Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de março de 2010

Limeirense escala o Monte Aconcágua pela segunda vez consecutiva e entra para a história



O limeirense Paulo César Bussamara, de 42 anos (31/07/1968), é mais um aventureiro que escreveu para sempre o seu nome na história do alpinismo mundial. Ele repetiu o feito de 2009 e escalou, no início deste mês, novamente o Monte Aconcágua, na divisa entre a Argentina e o Chile.
Paulo César, que reside no Jardim Hortência e trabalha com segurança eletrônica, tem planos ambiciosos para o futuro. Ele espera reunir mais 5 limeirenses para voltar ao Aconcágua no ano que vem. Até o cume do monte são quase 21 dias de escalada. Seu próximo objetivo no entanto, será escalar o Cerro Bonete, de 5.500 metros, que fica defronte ao Aconcágua. Serão 7 horas de caminhada até a possibilidade de avistar os Andes Chilenos.



Paulo César era paraquedista e integrava o Clube de Paraquedismo de Limeira. Como sempre convivia com o perigo, passou a enfrentar novos desafios, agora no alpinismo. "Comecei praticando esse esporte em Analândia e Itatiaia e agora estou expandindo meus horizontes, buscando cada vez mais melhorar as minhas marcas e meus percursos. Já são 15 anos de muita dedicação. Só tenho a dizer que é apaixonante", comentou.



Na língua dos nativos da região, o Monte Aconcágua significa "sentinela de pedra". Ele tem 6.962 metros de altitude e é o ponto mais alto de todo o hemisfério sul e ásia. O monte encontra-se nos Andes Argentono, a cerca de 112 km da cidade de Mendoza, no parque provincial Aconcágua. Sua entrada principal localiza-se à 4 km do vilarejo de Puente del Inca, à 2750 metros de altitude.



O Monte Aconcágua é o sonho da maioria dos montanhistas do mundo e está entre os 7 cumes mais altos do mundo. Ele possui três vias de acesso. A rota normal ou noroeste, a qual apresenta menos obstáculos técnicos, não é recomendada aos aventureiros não climatizados ou inexperientes. As outras vias requerem técnicas de escalada em gelo e rocha, temperaturas facilmente com 30 graus negativos, ar rarefeito e tempestades constantes. Enquanto isso, a rota normal não se utiliza escaladas técnicas, a face sul é considerada uma das escaladas mais perigosas do mundo, tendo que superar blocos de gelo de até 300 metros. Nesse caso, são necessários bom conhecimento técnico e enorme capacidade física.



Para se ter uma idéia do perigo que os aventureiros encontram, os brasileiros Mozart Catão, Alexandre Oliveira e Othon Leonardos morreram enquanto escalavam a face sul do Aconcágua, arrastados por uma avalanche. Seus corpos ainda estão lá. Para quem pretende conhecer o Monte Aconcágua existem os acampamentos de confluência e Plaza de Mulas, vencidos em 3 dias, com caminhadas entre 6 e 10 horas, podendo ainda conhecer Plaza Francia ou a face sul do Aconcágua, com seus 3.000 metros de parede vertical. A temporada começará no dia 18 de novembro e se estenderá até 15 de março. Mais informações: 97439701.

Nenhum comentário:

Postar um comentário