Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Minha coluna de hoje


Palmeiras e Flamengo fazem o jogo do ano, hoje às 21h45, no Allianz Parque. Em caso de vitória do Verdão, o título ficará bem próximo, uma vez que o Atlético/MG tropeçou, sendo goleado pelo Fluminense por 4 a 2 na segunda-feira. Agora, se o Mengão vencer, assumirá a ponta do Brasileirão.

Palmeiras não terá Gabriel Jesus. Estava na cara que o novato não suportaria a carga a que foi submetido nos últimos dias. Jogou pela seleção brasileira em Manaus e no dia seguinte estava enfrentando o São Paulo. Depois viajou para o Sul e fez um jogo duríssimo contra o Grêmio. Não há corpo que aguente, mesmo aos 19 anos. 

Fico imaginando a revolta dos dirigentes do Manchester City que já contrataram o jogador. Gabriel Jesus fica fora de um momento crucial e decisivo do Brasileirão. Dificilmente estará em campo também no clássico contra o Corinthians, sábado no Itaquerão.

Gabriel Jesus entrou em campo em 17 dos 24 jogos do Palmeiras no Brasileirão. Foram 12 vitórias, 2 empates e apenas 3 derrotas (para Ponte Preta, São Paulo e Cruzeiro). O aproveitamento é de 74,5%, muito superior aos 65% que tem quando consideradas todas as partidas.

Com Gabriel Jesus, o ataque palmeirense marcou 34 gols, média de dois por jogo. Sem, foram somente oito gols em sete jogos - pouco mais de um por rodada. O Palmeiras venceu apenas duas vezes sem Gabriel Jesus, empatou três e perdeu outras duas. Ou seja, o aproveitamento caiu para 42,8%.

O Flamengo é o melhor visitante deste Brasileirão. Na última rodada derrotou o Vitória, de virada, por 2 a 1. Mengão terá time completo e conta com a boa fase do meia Diego, que caiu como uma luva no rubro-negro. Palmeiras é favorito, mas está cheirando empate. Arrepiou a força que a torcida do Mengão deu ontem aos jogadores no aeroporto. Apostaria num 2 a 2 emocionante. Vamos aguardar.

Quando o Atlético/MG contratou o Robinho, achei que seria uma furada. Mero engano. Parece que cada jogo o "Rei das Pedaladas" fica melhor. Já são 22 gols pelo Galo em 2016, sendo 11 deles no Brasileirão. Amanhã o time de Marcelo Oliveira recebe o Sport. Precisa vencer para continuar na briga pelo caneco ou por uma vaga na Taça Libertadores.

Argel Fucks não fica desempregado de jeito nenhum. Foi demitido pelo Inter/RS e assumiu o Figueirense. Foi demitido pelo time catarinense e agora assumiu o Vitória. Curiosamente, sua estreia pelo time baiano será justamente contra o Inter, hoje à noite no Beira-Rio. Como será sua recepção hein?

O Corinthians continua vivendo de altos e baixos. Atropela o Sport no Itaquerão (3 x 0) e a torcida elogia. Perde de virada do Santos (2 x 1) e os torcedores pedem a cabeça do treinador. Será assim até o fim do Brasileirão. Não mudará. Hoje tem o indigesto Coritiba, às 21h45, no Couto Pereira. Não será nada fácil.

Cristóvão Borges assumiu o comando do Corinthians há menos de três meses. Foram 15 partidas pelo Brasileirão e 1 pela Copa do Brasil. Na competição de pontos corridos ele conquistou 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, um aproveitamento de 53,3%.

Segundo matéria do site Uol, 87,5% dos pontos conquistados pelo Corinthians com Cristóvão Borges foram diante das equipes que estão abaixo do 10º lugar na tabela de classificação (vitórias sobre Santa Cruz, América-MG, Chapecoense, Internacional, Vitória e Sport e empates contra São Paulo, Figueirense e Cruzeiro).

Contra os 10 primeiros colocados, o Corinthians tem evidente dificuldade, tendo sido derrotado cinco vezes (Atlético-MG, Atlético-PR, Grêmio, Ponte Preta e Santos) e vencido apenas uma: os 4 a 0 diante do Flamengo, no Itaquerão. O Coxa, adversário de hoje, ocupa o 15º lugar. Por essa estatística, hoje dá Timão então.

Um dos jogos interessantes desta rodada será Botafogo e Santos. O Fogão, do craque Camilo, cresceu demais nas mãos de Jair Ventura. Surpreendeu várias equipes como São Paulo, Grêmio, Fluminense e Cruzeiro nas últimas rodadas. Já está lá em cima. O Peixe por sua vez, terá os retornos de Victor Ferraz, Lucas Lima e Ricardo Oliveira. Apostaria num empate por 1 a 1.

Meus palpites para esta rodada do Brasileirão: Figueirense 2 x 1 América/MG, Botafogo 1 x 1 Santos, Santa Cruz 2 x 0 Atlético-PR, Ponte Preta 0 x 0 Grêmio, Coritiba 1 x 1 Corinthians, Palmeiras 2 x 2 Flamengo, Atlético/MG 2 x 0 Sport, Fluminense 2 x 0 Chapecoense, São Paulo 1 x 1 Cruzeiro e Internacional 2 x 0 Vitória.


O polêmico Carlos Alberto não é mais jogador do Figueirense. O jogador estava no elenco do time de Florianópolis desde abril de 2015. Nesse período, disputou 30 jogos. Marcou inclusive um gol contra o São Paulo na derrota por 3 a 1, domingo no Morumbi. Dizem que foi porque o meia declarou que gostaria de jogar no Flamengo.

A última vitória do Brasil na Fórmula 1 completou ontem sete anos. No dia 13 de setembro de 2009, Rubens Barrichello venceu o GP de Monza, na Itália. Desde então, nenhum brasileiro cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.


O jejum do Brasil na elite do automobilismo mundial já é maior desde que o país conquistou sua primeira vitória na categoria, com Emerson Fittipaldi, nos EUA, em 1970. A segunda maior seca aconteceu entre a última vitória do tricampeão Ayrton Senna, em 1993, e a primeira vitória do próprio Barrichello, em 2000. Por isso sempre escrevo que a Fórmula-1 perdeu a graça para nós.

Curiosidade do dia: A expulsão mais rápida em uma Copa do Mundo foi do jogador uruguaio Batista no jogo em que sua seleção empatou com a Escócia por 0 a 0, em 1986. A expulsão ocorreu aos 55 segundos de jogo. O árbitro foi o francês Joel Quiniou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário