Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Internacional de Limeira vence o Velo Clube e prova que realmente é a melhor do seu grupo


A Internacional garantiu a primeira colocação do Grupo 3 do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Precisando de um simples empate contra o Velo Clube para tal, o Leão foi até o Estádio Benito Agnello Castellano e venceu o rival novamente por 1 a 0, chegando aos 28 pontos e abrindo sete de vantagem sobre o time derrotado, restando uma rodada para o término da fase de classificação. Foi a 9ª vitória leonina em 11 jogos, tendo o melhor aproveitamento entre todos os participantes.

Os dois times encararam o clássico regional de forma diferente. Enquanto para a Internacional, classificada e com quatro pontos de vantagem sobre o rival, o jogo era apenas mais um, para o time da casa, que ainda sonhava com a primeira colocação do Grupo 3, o jogo valia e muito, até pelo clima de rivalidade criado durante a semana. No primeiro turno, a Inter venceu por 1 a 0, no Limeirão, gol de Lucas Lima, só que naquela ocasião um ônibus da torcida velista foi apedrejado. Sendo assim, ameaças foram inevitáveis. Porém, em razão de grande número de policiais militares destacados para o jogo, nenhum incidente foi registrado. Para ajudar, a torcida leonina chegou quando a bola já estava rolando no Benitão ontem à tarde, evitando qualquer atrito com os torcedores locais.



O Velo Clube começou melhor, procurando o gol nos primeiros minutos. Aos 4 minutos, após cobrança de escanteio pela esquerda, Thiago Furtuoso cabeceou com extremo perigo. A bola raspou a trave de Fágner, incendiando a torcida rubro-verde. A resposta leonina aconteceu aos 11 minutos, quando Fernando Russi recebeu na meia-direita, se livrou do marcador, mas finalizou à esquerda do gol. Aos 13, Thiago Furtuso em jogada individual pela esquerda, invadiu a área, só que exagerou na força, mandando por cima do gol. O atacante substituía ao artilheiro Bispo, dispensado durante a semana após se desentender com Tom no vestiário. Antes desse lance, Furtuoso pediu pênalti em uma disputa de bola com Mineiro na entrada da área. Não houve absolutamente nada.



Aos 15 minutos, Fágner começou a ser exigido. Falta pela meia-esquerda e na cobrança de Fabão, a bola desviou na barreira e só não encobriu o arqueiro leonino, porque o mesmo voltou a tempo para saltar e mandar para escanteio, em uma bela intervenção. Foi então que a árbitra Regildenia de Holanda Moura resolveu entrar em ação. Além de distribuir vários cartões amarelos, carregando a Internacional, ela fez vistas grossas, deixando de marcar um pênalti claro do volante Rafinha em Lucas Lima.



O estreante Danilo, revelado nas categorias de base do São Paulo, mostrou que pode ajudar e muito a Internacional na segunda fase. Voluntarioso, o grandalhão deu um enorme trabalho à defesa velista. Além de se mexer bem, tabelando com Fernando Russi a todo instante, o goleador provou que tem presença de área. Aos 21 minutos, Raniéri acreditou em uma bola perdida na ponta-direita e conseguiu o cruzamento para área. Danilo ganhou no jogo de corpo de Éder e cabeceou para o chão. A bola bateu na pequena área e foi por cima do gol de Ramerson. A Inter começou a dominar a partida, melhorando seu aproveitamento ofensivo. Aos 26, Lucas Lima cobrou uma falta fechada da meia-direita e três jogadores passaram lotados pela bola, Cazone, Danilo e por último Fernando Russi. Mesmo assim, ela quase entrou no canto direito de Ramerson.


Aos 31 minutos, os dois times ficaram com dez homens em campo. O volante Dieguinho disputou uma jogada com Thiago Furtuoso no meio-de-campo. Após se estranharem, Dieguinho, que voltava de suspensão por sua expulsão em Águas de Lindóia diante do Brasilis, perdeu a cabeça e chutou a cabeça do atacante velista, que revidou. Ambos foram corretamente expulsos. Pior para Dieguinho, que por ser reincidente, poderá pegar um gancho pesado na Federação Paulista de Futebol.

Como a Inter entrou em campo extremamente defensiva, com três volantes, a saída de Dieguinho pouco interferiu, já que Mineiro e Raniéri estavam firmes na marcação, ajudando o sistema defensivo. Até Lucas Lima recuou um pouco para dar combate. Já o Velo Clube sentiu a saída de seu homem-gol, perdendo sua referência no ataque.


Aos 35 minutos, Cleiton cobrou um lateral da esquerda. A bola veio para área do Velo Clube, mas Éder falhou feio, sendo encoberto pela mesma. Fernando Russi aproveitou o vacilo do becão e encheu o pé, sem chances para Ramerson, Inter 1 a 0. A violência do chute do goleador à queima-roupa foi tão grande, que chegou a furar a rede. Sexto gol de Russi, que passa a ser o principal artilheiro alvinegro na Segundona, superando Diego Carioca, que suspenso, não pôde atuar, assim como Ricardo e Jonathan.

O Velo só não foi para o intervalo com a igualdade no marcador porque Fágner resolveu praticar um verdadeiro milagre. O zagueiro Fabão recebeu pelo lado direito da área e levantou na cabeça de Éder Paulista. O meia escorou no contrapé de Fágner, que se esticou todo para evitar o gol. Uma das defesas mais bonitas do goleiro desde sua chegada a Limeira.


O time da casa voltou com o habilidoso Danilo Weah para o segundo tempo, aumentando seu poder ofensivo. Acontece que a Inter soube jogar nos contra-ataques. Aos 2 minutos, Lucas Lima acionou Cleiton e o ala levantou para Fernando Russi, que girou para cima do marcador e bateu de virada de perna esquerda, para fora do gol.

Sem conseguir sucesso na grande área, o Velo abusou dos chutes de longa distância, principalmente com os volantes Rafinha e João Vinícius. O que passou mais perto foi o de Rafinha aos 7 minutos. Aos 12 minutos, Fernando Russi perdeu um gol feito. Ele apareceu livre na grande área e tentou encobrir Ramerson. A bola caprichosamente não entrou, para desespero do técnico Claudemir Peixoto, que queria liquidar o jogo logo no início da etapa complementar.


O bom ala Rhuan era o mais perigoso dos velistas em campo, sendo o responsável pela criação das jogadas ofensivas. Quando não conseguia acionar seus companheiros, arriscava para o gol. Aos 19 minutos, por pouco ele não deixou tudo igual com uma bomba de fora da área. Aos 26 minutos, outra vez Fernando Russi perdeu um gol feito. Ele recebeu de Lucas Lima na entrada da área e ficou cara-a-cara com Ramerson. Faltou tranquilidade para o goleador, que bateu mal na bola, à esquerda do gol.

O Velo era todo pressão e tinha mais de 70% de posse de bola. Aos 29 minutos, o torcedor velista sentiu que sua equipe poderia jogar até no dia seguinte que não conseguiria empatar. No chute de João Vinícius da meia-direita, Fágner fez uma defesa espetacular, porém deu rebote. Tom, com o gol aberto e o goleiro batido, conseguiu chutar por cima, na melhor chance do time da casa.


Os 15 minutos finais foram de domínio absoluto do Velo. Empurrado por mais de 2 mil torcedores, o Rubro-Verde foi como um rolo-comprossor para cima da líder. Preocupado, Peixoto tratou de sacar o centroavante Fernando Russi para a estreia do zagueiro Léo, ex-parceiro de Cazone no Itapirense. Foram inúmeros cruzamentos para a área, principalmente nos escanteios cobrados por Ruhan na esquerda e Lucas na direita. Mas a zaga da Inter provou porque é uma das melhores da divisão. Cazone e Bruno Itapagipe foram perfeitos, sem contar Mineiro, que disparadamente foi o melhor em campo por sua dedicação em campo. Peixoto ainda colocou Renatinho para prender a bola no ataque, ganhando minutos preciosos.

Com o apito final, festa dos leoninos em território alheio. Os jogadores foram festejar com a Interror, que se fez presente. Enquanto isso, os velistas deixavam o estádio em silêncio, admitindo a superioridade da equipe limeirense. O Velo estava invicto no Benitão com 5 vitórias em 5 jogos. Que venha o dérbi no próximo domingo, às 10h, no Limeirão.

Situação

Resultados da penúltima rodada da fase de classificação do Grupo 3: Independente 3 x 1 Guaçuano, Radium 0 x 0 Brasilis e Velo Clube 0 x 1 Internacional. A classificação ficou assim: 1) Internacional 28, 2) Velo Clube 21, 3) Brasilis 20, 4) Radium 16, 5) Guaçuano 14, 6) Independente 10 e 7) Palmeirinha 0. Na última rodada teremos: Internacional x Independente, Guaçuano x Radium e Palmeirinha x Velo Clube. O Brasilis folgará.

Ficha Técnica

Velo Clube 0 x 1 Internacional
Gol - Fernando Russi aos 35 minutos do 1º tempo
Local - Estádio Benito Agnello Castellano, em Rio Claro
Árbitra - Regildenia de Holanda Moura
Assistentes - Edvânio Ferreira Duarte e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo.
Públlico - 2.500 pagantes
Renda - Não divulgada
Internacional - Fágner; Serginho, Cazone, Bruno Itapagipe e Cleiton; Mineiro, Dieguinho, Raniéri (Jean) e Lucas Lima; Fernando Russi (Léo) e Danilo (Renatinho). Técnico - Claudemir Peixoto.
Velo Clube - Ramerson; Juan, Éder, Fabão e Lucas; João Vinícius, Rafinha, Celinho (Danilo) e Éder Paulista (Danilo Weah); Thiago Furtuoso e Tom (Dodô). Técnico - João Vallim.
Ocorrências - cartões vermelhos para Dieguinho (IN) e Thiago Furtuoso (VEL); amarelos para Cazone, Bruno Itapagipe, Mineiro, Raniéri e Lucas Lima (IN).

*** Fotos Fernando Carvalho - Gazeta de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário