Pesquisar este blog

sábado, 2 de janeiro de 2010

Retrospectiva do basquete brasileiro

O jornalista Raphael Marinho, do BasketBrasil, fez uma retrospectiva do basquete brasileiro em 2009. Segundo ele, o ano foi dividido em duas metades bem diferentes em se tratando de competições internacionais.

O primeiro semestre foi excelente e trouxe uma onda de otimismo ao basquete nacional: o Universo/Brasília e o Flamengo conquistaram os principais títulos continentais de clubes. Já o segundo semestre, todavia, foi decepcionante, com muitas derrotas e nenhum triunfo sobre os arquirrivais argentinos.

Liga das Américas 2008/09

O ano começou bem para os clubes brasileiros. Na Liga das Américas, Pitágoras/Minas, Flamengo e Universo/Brasília representaram o país e o resultado não poderia ter sido melhor. Com quatro grupos, os líderes de cada um se enfrentariam no Final Four da competição. Com Flamengo e Brasília no mesmo grupo, apenas dois brasileiros poderiam chegar à fase final, e foi exatamente o que aconteceu.

O Minas se classificou após vencer o Merengueros, da República Dominicana, e o Pioneros de Quintana Roo, do México, e ser derrotado pelo Capitanes de Arecibo, de Porto Rico. Com três equipes empatadas com cinco pontos, o time mineiro passou pelos critérios de desempate e garantiu presença como representante do Grupo A.

No Grupo C da Liga das Américas, Universo e Flamengo brigaram por uma vaga no Final Four, e o time da capital federal levou a melhor. Logo na estreia, as duas equipes se enfrentaram e a partida acabou com vitória dos rubro-negros por 96 a 92.

Porém, na sequência, o Universo venceu o Libertad Sunchales, da Argentina, e o Deportes Castro, do Chile, em uma partida emocionante, que acabou 87 a 85 para os brasileiros. Com a derrota do Flamengo para o Libertad, o Brasília conseguiu a classificação para a fase final.

Para o Final Four, além de Minas e Universo, também se classificaram o Biguá, do Uruguai, e o Halcones Xalapa, do México, que foi anfitrião do quadrangular. Na primeira rodada, os dois brasileiros se enfrentaram e a equipe do Distrito Federal saiu com a vitória por 90 a 80. Na segunda rodada, o Universo mais uma vez conseguiu a vitória, desta vez contra o Biguá, por 86 a 75. No outro jogo, o Halcones Xalapa, que já havia vencido na primeira rodada, atropelou o Minas por 104 a 84 e deixou a decisão para a última rodada, com Universo e Halcones jogando pelo título.

Antes da grande final, o Minas perdeu seu terceiro jogo do Final Four, com o placar mostrando 84 a 77 para o Biguá. Na decisão, o Universo venceu o Halcones Xalapa por 86 a 83, trazendo o caneco para o Brasil.





Liga Sul-Americana de Clubes

Entre os meses de fevereiro e março, foi disputada da Liga Sul-Americana de Clubes e desta vez o Brasil contou com dois representantes. Flamengo e Minas disputaram a competição, e o Rubro-Negro carioca levou o trofúu para a Gávea.

O torneio contou com a presença de oito times, divididos em dois grupos de quatro, com os dois primeiros de cada grupo passando para a fase final, disputada em turno único.
Em sua estreia na Liga Sul-Americana, o Flamengo venceu o Cocodrilos, da Venezuela, por 105 a 80. Na segunda rodada, a equipe enfrentou o Obras Sanitarias, da Argentina e desta vez a vitória foi mais complicada: 85 x 82. Com a vitória do Cúcuta – Norte, da Colômbia, sobre o Cocodrilos, a classificação ficou garantida de forma antecipada. Já classificada, a equipe jogou contra o Cúcuta na última rodada e perdeu por 83 a 82.

No Grupo B, o Minas não teve a mesma sorte. O time foi derrotado pelos dois rivais argentinos, Quimsa e Regatas de Corrientes, e venceu apenas o Meta La Salle, da Bolívia, ficando em terceiro lugar no grupo e sendo eliminado de forma prematura da competição. Assim passaram para a fase final, além do Flamengo, Quimsa, Regatas de Corrientes e Cúcuta.

Na primeira rodada do quadrangular final o Flamengo enfrentou o Regatas de Corrientes, numa revanche da final do torneio de 2008, e conquistou uma vitória tranquila por 92 a 72, enquanto o Quimsa bateu o Cúcuta por 93 a 85.

No segundo jogo, o Flamengo reencontrou o Cúcuta, mas a história foi totalmente diferente. Os rubro-negros atropelaram a equipe colombiana e venceram por 115 a 82. Com o triunfo do Quimsa sobre o Regatas por 104 a 72, a final ficou para a última rodada.

