Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

João Saldanha será eternizado hoje


O jornalista João Saldanha será eternizado hoje no Estádio Mário Filho, o Maracanã, onde viveu momentos de glória como comentarista esportivo e técnico de futebol. Uma estátua em tamanho natural, do escultor e cartunista Ique, será inaugurada na Calçada da Fama, às 16h30, pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, pelo Governador Sérgio Cabral, pela Secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, e por familiares e amigos de Saldanha.

A idéia da homenagem partiu do jornalista André Iki Siqueira, autor do livro João Saldanha, uma vida em jogo. João Saldanha, o João Sem Medo, nasceu em Alegrete (RS) em 3 de julho de 1917. Em outra justa homenagem ao jornalista, o auditório do Maracanã, localizado no terceiro andar, tem o nome de João Saldanha. Destinado a jornalistas, o local com cerca de 80 lugares é usado para reuniões e coletivas de imprensa.

Segundo o site Terra, Saldanha era um apaixonado pelo Botafogo, clube que defendeu como jogador e que, como técnico, levou ao título do Campeonato Carioca de 1957, num time que contava com Garrincha, Nílton Santos, Didi e Zagallo, entre outros.

O apelido de João Sem Medo era justificado por sua constante luta pela quebra de barreiras e superação de desafios. Como jornalista, cobriu a Segunda Guerra Mundial e a Grande Marcha de Mao Tsé-Tung. Nos anos 60 e 70, era o jornalista esportivo mais popular do país, e ganhou, de Waldir Amaral, o slogan o comentarista que o Brasil inteiro consagrou.

O convite para dirigir a Seleção em 69 veio para que ele resgatasse o prestígio perdido na Copa de 1966, na Inglaterra. E a ousadia de João o fez aceitar o convite de João Havelange, na época presidente da CBD (atual CBF). João Saldanha morreu em Roma, aos 73 anos, poucos dias depois da final da Copa da Itália, em 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário