Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Emoção e lembranças na comemoração dos 50 anos do Torneio 1º de Maio de Cordeirópolis


O Torneio 1º de Maio de Cordeirópolis completou 50 anos no último sábado e para comemorar a data, a Secretaria de Esportes da Prefeitura de Cordeirópolis se mobilizou para reunir os jogadores que fizeram parte há meio século do time campeão do primeiro Torneio realizado na cidade.

A final do primeiro torneio teve início em 1960, quando a equipe dos Pedreiros (foto) entrou em campo para disputar a final contra os Bancários. Vindo de uma campanha invicta, os Pedreiros mantiveram o favoritismo e venceram os Bancários por 2 a 0. Teve início então uma história que foi recontada após 50 anos.



A pesquisa teve início com poucas informações: basicamente uma foto de jornal e nome dos atletas. A busca para identificar todos os jogadores dos Pedreiros foi uma verdadeira operação de guerra. Inúmeros contatos telefônicos foram feitos ao longo de dois meses, quando por meio de muita persistência, aos poucos, o antigo time de veteranos estava sendo formado novamente.

Um dos responsáveis foi o coordenador de esportes José Valdir Vidoretto. Ele conta que quando encontrava os antigos atletas e os convidava para o encontro as reações eram as mais variadas possíveis. “Uns choravam de emoção e outros ficavam surpresos com a iniciativa”, pontuou.

De acordo com Vidoretto, dos 13 atletas que integravam a equipe dos Pedreiros, 10 compareceram ao evento e os outros três são falecidos, mas foram representados por seus filhos. A idade dos jogadores varia entre 71 e 83 anos.



Vidoretto conta que para a homenagem foi providenciada também uma camisa igual a que foi usada no jogo de 50 anos atrás. Na ocasião também foram homenageados o fundador do Torneio 1º de Maio de Cordeirópolis, Virgílio José Viana de Souza, que foi representado pelo seu filho; o maior vencedor do Torneio 1º de Maio (Granja São José); o jogador com maior número de títulos na competição (Severiano de Oliveira, conhecido como Ti). A homenagem aconteceu no campo Geraldo de Souza Barbosa, em Cascalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário