Pesquisar este blog

domingo, 13 de setembro de 2015

Limeira recebe Festival de Pipas Artísticos no próximo dia 27


Limeira sediará no dia 27 deste mês, o 1º Festival de Pipas Artísticos. O evento será realizado no Parque Ecológico do Jardim do Lago, das 8 às 16h.

Qualquer pessoa poderá participar. A inscrição, que será trocada por dois quilos de alimento, poderá ser feita na hora do evento. Todo o arrecadado será doado para a Associação dos Moradores do Jardim Aeroporto.

Serão 12 categorias em disputa: Dragão, Barraca, Raia, Pipa Riscada, Taqueada, Maior Pipa Desenhada, Menor Pipa Desenhada, Menor Pipa, Maior Pipa, Criatividade e Engenhosidade.

Segundo Anderson Adriano Camargo, 26, um dos melhores pipeiros do Estado de São Paulo e que há 20 anos pratica esse esporte, não será permitido o uso de cerol. Os três primeiros colocados serão premiados com troféus, confeccionados pelo próprio organizador.

Anderson é dono da famosa pipa dragão, originária da China, que mede 70 metros e demorou três meses para ficar pronta. Ele detém várias conquistas e espera que o festival atraia mais de mil pessoas, entre praticantes e espectadores.

Anderson explicou que os participantes terão cinco minutos cada de apresentação. Quatro jurados serão os responsáveis pela avaliação, que determinará os três primeiros colocados de cada categoria. Se o competidor usar cerol, automaticamente será eliminado.

São aguardados pipeiros de várias cidades da região, como Rio Claro, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Americana, Piracicaba e Campinas.

"Tem tudo para ser um domingo marcante para todos nós. O céu estará colorido. Vale muito a pena conferir. É uma competição muito bonita. As crianças adoram", afirmou. No mês passado, Santa Gertrudes sediou o festival, com sucesso.

Um dos idealizadores do festival é o limeirense Wagner Rodrigues, aficcionado há anos por pipas. Recentemente, organizou o 1º Festival de Pipas de Limeira no Jardim Santa Eulália, juntamente com João Felipe e Murilo Santana. O evento atraiu milhares de pessoas.

Participaram deste festival pipeiros de 5 a 60 anos.

"Tivemos praticantes de várias partes de São Paulo e até do Rio de Janeiro. Fizemos um evento teste e ficamos satisfeitos com o que vimos", lembrou.

"Óbviamente que tivemos críticas, como som alto e algumas danças na rua. Mas não temos como controlar tudo, até por ser um espaço aberto. O mais importante, na minha opinião, é que não tivemos brigas ou discussões. Dava gosto de ver aquela molecada se divertindo. Pudemos proporcionar um dia bonito para a população", frisou.


Laerte Vágner Aquino de Queiroz, o popular "Chumbinha", campeão Sul-Americano, fez questão de prestigiar o evento. Rodrigues tem a esperança que Limeira possa ter, enfim, um Pipódromo, para que mais pessoas pratiquem esse esporte, diariamente, sem riscos.

O presidente da Associação Brasileira de Pipas foi convidado para estar em Limeira no dia 27, mas não confirmou ainda sua presença.

"Seria muito legal se o Cristiano (presidente) viesse. Com certeza ficará feliz com o resultado", completou Rodrigues.

O festival conta com o apoio de Gordinho Pipas. Mais informações e dúvidas através dos telefones: 99271-7258 ou 3445-6959.

Um comentário: