Pesquisar este blog

domingo, 6 de março de 2016

Minha coluna Pimba de hoje

Hoje a Inter faz o jogo mais decisivo desta A-3 na minha opinião. Se vencer o Comercial, às 10h, no Limeirão, ganhará moral e poderá dar aquela arrancada que o torcedor tanto espera. Na quarta recebe o Nacional e no domingo vai a Barueri pegar o lanterna.

Agora, se a Inter não vencer, a última divisão do futebol paulista passará a ser uma realidade doída para o Leão, a exemplo do que aconteceu em 2009. O alvinegro chegaria novamente ao fundo do poço.

Restam nove jogos e antes da 11ª rodada começar, a diferença da Inter para o primeiro que hoje escaparia da degola (Primavera) é de quatro pontos. O desespero começa a bater pra valer.

Jogar no Limeirão virou um tormento na vida dos jogadores. Além da forte pressão que sofrem das arquibancadas, os resultados não têm sido nada favoráveis. Nunca a Inter perdeu tantos jogos em casa.

Dos cinco jogos disputados no Major Levy nesta A-3, a Inter venceu apenas um: 2 a 1 no São José FC. Foram quatro derrotas, para São José EC (1 x 0), Atibaia (2 x 1), Catanduvense (2 x 1) e São Carlos (1 x 0). Ou seja, 12 pontos desperdiçados, que hoje fazem muita falta.

Sobre o Independente, que na sexta-feira empatou sem gols com o Santo André, no Pradão, continuo afirmando: o elenco é limitado e vai brigar para não cair até o fim. Temos que ser realistas. 


Limitado não significa incompetente ou fracassado. Pelo contrário, vejo muito time limitado, porém esforçado. Quando você é limitado, não vislumbra um algo a mais, ou seja, um acesso por exemplo. Você visa permanecer na divisão e esse é o único objetivo do Galo a partir de agora, após desperdiçar cinco pontos seguidos em casa.

A Série A-2 é muito difícil. A gente já tinha alertado antes mesmo do campeonato começar. Se o Independente conseguir se superar nos próximos jogos e permanecer na A-2 já será um grande presente para a torcida. Mas terá que lutar muito mesmo. O perigo de queda existe.

Não é porque o Independente venceu aquelas três partidas seguidas que tudo estava resolvido. Nas redes sociais parecia até que o Galo nunca mais frequentaria a zona do rebaixamento e que iria classificar.

Calma gente, em especial "aquelas pessoas do mal". Veja a tabela antes de escrever tanta besteira no Facebook. O Independente ainda não enfrentou Portuguesa, Mirassol, Guarani e Paulista. São quatro jogos prá lá de complicados. Humildade, união e pés do chão são essenciais daqui para frente. Arrogância e prepotência só atraem coisas ruins.

A pior espécie é o conselheiro torcedor. Esse quase não ajuda e só dá palpite. É o chamado "corneteiro de plantão". De verdade, se eu fosse dono de um time, acabava com o conselho. Mas é bom deixar claro que existem bons conselheiros também. Pena que são poucos. E geralmente os que mais fazem, menos têm valor.

Sobre a greve feita pelos jogadores do Independente no dia anterior, estava na cara que o torcedor não perdoaria. Sobrou até para o goleiro Marcelo Bonan, maior ídolo do time, que ouviu poucas e boas na saída do gramado.

Ouvi frases como: "vem pegar dinheiro aqui Bonan"..."faz greve agora Bonan" e "Bonan traíra". Por tudo o que tem feito na meta galista, o goleiro merecia no mínimo respeito. Bola fora.

Amanhã tem a Portuguesa, às 19h, no Canindé. Outro jogo duríssimo para os comandados de Ivan Izzo. A Lusa melhorou consideravelmente com as chegadas do técnico Ricardinho e do goleador Bruno Mineiro.


O Independente jogou uma única vez no Canindé em toda história. Na Copa Paulista de 2005, sob o comando do técnico Nei Júnior, o Galo derrotou a Portuguesa por 3 a 2, com três gols de zagueiros: Toninho, Edson Batatais e Paulão. Eu estava lá.

Transmitirei Portuguesa x Independente amanhã no Canindé pelos 1020 AM da Educadora, com Sidney Botelho, Tatinha Casagrande e Léo Mendes. Pimbaaaaa neles Galo!


Aliás, o time de 2005, formado por Celso Teixeira, foi o melhor Independente que vi jogar até hoje. Acompanho o Galo desde 1998 e aquele esquadrão dava gosto de assistir e narrar. Só não subiu para a A-2 por conta de um mísero ponto, como no ano passado.

Sábado retrasado fui na casa do meu pai Edmundo Silva assistir Corinthians 1 x 0 Oeste. Comentei com o mestre: era para o Independente estar jogando no Itaquerão e fatalmente eu estaria lá. Mísero um ponto. 

Presidente do Santos, Modesto Roma Júnior, errou feio ao não liberar Ricardo Oliveira para o futebol chinês. Hoje em dia não pode se brincar quando o assunto é dinheiro, ainda mais nessa crise.

Médico Joaquim Grava espera que a Fifa proíba os jogadores de comemorarem gols dando cambalhotas. O corintiano cita graves lesões na coluna e na cabeça. Faz sentido.


Diretoria da Chapecoense teve uma atitude inédita. Pagou o 14º salário para os jogadores que disputaram o último Brasileirão. Foi um presente pela permanência do time na elite. Show!

Interessante a história contada pelo zagueiro Anderson Conceição, que atualmente defende o Philadelphia Union, na MLS dos EUA. Quando atuava pelo Mallorca, da Espanha, o brasileiro contou que o técnico Joaquin Caparros quis motivar o elenco colocando um filme pornô em sua preleção.

Para a sua surpresa e de todo elenco, Caparros disse: "em campo, vocês precisam dar tão duro quanto este cara". Conceição disse que foi engraçado, mas que deu resultado. Tá vendo João Brocador!

O limeirense Cairo Santos segue em alta na NFL. O kicker, que passa férias no Brasil e deve visitar Limeira nos próximos dias, foi colocado na lista dos melhores jogadores da liga com até 25 anos. 

Cairo Santos chegou, jogou e se firmou. Dos 37 chutes que deu nesta temporada, acertou 30. Marcou 129 pontos e disputou dois jogos de playoffs. A tendência é que sua carreira cresça ainda mais nos próximos anos. Estarei na torcida.

O Corinthians está de volta ao basquete masculino. O técnico será Guerrrinha, ex-Bauru e seu auxiliar Cadum. Até patrocínio o Timão já tem.

Este projeto feito por Guerrinha no Corinthians é o mesmo que foi apresentado em Limeira para a volta da Winner/Limeira. Infelizmente, não foi implantado aqui.

Um comentário:

  1. PARABÉNS AO GRANDE AMIGO EDMAR, PELA BELA NARRAÇÃO DO JOGO NTRE INTER X COMERCIAL, NARRADOR NOTA 1000, LEÃO DO ME CORAÇAO

    ResponderExcluir