No primeiro jogo da última rodada, o Cúcuta garantiu a terceira colocação ao vencer o Regatas por 92 a 86, mas todos esperavam a grande decisão entre Flamengo e Quilmes. O jogo foi emocionante e, com uma atuação de gala de Marcelinho, que acertou 10 arremessos de 3 pontos em 12 tentados e terminou com 41 pontos, o time carioca venceu por 98 a 96 e se sagrou campeão da Liga Sul-Americana pela primeira vez na história do clube.



Liga Sul-Americana de Clubes 2009.

No segundo semestre de 2009, os clubes brasileiros não tiveram a mesma sorte. Universo, Flamengo e Minas representaram o país na Liga Sul-Americana, mas sucumbiram diante da força dos times argentinos na competição. Com 12 participantes, as equipes foram divididas em três grupos, com os líderes de cada um e o melhor segundo colocado passando para a fase final.

Entre os brasileiros, apenas o Minas conseguiu a classificação, como melhor segundo colocado.
No Grupo A, o Universo estreou com vitória por 91 a 62 sobre o Libertad, do Paraguai. No segundo jogo, o time da capital venceu o Concepción, do Chile, por 92 a 78, mas na briga pela vaga contra o time da casa, o Juventud Sionista, da Argentina, a equipe foi derrotada por 88 a 86 e foi eliminada de forma precoce.

Pelo Grupo B, o representante era o Minas, que foi beneficiado pela fragilidade do Millionarios, da Bolívia, que garantiu um excelente saldo de cestas para os mineiros, em partida que terminou 149 a 51 e foi determinante para a classificação da equipe como melhor segunda colocada entre os grupos. O Minas, que foi anfitrião da chave, ainda venceu com facilidade o Biguá, do Uruguai, por 99 a 56, mas perdeu para o Libertad Sunchales, da Argentina, por 108 a 89.

No Grupo C, o Flamengo mostrou muita instabilidade emocional e, com duas derrotas e apenas uma vitória, ficou em segundo lugar e foi eliminado. Logo de cara, os rubro-negros enfrentaram o Defensor, do Uruguai, que já foi carrasco da equipe na Liga das Américas de 2007/08 e no futebol, e foram derrotados por 82 a 68. Os cariocas se recuperaram na segunda rodada ao vencer o Malvín, do Uruguai, por 95 a 73, mas precisavam de uma combinação improvável de resultados para se classificar. Com a derrota por 98 a 63 para o Quimsa, que ainda incluiu uma expulsão de Marcelinho por atirar a bola em cima de um adversário, o Fla deu adeus ao torneio.

Com os resultados, o quadrangular final contou com três times argentinos, e o Minas representando o Brasil, mas a equipe minastenista foi derrotada nas três partidas e amargou a quarta colocação na Liga. O Quimsa, vice-campeão no primeiro semestre, conquistou o título em casa, ao derrotar o Libertad Sunchales por 87 a 77 no último jogo da competição.



Liga das Américas 2009/10

A má fase brasileira continuou na primeira metade da temporada 2009/10 da Liga das Américas. Os quatro semifinalistas do Novo Basquete Brasil 2009 – Flamengo, Universo, Minas e Ciser/Araldite/Univille e Joinville – foram inscritos na competição, mas Brasília e Joinville só entram na disputa em janeiro de 2010. Minas e Flamengo disputaram os Grupos A e B, respectivamente, em dezembro, e não se saíram bem, combinando para apenas uma vitória em seis jogos.

No Grupo A, disputado em Córdoba, na Argentina, o Minas saiu sem nenhuma vitória em três jogos. A equipe reencontrou o Quimsa logo na estreia e foi, novamente, dominado pelo campeão sul-americano. O placar final apontou 82 a 75 graças a uma reação furiosa dos brasileiros no último quarto, mas os argentinos jamais estiveram ameaçados. No segundo jogo, o Minas deu adeus às chances de classificação com uma derrota dramática para o Soles de Mexicali, do México, por 87 a 86, conquistada graças a um lance livre decisivo do americano James Penny a 3s do fim. O time azul-e-branco terminou sua participação com uma derrota por 110 a 85 para o anfitrião Atenas de Córdoba. O Quimsa venceu seus três jogos na chave e avançou ao Final Four.

No Grupo B, o Flamengo, mesmo desfalcado de seu cestinha, o ala Marcelinho Machado, estreou bem, dominando o Capitanes de Arecibo por 81 a 66. No jogo seguinte, todavia, a equipe carioca foi muito inconstante e permitiu que o Halcones Rojos, do México, abrisse uma larga vantagem no terceiro quarto. Apesar de encostar várias vezes no final, o time brasileiro acabou derrotado por 76 a 73.

A vitória do Capitanes sobre o anfitrião Espartanos, da Venezuela, porém, criou uma situação em que o Fla dependia da vitória dos portorriquenhos sobre os mexicanos para se classificar à fase final. O Halcones, porém, superou o Capitanes por 92 a 84, e o Rubro-Negro já entrou para enfrentar o Espartanos eliminado. O time brasileiro perdeu para os anfitriões por 77 a 69. O Espartanos disputará o Final Four.

Nenhum comentário:

Postar um comentário