Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de junho de 2010

Morre aos 97 anos, o tenista Esmeraldo Figueira Filho, ex-combatente da Revolução de 32


Limeira perdeu no último sábado Esmeraldo Figueira Filho, de 97 anos, um dos últimos ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932 vivos no município. Considerado um herói limeirense, Esmeraldo faleceu depois permanecer alguns dias internado no Hospital Unimed.

Mesmo a três anos de alcançar o centenário, Esmeraldo participou das edições do Dia do Desafio dos últimos anos. Entre as atividades preferidas, o jogo de tênis, onde praticava diariamente. Além disso, sempre foi lembrado nas comemorações da Revolução Constitucionalista de 1932. No evento que comemorou o 77º aniversário, realizada no ano passado, a Secretaria de Turismo e Eventos homenageou Esmeraldo e Ulisses Rodrigues de Oliveira, que, naquela data, eram os dois últimos ex-combatentes limeirenses.



Para Domingos Furgione, ex-secretário da pasta, a Revolução de 1932 perdeu parte da história. "Representava a parte viva da história. Sempre que retratava sua participação, ele vivenciava os fatos. Além disso, Esmeraldo sentia prazer em compartilhar sua experiência com todos, tanto para as crianças quanto aos adultos. A comunidade limeirense, assim como seus familiares, perdeu um de seus grandes heróis", disse.

Domingos também descreveu a atenção com que Esmeraldo tratava os funcionários da secretaria. "Ele, assim como sua família, sempre recebeu com carinho toda a equipe de Turismo e Eventos. Era uma pessoa amável e importante para a história limeirense", finalizou.
Esmeraldo, natural de Ribeirão Preto, era viúvo de Ruth Gomes Figueira e deixou os filhos Eliel, Eni, Everli. Seu velório aconteceu no templo da 1ª Igreja Presbiteriana Independente.

2 comentários:

  1. Esmeraldo Figueira Filho faleceu dia 22/5/2010,sábado e a notícia foi publicada na Gazeta 1 semana depois.Esquisito.Ninguém ficou sabendo no dia 22 ou 23 de maio (?)Morreu um cientista limeirense,"pai"das fibras ópticas ninguém ficou sabendo.Morreu um grande maestro de orquestra limeirense (a famosa Orquestra Peruzza),ninguém prestou-lhe homenagens póstumas.Morreu o maestro Cerdeira da Henrique Marques, pouco se falou. Agora falece Esmeraldo o penúltimo dos soldados de 32 e...
    Bem, nunca é tarde para prestar-lhe homenagem.

    ResponderExcluir
  2. Eni Figueira Ambrosetti7 de abril de 2013 às 11:36

    Acabo de ler esta linda e preciosa homenagem a meu pai! Quanta emoção e quanta gratidão guardo em meu coração.

    Ele teria completado 100 anos neste ano...

    Eu estava a procura de fotos da 1ªIgreja Presbiteriana Independente de Limeira, da qual ele foi o encarregado pela fundação em 1955, e que hoje (07/04/2013) completa 50 anos de organização como igreja.

    Muito obrigada, do fundo do meu coração, Edmar Ferreira! Realmente ele continua a ser um herói para mim e imagine a alegria dele, se aqui estivesse.

    Eni

    ResponderExcluir