Pesquisar este blog

domingo, 21 de abril de 2013

Primeira fase do Paulistão termina hoje


Dez jogos, todos às 16h, definirão o último classificado, confrontos e o último rebaixado para a A-2
A primeira fase do Campeonato Paulista termina hoje com sabor de ressaca da Taça Libertadores, poucas ambições dos clubes grandes e um aumento de público e renda motivado principalmente pelos times de fora da capital.

Penapolense e Linense disputam a oitava colocação; Mirassol, Ituano, São Bernardo e Paulista lutam para escapar do rebaixamento.

O São Paulo é líder e não pode ser ultrapassado, o Corinthians ocupa a sexta posição e não pode subir ao G4.

Santos e Palmeiras, quarto e quinto colocados, respectivamente, tentam se evitar no confronto de jogo único. Querem ainda ficar entre os quatro primeiros para poder decidir em casa, única vantagem da fase seguinte.

Hoje, Ponte Preta e Mogi Mirim, vice e terceiro colocado, respectivamente, tentam manter-se no G4, tirar Santos e Palmeiras do bloco e levar ao menos dois jogos das quartas de final para o interior.

Entre os grandes, o Santos, fora da Libertadores e ainda na segunda fase da Copa do Brasil, é quem mais dá atenção à rodada decisiva. Irá a campo com sua força máxima - para garantir-se no G4 e evitar jogar longe da Vila Belmiro, principalmente contra um arquirrival.

Ao trio de ferro, restam as definições dos adversários e as datas dos jogos. A julgar pelo passado recente, sobrarão críticas pelo calendário do Estadual e seus jogos decisivos e intercalados com o mata-mata da Libertadores.

São Paulo

Os principais nomes, com exceção do atacante Luis Fabiano, que se recuperou de dores na panturrilha esquerda, serão poupados hoje para a fase decisiva da Libertadores. Com o topo da tabela assegurado, o São Paulo cumpre tabela contra o Mogi Mirim, fora de casa, e vai saber se pega Penapolense ou Linense nas quartas de final.

Técnico Ney Franco definiu o Tricolor com: Denis; Rodrigo Caio, Rhodolfo, Edson Silva e Cortez; Fabrício, João Schmidt e Cañete; Wallyson, Luis Fabiano e Ademilson.

Corinthians

O técnico Tite usará força máxima contra o Atlético de Sorocaba, no Pacaembu. Alexandre Pato, porém, novamente ficará no banco. Danilo Fernandes substitui Cássio, ainda lesionado. No meio, Romarinho continua ao lado de Danilo.

O Timão vai de Danilo Fernandes; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Romarinho; Emerson e Paolo Guerrero.

Palmeiras

Um tropeço diante do Ituano, em Itu, não deve afetar o ambiente alviverde, mas uma vitória pode colocar o time no G4 do Estadual - se a Ponte Preta ou o Mogi Mirim perderem ou o Santos ao menos empatar.

O técnico Gilson Kleina terá sete desfalques certos: o zagueiro Leandro Amaro, o meias Patrick Vieira e os atacantes Kleber e Edilson, além de André Luiz, Ayrton e Charles, suspensos.

O Verdão está definido com: Fernando Prass; Ayrton, Henrique, Vilson e Juninho; João Denoni, Léo Gago, Wesley e Tiago Real; Vinícius e Leandro.

Santos

Força máxima contra o Penapolense, na Vila Belmiro, para tentar o que considera um importante trunfo na briga pelo tetra do Paulista. Muricy Ramalho até pensou em preservar seus titulares, mas, para entrar no G4 e contar com a possibilidade de decidir seu duelo nas quartas em casa, vai pôr seus principais atletas em campo.

Hoje, o time é o quarto, com 36 pontos, e precisa de uma vitória para obter o posto. Ganhar hoje também fará com que a equipe evite um clássico nas quartas - hoje o rival seria o Palmeiras, mas dependendo dos resultados pode até ser o Corinthians.

Para evitar esse cenário, tem de vencer e ver Ponte Preta e Mogi Mirim, segundo e terceiro colocados, pela ordem, tropeçarem.

O Santos tem o pior aproveitamento nos últimos três anos do Estadual, quando foi campeão. Conquistou 63,2% dos pontos que disputou na fase de classificação, contra 82,5% em 2010, 66,7% em 2011 e 68,4% em 2012.

Uma vitória hoje ainda deixará o time com o pior desempenho em relação às últimas três temporadas, mas ao menos pode aliviar a pressão sobre os jogadores e dar ovo ânimo antes do mata-mata.

O Peixe vai de: Rafael; Rafael Galhardo, Edu Dracena (Neto), Durval e Léo; Alan Santos, Arouca, Montillo e Cícero; Giva e Neymar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário