Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Minha coluna de hoje


Talvez eu seja um dos maiores críticos da seleção brasileira. Mas sobre a atuação de ontem no Maracanã eu não tenho um senão sequer. Brasil entrou mordendo e apertando a saída dos hondurenhos. Por isso, foi para o intervalo com 3 a 0 no placar. Na etapa complementar, administrou e ampliou. Bela goleada de 6 a 0.
O gol de Neymar aos 14 segundos foi o mais rápido da história do futebol dos Jogos Olímpicos. Aliás, quem apanha mais em campo: Neymar ou Marinho (Vitória)? Páreo duro. Das 12 faltas cometidas por Honduras no 1º tempo, 9 foram em cima do craque do Barcelona.

Ídolo é ídolo. Após a goleada do Brasil, Neymar cumprimentou um por um dos jogadores de Honduras. Ainda deu sua camisa a Palácios e tirou fotos com os adversários. Nesse aspecto, tiro o chapéu para o brasileiro. Me fez lembrar aquele garotinho africano que invadiu o gramado e Neymar fez uma festa com ele em jogo da seleção. 


Brasil já tem uma medalha garantida. Esperamos que seja de ouro. Vai ser uma grande final contra a Alemanha, sábado às 17h30, no Maracanã. Claro que vão lembrar dos 7 a 1 e tratar o duelo como revanche. Faz parte. Brasil é favorito. Ontem, Alemanha 2 x 0 Nigéria na outra semifinal.

Zagallo recebeu alta médica, conforme informou o Hospital Barra D'or, no Rio de Janeiro. O velho lobo, de 85 anos, estava internado desde quando participou da passagem da tocha olímpica em uma cadeira de rodas. O ex-jogador e técnico sofreu com uma desidratação.

Uma reunião entre o pai de Rodrigo Caio, o diretor-executivo de futebol do São Paulo, Gustavo Vieira de Oliveira, e o empresário André Cury deixou o zagueiro da seleção olímpica mais perto do Sevilla. Segundo o jornalista Jorge Nicola, da ESPN, Tricolor recebeu uma oferta de R$ 38 milhões por 90% dos direitos econômicos do atleta, que ontem completou 23 anos.

Hoje, o Cartão Verde recebe o técnico Muricy Ramalho para analisar a participação brasileira no futebol olímpico dos Jogos Rio 2016. Apresentado por Vladir Lemos, o programa vai ao ar ao vivo, às 22h, na TV Cultura. Mesmo afastado por problemas de saúde, Muricy é um dos treinadores mais vitoriosos, conceituados e admirados do país.


Na lista de títulos, Muricy Ramalho é o maior vencedor do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. Primeiro, foi tricampeão com o São Paulo, faturando os títulos de 2006, 2007 e 2008. Mais tarde, abriu mão do comando da Seleção Brasileira para somar mais um título nacional com o Fluminense, em 2010. No ano seguinte ganhou a Libertadores com o Santos. Farei questão de assistir.

O técnico Ricardo Gomes pretende implementar, aos poucos, seus métodos de trabalho no São Paulo. O treinador pediu um mês para deixar o time com a sua cara. Uma das atitudes do novo comandante será fechar os treinos para a imprensa. Que beleza!

Atacante Alexandre Pato marcou em sua estreia oficial pelo Villarreal. O atacante anotou o gol do empate com o Mônaco, no estádio Madrigal, na Espanha, pelas eliminatórias da Liga dos Campeões. Em todas as suas estreias, Pato só não marcou com a camisa do São Paulo. Eu narrei sua estreia pelo Corinthians. Ele marcou contra o Oeste, no Pacaembu.

Vi que a imprensa abordou bastante as vaias sofridas pelo atletas francês Renaud Lavillenie, que perdeu a medalha de ouro para o brasileiro Thiago Braz no salto com vara. O nosso campeão tem apenas 22 anos, é natural de Marília e saltou 6m03, estabelecendo novo recorde olímpico.

O assunto é complexo. Existem dois lados na minha opinião. Concordo que nenhum atleta olímpico deve ser vaiado. Só de estar competindo já é motivo de aplausos, não importando seu desempenho ou colocação na prova. Mas o francês, campeão olímpico em Londres e recordista mundial, mereceu. Falou muita bobagem e mexeu com a torcida brasileira. Nesse caso, eu abro uma exceção.

A medalha no boxe foi a que eu mais vibrei até agora. Que bela vitória de Robson Conceição sobre o francês Sofine Oumiha na categoria até 60kg. O baiano de 27 anos tornou-se o primeiro brasileiro campeão olímpico no boxe. Ele se junta ao hall de pugilistas nacionais formado por Servílio de Oliveira (bronze em 1968), Esquiva Falcão (prata em 2012), Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo (este dois últimos foram bronze em 2012).

Tinha certeza que handebol feminino, futebol feminino e vôlei feminino brigariam pela medalha de ouro. Foi surpresa para mim as três derrotas, principalmente das comandadas de José Roberto Guimarães para a China por 3 sets a 2. E que cena forte ver o netinho do treinador chorando em seus braços. Impossível não se emocionar. Por outro lado, temo pelo futuro do futebol feminino. Vadão já alertava para isso.

Hoje é dia de madrugar. Às 23h59, a dupla Alison e Bruno Schmidt decide a medalha de ouro no vôlei de praia contra os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo. Nas semifinais, os brasileiros sofreram demais para derrotar os holandeses Brouwer e Meeuwsen. Vitória por 2 sets a 1, com 16 a 14 no tie break. Já os italianos passaram pelos russos Vyacheslav Krasilnikov e Konstantin Semenov por 2 sets a 1, com parciais de 15/21, 21/16 e 15/13.

Sou fã de Milton Neves, mas o apresentador da Band pegou pesado com o futebol feminino do Brasil. Logo após a derrota nos pênaltis para a Suécia, ele escreveu em seu Twitter: "Querendo xingar, xinguem, mas vamos combinar: futebol de muié é de lascar, não tem graça nenhuma. A mulher é tão sublime em tudo, menos para futebol", escreveu. "Futebol feminino é igual gordo comendo salada: não tem graça nenhuma", completou. Não precisava disso né?

Dois fatos curiosos ontem nos Jogos Olímpicos. O primeiro deles, uma cobra foi encontrada no campo de golf. Baita susto nos competidores. O segundo, é que a Justiça apreendeu os passaportes dos nadadores americanos que teriam mentido sobre um roubo na Lagoa Rodrigo de Freitas. Bem feito aos folgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário