Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2016

Goleada impiedosa rebaixa o Independente à Série A-3

*** Por Roberto Lucato

Quase se despedindo de uma temporada muito agitada, recheada de controversas e, o principal, sem se reforçar em relação ao ano passado, o Independente disse adeus à Série A-2 do Campeonato Paulista na noite de ontem, após sofrer uma impiedosa goleada na cidade de Jundiaí, frente o Paulista.

Para a equipe limeirense somente a vitória interessava e o técnico Ivan Izzo mandou à campo um time repleto de alterações e logo nos primeiros minutos se tornava clara a sua opção: esperar o Galo do Japi e aproveitar os contra-ataques.

O plano até deu certo por alguns minutos, o Independente marcava em seu campo defensivo, mas o problema estava na ligação ataque-defesa. Com fracas atuações de Diogo e Cláudio Falcão, sobrou para Léo Aquino tal incumbência, demonstrando muito atrevimento nos primeiros minutos. Porém, quando evoluía, não encontrava companheiros pelas laterais do gramado, tão pouco na cabeça da área.

Romarinho e Ricardo Oliveira eram facilmente marcados pelos zagueiros do Paulista e as opções se esvaiam enquanto o tempo passava. Ao contrário, aos adversários galistas, que também precisavam da vitória, sobravam opções.

Tanto é que logo aos 22 minutos aconteceria a abertura do placar. Em jogada normal o lateral Cléber se infiltrou pela meia cancha e serviu seu companheiro Ariel. A bola desviou na zaga do alvinegro e sobrou livre para o atacante que apenas desviou de Marcelo Bonan. Mesmo em desvantagem equipe limeirense não mudou seu comportamento, ou seja, jogada recuada esperando os contragolpes; sem uma referência ofensiva, convenhamos, ficava difícil.

O Paulista ganhava com facilidade a disputa pela intermediária e crescia de produção, sendo premiado com o segundo gol aos 44 minutos. Erik Mamadeira recebeu a bola após nova falha da defesa galista, que pedira falta no lance e ficou parada, fintou Pedro Navas e colocou no canto de Bonan. 2 a 0.

Ivan Izzo promoveu as entradas de Americano e Filipinho na abertura da segunda etapa, com isso procurando aumentar o poder ofensivo. Porém, o onze limeirense continuava errando muitos passes e não apresentava qualquer articulação, nesta altura totalmente exposto em sua defesa.

Não demorou muito para o Paulista aumentar. Aos nove minutos acontece o terceiro. Henrique Pangela errou um passe, Felipe Santos recebeu nas costas de André Pastor e mandou para Ariel, que novamente não teve qualquer dificuldade à frente de Bonan.

A partida estaria liquidada e o abatimento foi nítido. Aos 19, o quarto. Felipe Santos recebeu em velocidade e entrou na área como quis, batendo cruzado para comemorar com a torcida. Nesta altura o Independente estava totalmente entregue, desorientado, exibindo um resumo daquilo que demonstrou nesta temporada.

O quinto e derradeiro gol sairia aos 35 minutos. Depois de uma linda triangulação no ataque, Erik Mamadeira percebeu a entrada de Ramalho na marca de pênalti e apenas serviu seu companheiro com elegância para fechar o placar. O Galo voltava, assim, à Série A-3, tomando até agora 34 gols em 18 partidas.

Oscilando em casa. Oscilando fora. Com disputas internas, greves, confrontos entre diretoria e torcedores, no mundo real e virtual. Enfim, uma sequência negativa para ser esquecida pelos torcedores, e compreendida por sua diretoria e sua parceria como experiência. Cumprindo tabela, o Galo volta a campo neste domingo, enfrentando o Rio Branco no Pradão, às 10h.

Paulista 5 x 0 Independente


Gols - Ariel aos 22 e Erik Mamadeira aos 44 do 1ºT, Ariel aos 9, Felipe Santos aos 19 e Ramalho aos 35 do 2ºT.
Local - Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí
Árbitro - Demétrius Pinto Candançan
Auxiliares - Vicente Romano Neto e Leandro Alves de Souza.
Público - 1.184
Renda - R$ 19.560
Paulista - Iago; Lucão, Renato Oliveira, Rafael Mateus (Branquinho) e Cléber; Rafael Fefo, Ramalho e Felipe Piovesan; Erik Mamadeira, Ariel (Jhonathan) e Felipe Santos (Toni). Técnico - Candinho Farias.
Independente - Marcelo Bonan; Fabiano, Gaúcho, André Pastor e Henrique Pangela; Pedro Navas, Cláudio Falcão, Diogo (Americano) e Ricardinho (Jordy Guererreiro); Romarinho (Filipinho) e Léo Aquino. Técnico - Ivan Izzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário