Pesquisar este blog

sábado, 15 de junho de 2013

Relembre as decisões da Copa das Confederações

A seleção brasileira tentará aproveitar sua condição de anfitriã, para conquistar seu quarto título da Copa das Confederações, o terceiro seguido, aumentando ainda mais sua hegemonia na competição que envolve os campeões continentais.

Relembre as finais:

1992 - Os argentinos conquistaram a primeira edição com a vitória sobre a Costa do Marfim nas semifinais por 4 a 0 e a Arábia Saudita na final por 3 a 1.

1995 - Os irmãos Michael e Brian Laudrup lideraram a seleção dinamarquesa até o título, que veio com a vitória sobre a poderosa Argentina na finalissíma por 2 a 0.

1997 - O torneio passou a ter seu nome e formato atuais, apesar de os problemas com o calendário afastarem diversas seleções. Na ocasião, o Brasil, dirigido por Zagallo, conquistou seu primeiro título ao humilhar a Austrália, com três gols de Romário e Ronaldo cada.

1999 - México foi o anfitrião e venceu a seleção brasileira na final por 4 a 3. Ronaldinho Gaúcho, na época uma revelação ainda, foi eleito melhor jogador do torneio.

2001 - Mesmo desfalcada de Zinedine Zidane, a França, então campeã mundial, eliminou o Brasil nas semifinais e foi campeã ao vencer o Japão com um gol de Patrick Vieira.

2003 - Jacques Santini assumiu os 'Bleus' e deu o bicampeonato aos europeus em 2003, ao vencer Camarões na final por 1 a 0, com gol de Thierry Henry. Esta edição ficará marcada pela morte dentro de campo do camaronês Marc Vivien Foé, durante o jogo contra a Colômbia.

2005 - O Brasil foi campeão na Alemanha. A equipe dirigida por Carlos Alberto Parreira goleou na decisão a Argentina por 4 a 1, com dois gols de Adriano, eleito o melhor da competição, um de Kaká e outro de Ronaldinho Gaúcho.

2009 - Na África do Sul, Dunga dirigiu a seleção brasileira, que eliminou a Espanha nas semifinais e conseguiu uma virada heróica na decisão contra os Estados Unidos, graças aos gols de Luís Fabiano e Lúcio, vencendo por 3 a 2.

Ano - Sede - Campeão - Vice
1992 Arábia Saudita - Argentina - Arábia Saudita
1995 Arábia Saudita - Dinamarca - Argentina
1997 Arábia Saudita - Brasil - Austrália
1999 México - México - Brasil
2001 Coreia do Sul/Japão - França - Japão
2003 França - França - Camarões
2005 Alemanha - Brasil - Argentina
2009 África do Sul - Brasil - EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário