Pesquisar este blog

domingo, 9 de setembro de 2012

Opinião da rodada

Por Edmar Ferreira

Nunca um amistoso da seleção brasileira foi tão inoportuno como esse realizado no feriado, no Morumbi. O mundo previa que o Brasil seria vaiado. Não deu outra. E olha que as vaias começaram logo no anúncio das escalações. Que coisa. O auge foi quando o locutor impostou a voz como o grande Vieira Lima e soltou: "Técnico Mano Menezes". Meu Deus!

Ninguém mais gosta da seleção brasileira, é evidente. Lamento mesmo. Nem mesmo aqueles que eram fanáticos, que defendiam com unhas e dentes a nossa bandeira, tipo José Antônio Encinas, falam com carinho da seleção canarinho.

Está sobrando até para Neymar, o xodó do futebol brasileiro. Quem diria? Talvez com o calor do pernambucano, o Brasil tenha um desempenho melhor contra a China. Aqui em São Paulo era melhor o Brasil evitar. E saber que a abertura da Copa de 2014 será no Itaquerão.
-----------------

Esses amistosos do Brasil atrapalham os times que disputam o Brasileirão. Os mais prejudicados foram Corinthians, Santos e São Paulo. Sobrou para o clássico da Vila Belmiro, que não terá as estrelas em campo.

Sem Lucas e Neymar, o torcedor fica imaginando quem pode se sobressair esta tarde. Muito provavelmente seja Luis Fabiano, até porque o bom zagueiro Bruno Rodrigo está suspenso.

Arouca e Neymar com a seleção e Ganso machucado também estão fora. Além disso, o time de Muricy Ramalho vem de três derrotas consecutivas. Claro que o Santos não vai cair, mas não pode bobear. A situação não está tão confortável assim.

No Brasileirão, o aproveitamento da equipe santista com Neymar em campo é de 67,6%. Sem ele, o desempenho santista cai para 26,6%.

Sem Lucas, o aproveitamento do São Paulo é de apenas 38% dos pontos. Com ele, o desempenho chega a 70%. Eu acho que dá São Paulo.

------------------------

O jogo desta noite no Estádio Independência pode ser bom para o Palmeiras. Mesmo estando ainda na zona do rebaixamento, o Verdão ganhou força com a vitória sobre o Sport no meio de semana.

O Atlético/MG, que não terá Réver, Bernard e Jô, não está mais sendo aquele time vibrante e arrasador do primeiro turno. A queda do Galo foi boa para os times que estavam em sua cola, como Fluminense, Grêmio, Vasco, São Paulo e Inter/RS por exemplo. O equilíbrio do Brasileirão voltou.

O maior problema do Palmeiras hoje é sem dúvida a ausência de Henrique. Suspenso, o improvisado volante fará falta, afinal, protege a zaga. Thiago Heleno e Maurício Ramos terão trabalho dobrado em Minas, em especial no perigoso jogo aéreo com Leonardo Silva.

Boa essa contratação de Tiago Real. O promissor meia que veio do Joinville lembra muito o estilo de Valdivia. Jogou com personalidade no Pacaembu e marcou até um bonito gol.

Já o limeirense Correa, que tem uma história bonita no Atlético/MG, enfrentará sua ex-equipe. E como ele está jogando bem. Pega na bola como ninguém.

Se der a lógica, o Atlético/MG vencerá, mas algo me diz que o Palmeiras tem grandes condições de surpreender com o quarteto Valdivia, Tiago Real, Luan e Obina.

Só que os números não estão à favor do Verdão. A equipe alviverde enfrentou os quatro times que se consolidaram como postulantes ao título até o momento em cinco oportunidades e não venceu nenhuma. São dois empates e três derrotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário