Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Morre José Renato de Castro, ex-presidente da Internacional de Limeira


O clima de euforia com a brilhante campanha da Internacional de Limeira foi trocado pela tristeza ontem. Faleceu aos 66 anos, o ex-presidente José Renato de Castro, considerado um dos mais importantes esportistas de Limeira.

Apaixonado pelo Leão, Nato de Castro, como era carinhosamente chamado, chegou a doar o terreno onde hoje está o Clube de Campo para a própria Internacional, sendo homenageado na época por sua atitude. Ele contou com o apoio do irmão Nelson de Castro nessa iniciativa.

José Renato de Castro dedicou boa parte de sua vida a Veterana, onde fazia parte dos chamados "Cardeais", pessoas com poder aquisitivo que "salvavam" o clube de apuros financeiros. Neste grupo estavam Trajano D'Andrea, Palmiro D'Andrea, Arnaldo Tintori, Enok Cruañes, Richard Drago, Zezé D'Andrea, entre outros.

Muito querido no Limeirão, Nato foi presidente da Internacional duas vezes. Em 1982, comandou o Leão no Paulistão de 1982. Em 38 jogos, a equipe limeirense venceu 10, empatou 15 e perdeu 13, tendo marcado 36 gols e sofrido 38, saldo negativo de 2 gols. O retrospecto colocou a Inter na sexta colocação da Série A-1.

No final de 2008, depois de ficar 26 anos afastado do futebol, José Renato de Castro retornou ao Limeirão, onde substituiu Richard Drago, em um mandato "tampão". Seu objetivo inicial era ajudar a alavancar o time leonino, que tinha acabado de cair para a Série A-3. Mas isso não foi possível, pois o presidente deixou o cargo antes mesmo de a competição ter o seu início em 2009.Um de seus desejos era resgatar os dirigentes antigos, para fortalecer a Internacional.

Além de Limeira, Nato morou em Campinas, Praia Grande e São José do Rio Preto. Era citricultor e empresário.O seu sepultamento aconteceu na manhã de hoje, no Cemitério Municipal. José Renato de Castro deixou os filhos José Renato, Leandro, Maria Stefânia e Tiago.

Um comentário:

  1. Olá Edmar,

    Sou a Estefânia, filha do Nato. Agradeço o carinho por ele! Realmente o Leão era uma de suas grandes paixões... Meu pai deixou mta saudades...

    Um grande abraço.

    Théfa

    ResponderExcluir