Pesquisar este blog

sábado, 25 de janeiro de 2014

Emoção na festa dos 70 anos do Independente

Emocionante. Assim foi a festa dos 70 anos do Independente, sexta-feira à noite no Clube de Campo. Fazia tempo que um evento do alvinegro limeirense não atraia tanta gente.

Ex-jogadores, autoridades, imprensa, diretores, elenco atual, torcedores, enfim, os verdadeiros galistas fizeram questão de comparecer e saíram felizes com o que viram.

O presidente Lucas Moraes, bastante emocionado, foi o primeiro a falar na festa. Agradeceu os presentes e disse que 2014 será um ano diferente. Afirmou que a família galista está mais unida e que o time vai buscar o tão sonhado acesso para a Série A-2.

O mestre de cerimônia foi o locutor Daves dos Santos, que contou um resumo da história do clube. Lembrou dos títulos conquistados no amadorismo nos anos de 1958, 1962, 1965, 1967 e 1968; da Taça Cidade de Limeira vencida pelo Galo em 1958, 1962, 1963 e 1964, até a construção da sede social em 1960.
O Independente se profissionalizou em agosto de 1972, depois de muita insistência de Álvaro Zenebom, que tentava provar para a Federação Paulista de Futebol que o time poderia disputar uma competição profissional.

Seu primeiro jogo oficial aconteceu no dia 03/09/1972, com vitória sobre o Guaçuano por 1 a 0, gol de Sormani. De lá para cá o Independente nunca deixou de disputar uma competição oficial da Federação Paulista de Futebol. Foi tricampeão da Segundona nos anos de 1973, 1999 e 2011; do Torneio Início da Intermediária na cidade de Jundiaí em 1991 e da Copa Energil C em 2007.

Após a apresentação deste breve histórico do Independente, o senhor Jaime Cavinatto tocou a marcha do silêncio, em memória à todos aqueles que contribuíram para esses 70 anos do clube e que faleceram. Nomes como João Ferraz e Roberto Cruz foram lembrados. Era impossível conter as lágrimas.

Daves dos Santos, que é um dos principais locutores de rodeio do nosso país, aproveitou a emoção dos presentes após a marcha do silêncio para fazer um bonito discurso, que prendeu a atenção de todos. Foi muito aplaudido.

Logo em seguida começaram as homenagens. A velha guarda, comandada pelo eterno presidente Álvaro Zenebom, escolheu dez pessoas que passaram a ser beneméritos e ganharam um troféu. A partir de agora passam a ser chamados de "Gladiadores" pelos serviços prestados ao longo dos anos.

Foram homenageados, nessa ordem, Júlio Maçorano (Rede Graal), Antônio Bego, Donizete Bueno de Carvalho (representado pelo filho Roger - Coruja Supermercado), Milton Spinelli (Peixe Bom), João Carlos Rodrigues, Roberto Martins (representado pelo filho Lucas), Wilson Dantas (Realem Folheados), José Maria Marin (presidente da CBF) e Marco Polo Del Nero (reeleito presidente da Federação Paulista de Futebol) - representados por Wagner Barbosa; dr Roberto Lucato (Gazeta de Limeira) e Marinez Fagotti, da torcida feminina do Galo (representada pela filha Marilice).

É claro que não poderia faltar a homenagem ao próprio Álvaro Zenebom, considerado o maior presidente da história do Independente. A entrega dos troféus foi feita pela musa Giselli Cordeiro, que esbanjou beleza e simpatia no evento.

A torcida Guerreiros da Nação Galista, que ontem completou 27 anos de existência, esteve presente e ao grito de "Vamos subir Galo", incentivou o elenco atual do alvinegro.

Mais homenagens foram prestadas. Geraldo Torres representou a escola de samba. Ex-jogadores foram chamados à frente, como Tatão, Loca, Dadona, João Miguel, Badeco, Nicanor, Tute, Nelsinho, entre outros. Eles receberam camisas dos 70 anos das mãos dos jogadores atuais. O técnico Álvaro Gaia também esteve presente, sempre com sua tradicional camisa da sorte (cor de rosa).

Representando o rádio esportivo limeirense, Edmundo Silva, a eterna "Voz Metálica" foi agraciado com um troféu. Seu filho Edmar Ferreira, que também é narrador esportivo, o representou.

Até o final da festa tivemos outros dois momentos de muita emoção e lágrimas. Na primeira, Lucas Moraes agradeceu os conselhos de Álvaro Zenebom e disse que só aceitou ser presidente do Independente em razão de seu apoio. Também agradeceu pela vida dedicada ao clube.

Prestes a completar 80 anos, seu Álvaro fez um discurso de quase 40 minutos, pedindo mais apoio e união ao time de coração. E para fechar usou as frases: "Não deixe o Galo parar. Não deixe o Galo morrer. O Galo foi feito para se amar", que estavam fixadas em um telão.

Na segunda, seu Álvaro entregou um troféu ao ex-presidente Roberto Ferraz, um dos dirigentes mais queridos da história destes 70 anos do Galo. Ele foi aplaudido em pé e recebeu um abraço de cada jogador do passado. Era impossível não chorar.

O último a discursar foi o vice-prefeito Antônio Carlos Lima, que lembrou de sua infância. Recordou jogadores do passado e se colocou à disposição, no que for possível, para ajudar o Independente nesta temporada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário