Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Copa Sul-Americana começa hoje

A Copa Sul-Americana de 2010 começa hoje com um grande atrativo. O campeão da competição ganha o direito de disputar da Taça Libertadores da América de 2011, além de uma boa premiação em dinheiro dada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

A competição reúne, em sua maioria, equipes que não conquistaram vaga para a Libertadores por meio de torneios nacionais. Teoricamente, o nível da competição desta maneira fica mais fraco. Apenas Argentina e Equador, das dez federações afiliadas, apontaram as equipes mais bem classificadas em seus campeonatos.

No total, são 39 equipes. Brasil, com oito, e Argentina, com seis, são os países com mais representantes. As equipes destes países entram na segunda fase do torneio, sempre em confrontos domésticos. A LDU, atual campeã (venceu o Fluminense na final em 2009), entra direto nas oitavas de final. Vale lembrar que a Sul-Americana é toda disputada no sistema de mata-mata.

Argentina sem Boca Juniors e River Plate

A Argentina não terá sua dupla de gigantes na edição de 2010. Convidados nas outras edições, River Plate e Boca Juniors não se classificaram. A Argentina faturou o título com o próprio Boca (duas vezes, em 2004 e 2005), San Lorenzo (2002) e com o modesto Arsenal de Sarandí (em 2007). Brasil (Internacional-2008), Equador (LDU-2009), México (Pachuca-2006) e Peru (Cienciano-2003) foram os outros países que tiveram campeões.

A competição vai marcar muitas estreias. No Brasil, Avaí e Grêmio Prudente disputarão a primeira competição internacional oficial de suas histórias. O mesmo acontece com Sport Huancayo e Universidad César Vallejo (ambos do Peru) e Deportivo Lara (da Venezuela). O clube venezuelano, inclusive, é o caçula da competição (foi fundado no ano passado). O Grêmio Prudente era o antigo Barueri (fundado em 1989).

Rodada:

Hoje, às 19h:
Defensor Sporting (URU) x Olimpia (PAR)

Quarta-feira:
19h00 - Grêmio Prudente x Atlético Mineiro
21h15 - Deportivo Quito (EQU) x Universidad San Martín (PER)

Quinta-feira:
19h30 - Goiás x Grêmio
23h30 - Atlético Huila (COL) x Trujillanos (VEN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário