Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Opinião da rodada

Por Edmar Ferreira

Dois jogos prometem agitar a rodada deste meio de semana do Campeonato Brasileiro: Vasco da Gama x São Paulo e Palmeiras x Coritiba.

Em São Januário apostaria num empate sem gols esta noite. Ninguém vai querer se arriscar tanto assim. Para o São Paulo, não perder seria um ótimo negócio, pois na sequência terá Figueirense e Atlético/GO no Morumbi, enquanto o rival terá Santos e Botafogo pela frente.

O Vasco precisa vencer para se distanciar de vez do Tricolor, mas vem apresentando um futebol bem abaixo da média. Um futebol pobre para quem quer uma vaga na próxima Libertadores. Contra o Atlético/GO por exemplo, o gol da vitória saiu no fim.

A fase do atacante Alecssandro não é das melhores. Para piorar, Carlos Tenório está vetado. Éder Luís não é nem sombra do jogador que foi no ano passado. Já o São Paulo joga sem Lucas, mas terá em campo um Luís Fabiano com dores, porém motivado.

Além disso, a zaga são-paulina, um dos problemas da temporada, está melhorando. Até o contestado Paulo Miranda virou titular como lateral-dieito. O time do Morumbi encontrou o bom futebol na hora certa.

Para quem gosta de números, o Vasco não perde para o São Paulo há 5 jogos (2 vitórias e 3 empates). Na história do Brasileirão, foram 42 jogos, com 13 vitórias vascaínas, 16 ticolores e 13 empates.

--------------------

Corinthians e Flamengo também devem empatar no Pacaembu. O Timão está desfalcado e o Mengão jogará fechado.

O alvinegro precisa de duas vitórias para não correr nenhum risco de rebaixamento. As voltas de Emerson Sheik e Romarinho deixam o setor mais fortalecido, mas os gringos estão de fora, servindo suas seleções.

A ausência de Paulinho também deixa o Corinthians sem uma aproximação de surpresa na área. Guilherme não tem a mesma qualidade do selecionável. Danilo está fora de novo, com dores na coxa. O time de Tite não perde para o Flamengo desde 2010.

No Mengão, Vágner Love costuma se destacar contra o rival. Isso vem desde os tempos de Palmeiras. Já Felipe vai querer fechar o gol, pois saiu do clube pela porta dos fundos.

------------------------

No Engenhão, o Botafogo deve aproveitar a ausência de Neymar. Todos os adversários do Peixe vêm se dando bem quando o craque fica de fora. Sem a fera o time santista é comum.

Só que o maior problema do Fogão é o próprio elenco, que não vem falando a mesma língua desde a chegada de Seedorf. Tem muito cacique para pouco índio em General Severiano. Mesmo assim deve dar a estrela solitária: 2 a 1.

-------------------------

Amanhã o bicho vai pegar em Araraquara. É o chamado "jogo do ano" para o Palmeiras. Se não vencer o Coritiba, bem-vinda Série B. O torcedor sabe disso e deve lotar a Arena Fonte Luminosa.
O Verdão está sem seus laterais Artur e Juninho, sem o craque Valdivia e sem o artilheiro Barcos. Justo agora? Vamos torcer por uma boa performance do limeirense Correa.

Na frente, Maicon Leite e Obina podem aproveitar da ausência da zaga titular do Coxa. Luccas Claro e Chico jogarão improvisados. Por outro lado, o capitão Everton Ribeiro está de volta. Dá Palmeiras, 2 a 0.

------------------------------

Para completar, acho que o amistoso de amanhã na Polônia servirá para uma única conclusão: Kaká pode voltar a vestir a camisa da seleção brasileira?

Vejo com bons olhos o seu retorno e acredito que ele vai se sair bem. Primeiro, porque readquiriu sua condição física ideal - joga sem dores -, e segundo, que atuará ao lado de craques da atualidade como Oscar e Neymar.

Tem tudo para ele fazer um grande amistoso e provar aos brasileiros que pode ser um dos destaques da Copa do Mundo de 2014 ao lado de Neymar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário