Iniesta fez muita falta ao time de Josep Guardiola. Machucado, o meia ficará 15 dias no estaleiro.

O Barcelona voltou com Pedro para o segundo tempo. O jovem de 22 gols tinha entrado para a história do clube ao marcar gols decisivos nos cinco títulos do time espanhol nesta temporada: Copa dos Campeões, Copa do Rei, Liga Espanhola, Supercopa da Espanha, Supercopa Européia. Foi uma pressão terrível para cima do time argentino, que se fechou completamente.

Foram 45 minutos jogando na defesa, até sofrer o merecido gol de empate aos 44, com o predestinado Pedro, que encobriu o goleiro com um toque de cabeça. Foi seu 15º gol na temporada. Já Thierry Henry foi uma figura decorativa na decisão.

O Barcelona deminou a prorrogação, aproveitando o cansaço do Estudiantes. Depois do 0 a 0 no primeiro tempo, o Barça veio com tudo para decidir na etapa complementar e conseguiu. Cruzamento do brasileiro Daniel Alves pela direita e gol com o peito de Messi, para fechar a temporada com chave de ouro.

Depois dessa, ninguém tem dúvida de que ele será escolhido amanhã na FIFA, o melhor jogador do mundo em 2009, deixando Cristiano Ronaldo, Kaká e Xavi Alonso para trás.

Foi a primeira vez que Messi enfrentou um time argentino. Ele tinha um problema hormonal e seu tratamento custava 900 dólares por mês. Newell's Old Boys e River Plate não quiseram pagar e o Barcelona se candidatou. Convenhamos, um belo investimento foi feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário