Pesquisar este blog

sábado, 24 de outubro de 2009

Neymar será o nome do Brasil no Mundial Sub-17


A seleção brasileira sub-17 estreia hoje no Mundial da Nigéria e pode fazer mais bonito do que a Sub-20, que perdeu a final para Gana, sendo vice-campeã. O jogo será às 16h, em Laos, contra o Japão e a seleção canarinha é amplamente favorita.

Todos os holofotes do estádio estarão voltados para dois meninos que são quase uma unanimidade em seus clubes, atuando como profissionais. Neymar, do Santos, e Philippe Coutinho, do meu Vasco da Gama (já vendido para a Inter de Milão) são os dois principais nomes não só da nossa seleção, como da competição num modo geral.

Eu, particularmente acho Neymar melhor do que Coutinho, ou seja, mais preparado para jogar, mais maduro, tanto é verdade que ele é muito mais importante para o Santos na Série A do que Coutinho para o Vasco na Série B. Um é titular e outro entra nos 15 minutos finais. Hoje não tem comparação.

Disputado na Coreia do Sul, o último Mundial Sub-17 teve a Nigéria como campeã e a Espanha, derrotada nos pênaltis, em segundo lugar. O Brasil caiu nas oitavas de final e acabou como grande decepção do torneio, apesar de apresentar alguns bons valores.

Vale lembrar que o principal nome da geração nascida em 1990 era o meia corintiano Lulinha. Depois de comandar o Brasil em uma primeira fase empolgante, com goleadas de 7 a 0 e 6 a 1, o jovem sucumbiu na fase seguinte, iniciando um momento ruim e até hoje irrecuperável em sua carreira.

Outros jogadores brasileiros se destacaram naquela geração, caso dos gêmeos Fábio e Rafael, hoje laterais do Manchester United. Felipe Bastos, ex-Botafogo, e Tiago Dutra, ex-Grêmio, também conseguiram transferências para o exterior, onde atuam no Benfica e Villarreal.

No total, quatro jogadores da turma de 1990 comandada por Lucho Nizzo em 2007 seguiram com a seleção e jogaram o Mundial Sub-20 deste ano. Alex Teixeira, do Vasco, e Giuliano, do Internacional, inclusive, foram eleitos Bola de Prata e Bola de Bronze, respectivamente. Maicon, do Fluminense, e o goleiro Renan Ribeiro, do Atlético-MG, completam a lista.

Por outro lado, para tentar seu primeiro título na história do Mundial Sub-17, a Argentina conta com o talento do baixinho meia Daniel Villalva, de 1m67, que pertence ao River Plate, considerado o pupilo de Ariel Ortega. Ele terá a companhia do atacante Sérgio Araújo, do Boca Juniors. O técnico é José Luis Brown.

A melhor classificação "dos Hermanos" foi um terceiro lugar nos Mundiais de 1991 (time que tinha Arruabarrena, Lombadi, Gallardo e Verón), 1995 (de Islas, Cambiasso, Duscher, Aimar) e 2003 (de Ustari, Garay, Neri Cardoso, Cahais e Gago).

Para quebrar essa jejum, entretanto, terá de superar fortes rivais, como Nigéria, Alemanha e Brasil, sendo que dois deles estão em seu próprio grupo. O primeiro deles está em seu próprio grupo e para piorar, são os donos da casa. Os nigerianos chegam a este Mundial com moral elevada após o título conquistado há dois anos, sendo o maior vencedor do torneio com três títulos, igualando o Brasil, no qual é outro franco-favorito.

Além do Brasil, duas seleções da África, Nigéria, com três títulos, e Gana, com dois, são os países com conquistas no Mundial Sub-17. O Brasil venceu pela primeira vez em 1997, no torneio disputado no Egito, depois em 1999, na Nova Zelândia, e em 2003, na Finlândia.

Nestes 14 anos de existência, participaram craques como Ronaldinho Gaúcho, Xavi, Alessandro Del Piero, Francesco Totti, Fernando Torres, Luis Figo e Fernando Redondo.

Confira como ficaram os grupos:

Grupo A: Nigéria, Alemanha, Honduras e Argentina.
Grupo B: Brasil, Japão, México e Suíça.
Grupo C: Irã, Gâmbia, Colômbia e Holanda.
Grupo D: Turquia, Burkina Faso, Costa Rica e Nova Zelândia.
Grupo E: Emirados Árabes Unidos, Malauí, Espanha e Estados Unidos.
Grupo F: Uruguai, República de Coréia, Argélia e Itália.

Primeira rodada:

Hoje - 13h - Honduras x Argentina
Hoje - 13h - México x Suíça
Hoje - 16h - Nigéria x Alemanha
Hoje - 16h - Brasil x Japão
Amanhã - 13h - Irã x Gâmbia
Amanhã - 13h - Colômbia x Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário