Pesquisar este blog

sábado, 19 de dezembro de 2009

Retrospectiva: Esse, sem dúvida, foi o pior ano da história da Internacional de Limeira

Esse sem dúvida alguma foi o pior ano da história da Associação Atlética Internacional. Jamais o torcedor poderia esperar que o time que disputou a Série A-1 em 2005 pudesse jogar a última divisão do Campeonato Paulista em 2010. Foram cinco anos trágicos na vida de um dos clubes mais queridos e respeitados do futebol brasileiro. Uma mancha que jamais será apagada da memória do verdadeiro leonino.

Existe uma frase popular que diz: "o que começa errado, termina errado". Na Internacional, dito e feito. Com o Dr Ailton Vicente Oliveira a frente do clube, algumas mudanças foram anunciadas antes do início do Campeonato Paulista da Série A-3. O seu gerente de futebol era Ronaldo Lucato, o "Lê", campeão paulista pelo Leão em 1986, enquanto o técnico escolhido foi o desconhecido Zezito.



Na apresentação dos jogadores, rostos também desconhecidos. O torcedor, que não é bobo nem nada, já estava prevendo que uma catástrofe aconteceria. Não demorou muito para que Lê deixasse o clube.
A estreia em 01/12 foi desastrosa. Contra o Osvaldo Cruz, fora de casa, a Internacional levou um passeio, perdendo por 3 a 0. E ficou barato, pois o estrago poderia ter sido ainda maior. Zezito mandou a campo: Elizandro; Túlio (Ailton), Toninho, Adnaldo e Felipe Chimak (Potita); Anderson Preto, Edinho, Paulinho (Jamaica) e Ramon; Souza e Cristiano.



Sem condições de mandar seus jogos no Limeirão por falta de aval dos bombeiros, a Internacional passou a atuar no Estádio Hermínio Ometto, campo do União São João de Araras. Em seu primeiro jogo naquele estádio, derrota humilhante para o caçula Campinas por 4 a 0. O técnico do time campineiro era Claudemir Peixoto, que vai comandar o Leão em 2010. O atacante Reinaldo Leme, ex-jogador do Independente, foi o destaque do jogo, marcando dois gols. Só não foi mais porque o goleiro Elizandro evitou um massacre, com defesas espetaculares.



Com a derrota, Zezito deixou o comando da equipe e o preparador de goleiros Denis assumiu interinamente.
A diretoria da Inter trabalhou muito para que o duelo contra o Oeste Paulista, pela terceira rodada, fosse realizado no Limeirão e conseguiu. Só que o time leonino voltou apresentar falhas no sistema defensivo. Depois de abrir 1 a 0 com Cristiano, a Inter sofreu o gol de empate no início do segundo tempo, após cobrança de escanteio. Nas arquibancadas, os torcedores começavam a protestar contra o mau início de campeonato.



Foi então que o Dr Ailton anunciou o técnico Rodrigo Pastana e uma provável parceria com o Grêmio Barueri. Todos ficaram eufóricos ao saber que a Inter poderia ser gerida pela administração de uma das forças do futebol paulista. Reforços foram contratados e dispensas aconteceram.



Depois de assistir das tribunas de honra o empate com o Oeste, Pastana estreou oficialmente contra o XV de Jaú, no Zezinho Magalhães. Mais uma vez o Leão perdeu e por 2 a 0. Mas é bom frisar que a equipe limeirense não merecia perder, pois foi melhor e perdeu chances inacreditáveis, principalmente com o atacante Cristiano.



No sábado de carnaval, a Inter recebeu o Itapirense, no Limeirão. O jogo marcou a estreia do centroavante Jonathan, contratado como grande esperança de gols pela diretoria. E o goleador começou muito bem, fazendo 1 a 0 aos 35 minutos do 1º tempo. Mas o time de Itapira aproveitou a data comemorativa para desfilar no Major Levy, vencendo por 2 a 1, com dois gols de Juari. O torcedor começava a pensar no pior.



O técnico Rodrigo Pastana ganhou uma semana para preparar o time para o jogo de "seis pontos" contra o Olímpia, de José Carlos Fescina. Foi uma das piores apresentações do Leão na temporada e merecida derrota por 2 a 0, gols de Dobrada e Leleco. A crise estava instalada de vez no Limeirão. A derrota custou o emprego do treinador e o fim do sonho de uma futura parceria com o Barueri.





Sem treinadores disponíveis no mercado, a diretoria conseguiu tirar João Batista do Batatais, gerando revolta naquela cidade.



Nem bem se apresentou e o treinador se propôs a comandar o time já na partida contra o Bandeirante, em Birigui. A Inter se comportou bem e conseguiu buscar o empate aos 38 minutos do 2º tempo, graças ao gol do oportunista Jonathan. E olha que o placar foi injusto, pois a sorte poderia ter sorrido para o Leão da Paulista pelo volume de jogo que apresentou.



Motivada com o fim dos tropeços, a Internacional viajou confiante para Penápolis. Jogando num domingo de muito calor no Estádio Tenente Carriço - onde estão as cabines mais apertadas do planeta - o Leão saiu na frente com Gil, que finalmente desencantou. A virada veio no segundo tempo, com um show do artilheiro Magrão, autor de dois gols.





A primeira vitória no campeonato aconteceu apenas em 11/03. Fazia mais de 1 ano que o Leão não sabia o que era vencer. Nada melhor do que enfrentar o lanterna União de Mogi, que nem banco de reservas tinha. Goleada de 5 a 1, em uma noite inspirada de Gil e Jaílson. Mas comemorar o quê? O resultado positivo deu tranquilidade aos jogadores, tirando das costas aquela carga pesada pela ausência de vitórias.



O objetivo era vencer os jogos seguintes para fugir da zona do rebaixamento. Acontece que o próximo adversário seria o Votoraty em Votorantim, time que aos poucos vem ganhando seu espaço como uma das forças do interior. Até a Copa Paulista ganhou este ano em cima do Paulista de Jundiaí. O time da casa vencia por 1 a 0 até aos 42 minutos do 2º tempo, quando Gil, sempre ele, deixou tudo igual.



A Inter voltou a se perder no campeonato em 22/03, quando levou um passeio do Batatais, no chamado "jogo de seis pontos". Bruno, Tôco, Careca e Leandrinho faziam suas estreias e mesmo assim o Leão sucumbiu, dando um passo a mais para o descenso.O desespero começava a ser evidente e ninguém falava de outra coisa no Limeirão a não ser o possível rebaixamento.
O Nacional, também integrante da zona da degola, veio jogar no Limeirão e perdeu por 2 a 1, gols de Gil e Leandrinho. Já era esperado, mas os resultados da rodada não favoreceram a equipe limeirense, que continuava em situação de risco.



Foi então que a arbitragem decidiu colaborar um pouco mais com a queda do Leão. Contra o São Carlos, em 29/03 no Limeirão, um dos maiores absurdos que pudemos presenciar. Com portões fechados, a Inter perdeu por 1 a 0, graças a uma penalidade máxima inventada pele senhor Cleber Oliveira de Carvalho. A atuação desastrosa do árbitro gerou revolta na já machucada diretoria leonina, principalmente no diretor Ailton Oliveira, que enviou todo materaial a Federação Paulista de Futebol, solicitando uma "geladeira" ao apitador. O árbitro demorou para deixar o Limeirão naquele dia.







Mas parece que o protesto não adiantou e novamente a Internacional foi prejudicada. Em 04/04, na cidade de Osasco, o Leão perdeu por 1 a 0, gol em completo impedimento de Dedé, aos 25 minutos do 2º tempo. A fisionomia do Dr Ailton resumia o sofrimento pela temporada. Os jogadores teriam um "bicho gordo" em caso de vitória, mas deixaram escapar. O pacote com todo dinheiro estava nas mãos de um dos seguranças do dirigente.



A melhor partida da Internacional no campeonato foi em 08/04, contra a Francana em Franca. A maior prova é que os próprios torcedores da Feiticeira não conseguiam entender como um time que atuou dessa forma poderia estar na zona do rebaixamento. Róbson abriu o placar para o Leão e o veterano Elivélton empatou. A Inter merecia sair do Lancha Filho com a vitória, que lhe daria mais esperanças em permanecer na divisão. O empate não contribuiu em nada.



Contra o Palmeiras B em 12/04, brilhou a estrela do centroavante Jonathan, que marcou os três gols do Leão, entrando para a história do clube. Poucos jogadores conseguiram tal feito pela Veterana. Foi uma manhã de "Jardel no Limeirão". Restavam 3 jogos para o fim da fase de classificação e só com 3 vitórias a Internacional poderia escapar.





O técnico João Batista continuava dando suas palestras motivacionais, mas o grupo não correspondia em campo. Mais uma vez sem poder atuar no Limeirão, o Leão foi obrigado a enfrentar o excelente Pão de Açúcar, no Estádio Hermínio Ometto, em Araras. Anote bem este dia: 15/04/2009, que tragédia. A Inter era um time apático em campo, parecendo que estava apenas cumprindo tabela, sem tesão para a decisão, ou melhor, para a sua sobrevivência. O PAEC fez 1 a 0 com Sérgio Lobo e perdeu um "caminhão de gols". Só não goleou porque o goleiro Anderson Henao, um dos poucos que se salvaram na temporada, fez uma série de milagres.



Com o apito final de Demétrius Candançan, a Inter estava rebaixada para a última divisão do futebol paulista. Uma vergonha para a cidade e principalmente para seus torcedores.





Os dois últimos compromissos foram só para cumprimento de tabela. A Inter até tentou atrapalhar a vida do rival XV de Piracicaba, no Barão da Serra Negra, mas teve dois jogadores expulsos (Ailton e Róbson), perdendo por 1 a 0, gol de Evilar de cabeça. O "Nhoquim" se classificou para a segunda fase, mas não subiu após perder de 3 a 0 para o Osasco, fora de casa.
O último comprimisso leonino foi em Mogi Mirim contra o Força. Mesmo não valendo absolutamente nada, a Inter venceu por 2 a 0, jogando um bom futebol, gols de Gil e Souza. Aliás, que golaço de Souza, diga-se de passagem. A Rádio Educadora 1020 AM, com toda equipe de Roberto Lucato, acompanhou todos os jogos da Inter na temporada, pensando exclusivamente no torcedor. Resumindo: a participação da Inter foi um fiasco na A-3.

Mudanças
Após a queda, a Inter começou a passar por uma restruturação. Primeiro foi o Limeirão, que ganhou uma reforma, incluindo até a instalação de um elevador. Depois, a diretoria passou a investir nas categorias de base do clube, a "menina dos olhos".
A Internacional foi medalha de ouro nos Jogos Regionais de Atibaia representando Limeira e chegou até a segunda fase do Campeonato Paulista da categoria. Como presente, ganhou a escolha para ser sede de um dos grupos da Copa São Paulo no ano que vem, quando enfrentará Mogi Mirim, Pernambucano e Internacional/RS.

Para completar, Dr Ailton Oliveira foi eleito presidente do clube e vai substituir em 2010 o atual presidente Rogério de Oliveira, que decidiu permanecer no cargo até o dia 31.

Muito tem se falado a respeito da próxima temporada. Até o nome de Marcelinho Carioca esteve em pauta. A única certeza até agora é que Claudemir Peixoto, ex-técnico do Independente, será o comandante leonino na Segundona, após excelentes trabalhos no Campinas e no Desportivo Brasil na mesma divisão. Por estar trabalhando no Nacional de Rolândia, do Paraná, sua apresentação no Major Levy está marcada apenas para o mês de março, às vésperas da estreia do clube na divisão.
Esperamos que em 2010 o sorriso volte a ser estampado no rosto dos leoninos, que não aguentam mais tanto sofrimento.

Campanha da Internacional
Jogos = 19
Vitórias = 04
Empates = 04
Derrotas = 11
Gols Pró = 18
Gols Contra = 31
Saldo de Gols = -13
Pontos = 16
Possíveis = 57

Dentro de Casa
Jogos = 10
Vitórias = 04
Empates = 01
Derrotas = 05
Gols Pró = 14
Gols Contra = 15
Saldo de Gols = -01
Pontos = 13
Possíveis = 30

Fora de Casa
Jogos = 09
Vitórias = 00
Empates = 03
Derrotas = 06
Gols Pró = 04
Gols Contra = 16
Saldo de Gols = -12
Pontos = 03
Possíveis = 27

Gols Marcados = 18
Pés = 10
Cabeça = 08
Pênalti = 00
1º Tempo = 10
2º Tempo = 08

Gols Sofridos = 31
Pés = 20
Cabeça = 06
Pênalti = 05
1º Tempo = 12
2º Tempo = 19

Artilheiros:
Gil - 06
Jonathan - 05
Jaílson - 02
Tupã - 01
Leandrinho - 01
Róbson - 01
Souza - 01
Cristiano - 01

Técnicos:

Zezito
Jogos = 02
Vitórias = 00
Empates = 00
Derrotas = 02
Gols Pró = 00
Gols Contra = 07
Saldo de Gols = -07
Pontos = 00
Possíveis = 06

Rodrigo Pastana
Jogos = 04
Vitórias = 00
Empates = 01
Derrotas = 03
Gols Pró = 02
Gols Contra = 07
Saldo de Gols = -05
Pontos = 01
Possíveis = 12

João Batista
Jogos = 13
Vitórias = 04
Empates = 03
Derrotas = 06
Gols Pró = 16
Gols Contra = 17
Saldo de Gols = -01
Pontos = 15
Possíveis = 39

Participações:
16 Jogos - Ailton
15 Jogos - Anderson Preto e Abuda
14 Jogos - Adnaldo e Gil
13 Jogos - Jonathan
12 Jogos - Mosca
11 Jogos - Tupã e Anderson Henao
10 Jogos - Róbson
09 Jogos - Edinho, Souza, Beto e Tôco
08 Jogos - João Paulo, Jailson, Bruno Itapegipe e Leandrinho
06 Jogos - Elizandro e Cristiano
05 Jogos - Toninho e Careca
04 Jogos - Batatinha, Potita, Jamaica, Eydison, William e Alex
03 Jogos - Túlio e Ramon
02 Jogos - Saldanha, Michel e Elton
01 Jogo - Felipe Chimak, Leandro, Lima, Jorge e Diego Rufino
Foram utilizados 38 jogadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário