Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Independente traz empate de Taubaté

*** Por Roberto Lucato

Jogando debaixo de um céu azul de brigadeiro e sob forte calor, na manhã de ontem em Taubaté, o Independente trouxe um empate para Limeira do estádio Joaquim de Moraes Filho.

Todavia, se no final do espetáculo o placar foi justo, o Galo fez um primeiro tempo de muita qualidade, podendo não só ter aberto o marcador, como levado para os vestiários uma ampla vantagem.

Nos primeiros dez minutos as duas equipes apenas se estudaram em campo e a primeira chance foi favorável ao Independente. Jackson fez tabelinha e recebeu na grande área pela direita, chutando rasteiro para fácil defesa de Santos.

A resposta do Taubaté foi imediata, com o experiente meia Luciano Henrique, testando o goleiro Geison de fora da área. Fácil defesa.

O tempo corria e o ataque galista se mostrava mais veloz, especialmente Anderson, que aos 18 minutos recebeu no bico direito da grande área e chutou rasteiro, nas mãos do goleiro.

Embora não utlizasse com frequência as laterais de campo e jogasse mais centralizado, o Galo experimentou a vantagem de errar poucos passes, mesmo os esticões para a frente. Em uma dessas jogadas, Anderson penetrou novamente pelo setor direito e fuzilou, aos 27, para defesa de Santos.

O meia Claytinho também aparecia bem no setor de criatividade, e não desperdiçava as oportunidades de experimentar ao gol. Aos 29 minutos ele arriscou e mandou por cima do travessão.

Mas aos 31, recuperando uma bola rechaçada de um escanteio, o tiro foi certeiro, forte, mas desviado pelo sistema defensivo do Burro da Central.

As duas maiores oportundades para o Independente apareceram após os 30 minutos de bola rolando. Aos 33, o zagueiro Xandão se projetou pelo setor direito e recebeu um passe açucarado. Na hora do chute a bola tomou rumo ignorado.

Finalmente, aos 41, novamente Claytinho, desta vez arrematando após a cobraça de um escanteio. O chute saiu forte, tirando tinta do poste esquerdo de Santos.

Graças ao goleiro Santos o Galo não abriu o placar com Xandão. Após escanteio cobrado por Claytinho, o becão subiu no segundo andar e cabeceou forte. A bola fatalmente entraria no ângulo, mas o arqueiro do Burro da Central fez um verdadeiro milagre, desviando à escanteio.

Segundo Tempo

A torcida local estava impaciente com a partida e, na segunda etapa, aguardou que as recomendações feitas pelo técnico Paulinho McLaren surtissem algum efeito. Mas não foi o que aconteceu.

O Galo continuava bem postado no gramado, a exemplo do final do tempo inicial, e teve um gol anulado aos seis minutos, quando Negueba aproveitou rebote do goleiro após uma conclusão de Anderson. A bandeira Leandra Cossete viu uma situação irregular, apontando para o árbitro Rodrigo Santos, que teve atuação confusa durante os 90 minutos.

O técnico Álvaro Gaia promoveu, então, a substituição de Claytinho, e de certa forma mudou o comportamento do time. A entrada de Jordy Guerreiro, se deu mais velocidade nos contra-ataques, tambem deixou o alvienegro de Vila Esteves mais vulnerável na marcação.

O Taubaté aproveitou esta situação e a partir dos 15 minutos passou a ter maior domínio de jogo. Os espaços apareciam porém, o sistema ofensivo do Burro era frágil e não chegava com perigo a meta de Geison. Com a saída do amador Luciano Henrique tudo ficou mais difícil aos mandantes, que buscavam a vitória na ligação direta defesa-ataque.

As duas únicas oportunidades criadas pelo Indepenente na segunda etapa surgiram aos 29 e aos 33 minutos, ambas desperdiçadas pelo atacante Dairo e da mesma maneira: infiltração na esquerda da grande áerea a arremate fraco, nas mãos do goleiro.

O Taubaté ainda teve a chance da vitória aos 37 minutos, quando Rafael Piauí recebeu lançamento pela esquerda, mas chutou para fora do estádio. A verdade é que o forte calor dosou o ânimos na segunda etapa, mas não retirou o brilho da disputa.

A partida foi muito movimentada e, considerando um duelo fora de seus domínios contra uma equipe tradicional e bem armada, o pontinho foi recebido pela comissão técnica galista. 

O Independente soma 5 pontos ganhos e ocupa a sétima colocação da Série A-3. Na quarta-feira, às 20h, receberá o Juventus, no Pradão.

Ficha Técnica

Taubaté 0 x 0 Independente


Local - Estádio Joaquim de Moraes Filho, em Taubaté
Árbitro - Rodrigo Santos
Auxiliares - Renato de Oliveira Cardoso e Leandra Aires Cossete
Taubaté - Santos; Renan, Eduardo Praes, Natan e Raí (Rafael Piauí); Fernando, Amaral, Dodô (Flávio Aurélio) e Luciano Henrique (Madisson); Jefferson e Marcos Nunes. Técnico - Paulinho McLaren.
Independente - Geison; Jackson (Bruno Saccomani), Denner, Xandão e Andrezinho; Alysson, Fabiano, Negueba e Claytinho (Jordy Guerreiro); Dairo e Anderson (Adam Mateus). Tecnico - Álvaro Gaia.
Ocorrências - cartões amarelos para Jackson (IN), Renan, Fernando e Flávio Aurélio (Taubaté)

Nenhum comentário:

Postar um comentário