Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Demétrius é demitido pela Winner

O ciclo de Demétrius Ferracciú na Winner/Kabum chegou ao fim. O treinador foi demitido pela diretoria e usou a Fanpage da equipe limeirense na tarde de hoje para comunicar seu desligamento.

Foram 224 jogos no comando da Winner, com um retrospecto de 114 vitórias e 110 derrotas, ou seja, 50,8% de aproveitamento.

Chegada

Demétrius chegou a Winner em 2008, logo após encerrar sua carreira como jogador. Aliás, foi um dos melhores armadores do nosso país. Sua primeira função foi de auxiliar-técnico de Luiz Zanon na conquista do Campeonato Paulista de 2009.

Com a eliminação para Joinville no NBB1, a equipe limeirense anunciou seu afastamento das quadras por um ano. No retorno das atividades, Cássio Roque confirmou que Demétrius teria sua grande chance como treinador.

E surpreendeu logo em seu primeiro ano no comando da Winner. Mesmo com uma equipe bastante modesta, porém guerreira, conquistou o bicampeonato paulista em cima do Pinheiros, com uma cesta no último segundo de André Bambu. No ano seguinte conquistou os Jogos Abertos de Bauru em cima do time da casa.

Mas a partir daí os resultados negativos começaram a surgir, um atrás do outro. Foram sete eliminações seguidas, três pelo Campeonato Paulista e quatro pelo NBB.

No Campeonato Estadual de 2011, a Winner, sob seu comando, caiu nas semifinais para o Pinheiros por 3 a 1. No ano seguinte, nova eliminação por 3 a 1, desta vez para o Paulistano. A equipe limeirense abriu a série melhor de cinco perdendo em pleno Vô Lucato por 77 x 72 e não conseguir reverter mais.

Para piorar a situação, a Winner sequer avançou para os playoffs do Campeonato Paulista passado, pela primeira vez em sua história. O time terminou em nono lugar e deixou seus torcedores bastante envergonhados.

NBB

No NBB a série de fracassos continuou. No NBB3, em 2011/2012, até que a Winner fez um excelente papel, porém foi eliminada pelo São José por 3 a 2, pelas oitavas de final, com o quinto jogo sendo realizado no Vale do Paraíba.

No NBB4, em 2012/2013, uma eliminação idêntica, desta vez para Joinville. Neste campeonato o treinador foi obrigado a mudar todo seu esquema tático para que Vitor Benite pudesse atuar como armador, para chamar a atenção de Ruben Magnano para uma futura convocação. O armador Neto teve poucas oportunidades e a Winner acabou naufragando. Benite, que não caiu no agrado do torcedor, deixou a equipe em seguida.

A terceira tentativa de chegar ao Sul-Americano foi por água abaixo novamente diante de um Vô Lucato lotado. A Winner vencia o Pinheiros por 2 a 1 pelas oitavas de final do NBB5. Era só vencer em casa para enfrentar o Flamengo nas quartas de final. Nova derrota e na sequência uma eliminação de virada por 3 a 2. Naquele momento Ferracciú balançou no cargo, mas ganhou uma nova chance da diretoria.

Só que a gota d'água foi no atual NBB. Após abrir 2 a 0 na série melhor de cinco contra Mogi das Cruzes, que tem uma folha de pagamento bem inferior a da Winner, a equipe limeirense sucumbiu diante do adversário, perdendo três jogos seguidos pelas quartas de final, o último deles em casa por 75 x 70.

Com a derrota, a Winner deixou novamente de disputar uma semifinal contra o Flamengo. A equipe limeirense disputará o Sul-Americano como sexto melhor time, desde que o Mengão conquiste o NBB6. Sua série contra Mogi das Cruzes está empatada por 1 a 1 e agora serão dois jogos seguidos em São Paulo.

Agradecimento

No comunicado, Demétrius agradeceu à todos pelos seis anos comandando a equipe limeirense.

"Meu profundo agradecimento a Cássio Roque por ter me dado a oportunidade de iniciar esta carreira como técnico. Meu eterno agradecimento a cidade de Limeira que tanto me acolheu, e me proporcionou a conhecer e cultivar novas amizades", escreveu.

Demétrius Ferracciú é o segundo treinador que mais comandou a Winner na história. O primeiro continua sendo Luiz Zanon, com 382 jogos, obtendo 248 vitórias e 135 derrotas, um aproveitamento de 64,9%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário