Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2016

Minha coluna de hoje

Mais uma equipe entrou no páreo para contratar o técnico Dedé Barbosa e o ala/pivô Guilherme Teichmann. É E.C Pinheiros. Acelera Rio Claro, pois o mercado neste momento está bastante aquecido.

Prometi que escreveria aqui um pouco sobre minha viagem a República Dominicana. Transmiti a Copa AFIA (Associação de Futebol Internacional Amador) pela AFIA TV. Mais uma vez, ex-craques marcaram presença no torneio. Destaques para Ataliba, Carlinhos, Sérgio Duarte, Juari, Lima, Nenê, Kena, Marcelinho, Aguinaga, entre outros.

Foi a maior maratona que enfrentei em toda minha vida. Narrei 15 jogos em 5 dias. Já cheguei a narrar 30 em 8 dias. Acontece que do Hotel Be Live Canoas onde fiquei hospedado até o Estádio Felix Sanchez, em Santo Domingo, palco dos jogos, eram 2h30 de viagem. Ou seja, passava 5 horas do dia dentro da van da TV Cidade. A gente acordava às 4h e encerrava os trabalhos às 19h.

O trânsito em Santo Domingo é maluco. Sem brincadeira, mas lembra muito o da Índia. Pode passar pela direita e andar a 200 km por hora. Não vi um semáforo sequer, muito menos radar. Sem contar que os motociclistas não usam capacete. É de outro mundo. 


Sobre o país, é muito luxo em Punta Cana, com empresários esbanjando dinheiro a torto e a direita, sempre acompanhados de mulheres mais jovens e espetaculares. Por outro lado, muita pobreza no centro de Santo Domingo. Culpa da "invasão" de cerca de quatro milhões de haitianos. A Favela da Rocinha é o Morumbi perto de lá.

Mas valeu a pena. É mais uma experiência internacional. Mais amigos que fazemos e cada vez mais o nosso trabalho é reconhecido e valorizado. Só no chat da Copa tivemos mais de cinco mil mensagens na AFIA TV. 

Talvez a grande surpresa do torneio foi o vice do Santos na categoria Gold. Time praiano montou um timaço e perdeu a final para o Uno de Curitiba por 1 a 0, com um gol de pênalti. Nas outras categorias os campeões foram Banespa/SP (Diamond), Engemon/SP (Silver) e G40/RS (Platinum). A próxima será no mês de novembro em Recife.

Outra coisa me chamou a atenção. Visitei três vezes a Vila Olímpica de Santo Domingo, construída para os Jogos Pan-Americanos de 2003. O complexo é fora de série. Um exemplo. Os atletas de todas as modalidades iniciam seus treinamentos às 6h30. 

O futebol é apenas o quinto esporte na República Dominicana. A Liga local foi criada apenas no ano passado. Beisebol, boxe, vôlei e basquete estão bem à frente da modalidade mais praticada no Brasil.

O embalado Rio Claro recebe o Sertãozinho, hoje às 15h, no Schmidtão, pelo Campeonato Paulista Sub-20. O Azulão venceu em Batatais na última rodada por 3 a 0, e ocupa a 3ª colocação do Grupo 1, com 9 pontos. 

Já o Velo Clube, que não foi além de um empate com o Votuporanguense por 2 a 2 no Benitão, vai a São Carlos enfrentar o time da casa, às 10h. Rubro-verde é o 5º colocado do Grupo 1, com 7 pontos.

Hoje tem a estreia da seleção brasileira na Copa América Centenário. O Brasil encara o Equador, às 23h (de Brasília). Vejo como um dos testes mais complicados para o time de Dunga. Equador está bem nas Eliminatórias e tem um ataque muito rápido. Mesmo assim, aposto no Brasil.

Flamengo tem tudo para ser o campeão do NBB8 esta tarde. Vencendo a série melhor de cinco por 2 a 1, o Mengão encara Bauru, às 14h10, no Ginásio Neusa Galetti, em Marília. No último duelo no Rio, o time de José Neto venceu por 89 x 84.

Meus palpites para a sexta rodada do Campeonato Brasileiro: Atlético/PR 2 x 0 Santa Cruz, Corinthians 2 x 0 Coritiba, Cruzeiro 2 x 1 São Paulo, Chapecoense 3 x 2 Fluminense, Santos 3 x 1 Botafogo, América/MG 2 x 1 Figueirense, Vitória 1 x 1 Internacional/RS, Flamengo 1 x 2 Palmeiras, Sport 1 x 2 Atlético/MG e Grêmio 2 x 0 Ponte Preta.


Mesmo prejudicado pela arbitragem, Palmeiras jogou com muita raça e mereceu vencer o Grêmio, quinta no Pacaembu por 4 a 3. Foi um jogaço. E olha que o time gaúcho deu trabalho. Nos próximos dois jogos, contra Flamengo e Corinthians, técnico Cuca terá que cumprir suspensão em razão do ponto eletrônico que usou contra o Fluminense.

William Arão, mais um jogador que o Corinthians deixou escapar de graça no Parque São Jorge, vem comendo a bola no Flamengo. Contra o Vitória na quinta, o volante teve sua melhor atuação pelo Mengão.

Tite esperneou e conseguiu. Reclamou dos jogos às 11h aos domingos e a CBF mudou o jogo Corinthians e Botafogo para às 16h, no Itaquerão. A mudança foi feita para adequar a tabela do torneio à grade de programação do canal Premiere.

Flamengo será patrocinado por 45 dias nas mangas da camisa pela empresa espanhola Flamagas, famosa na Europa por fabricar os isqueiros oficiais de Barcelona e Real Madrid.

Curiosidade do dia: O Grêmio de Porto Alegre fez três partidas num só dia e foi em 11 de dezembro de 1994. Às 14h, enfrentou o Aymoré. Às 16h, pegou o Santa Cruz e às 18h, mediu forças com o Brasil de Pelotas. Este dia foi apelidado pela crônica esportiva gaúcha de “interminável”.

Torci para o Atlético de Madrid. Aliás, sempre torço para os times mais fracos em decisões da Copa dos Campeões. E que coisa o destino deixar Cristiano Ronaldo cobrar o pênalti decisivo. Ele pediu para o técnico Zidane deixá-lo cobrar a última penalidade, pois tinha sonhado com a cena. Além de craque, é vidente. E olha que jogou mal no tempo normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário