Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Morre presidente de honra do COI


Morreu hoje aos 89 anos, Juan Antonio Samaranch, presidente de honra do Comitê Olímpico Internacional (COI). O dirigente faleceu em um hospital de Barcelona, onde estava internado desde domingo. Segundo a agência de notícias EFE, o diretor médico do Hospital Quirón, Rafael Esteban Mur, confirmou que Samaranch não resistiu a um problema de insuficiência cardíaca que motivou sua entrada no hospital.

Segundo o site Uol, Juan Antonio Samaranch foi considerado um dos dirigentes mais importantes para o Comitê Olímpico Internacional. O espanhol assumiu a entidade em um período em que ela sofria com crises financeiras e boicotes devido aos enfrentamentos da Guerra Fria.

Desde então, ele conseguiu aumentar a popularidade dos Jogos Olímpicos, transformando o evento em um dos eventos mais poderosos do mundo e explorando seu lado comercial. Por outro lado, conviveu com a explosão do doping e em seu mandato enfrentou crise com a eleição de Salt Lake City para sede dos Jogos de Inverno de 2002, em que surgiu a acusação de compra de votos.

Samaranch foi presidente do COI entre 1980 e 2001, e sofreu uma patologia cardiovascular em dezembro de 2007, ocasião em que ficou internado em uma clínica em Madri. Em setembro de 2009, o dirigente também passou algumas horas internado, desta vez em Mônaco, por causa de problema respiratório.

Em outubro de 2009, Samaranch fez parte da delegação que apresentou ao COI a candidatura de Madri para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, sendo o principal cabo eleitoral da capital espanhola. Mas a cidade acabou derrotada pelo Rio de Janeiro na final.

Samaranch foi eleito membro do COI em 1966 e também presidiu o Comitê Olímpico Espanhol entre 1967 e 1970. Em fevereiro, o presidente de honra do COI visitou Vancouver, no Canadá, durante os Jogos de Inverno de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário