Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Jardim São Paulo, escolhido por Limeira para concorrer a subsede da Copa, está abandonado



Quando Limeira foi informada que concorreria a ser subsede da Copa do Mundo de 2014, dois campos teriam sido colocados no projeto. Um deles é a abandonada Praça de Esportes Mario Conceição, no Jardim São Paulo, que está situada em uma área nobre da cidade.



É fácil adentrar ao campo. Basta escolher um dos vários buracos feitos por vândalos no alambrado. A situação é simplesmente deplorável. Sem dúvida é o campo em pior estado de conservação de Limeira.

O mato alto na entrada, assusta, comprovando a tese de abandono por parte da Prefeitura Municipal. O portão está enferrujado e os muros estão todos pichados. Não existe sequer um espaço em branco para novas frases ou símbolos. Os vitrôs estão todos quebrados e o telhado está deteriorado.

Na entrada dos vestiários, além do portão quebrado, um perigo eminente. Pneus velhos acumulados que podem se tornar criadouros do mosquisto da dengue.



Nos vestiários as cenas são assustadoras, um ambiente de terror. É possível encontrar de tudo, desde latas para o consumo de crack, fósforos riscados, preservativos usados, revistas pornográficas, roupas e até peças íntimas femininas.



O local está todo pichado. As paredes estão emboloradas. Falta luz.

Onde os jogadores deveriam tomar banho, tudo está destruído. Não existem chuveiros e água. As pias estão apenas com suas carcaças. Até fogo em uma das torneiras os vândalos colocaram. O vestiário da arbitragem "tem dono". Alguém se "apossou" do local, transformando-o em dormitório. A única coisa que está intacta até o momento é uma porta de madeira colocada recentemente. Ela ainda não foi furtada.



No gramado existem formigueiros gigantes. Até a trave está quebrada e sem rede. Atrás dos gols o mato alto chama atenção, gerando reclamação dos moradores redondeza. Os bancos de reservas estão encobertos pelo mato.



O abandono é nítido, triste principalmente para quem disputa o Campeonato Amador de Limeira. Ainda bem que esse campo não será utilizado nesde ano, já que a competição está prestes a começar.



Pelo menos atrás do campo existe algo de positivo: um campo de malha para a diversão dos moradores do bairro. Quem sabe até a Copa do Mundo de 2014 esse quadro possa ser mudado e que o Jardim São Paulo possa ganhar realmente uma arena esportiva. Por enquanto são os marginais que festejam e não os torcedores.



*** Fotos Fernando Carvalho

Um comentário:

  1. Caro amigo Edmar, me causou estranheza ao ler a Gazeta de Limeira hoje(23/05) matéria com o título: Praça no Jardim São Paulo levará o nome de João Ferraz.

    Ocorre que salvo melhor juizo, no final dos anos 80, o local foi inaugurado inclusive, com jogo das categoria de base do E.C. Estudantes, com o nome de Praça de Esportes "Mário Conceição", - Marinho, como é conhecida até hoje. Trata-se de família tradicional do Jardim Morro Azul e na minha modesta opinião, causará impacto altamente negativo se for concretizada a mudança.De maneira alguma questiono o merecimento do João Ferraz.

    abç

    Adimir Nogueira

    ResponderExcluir