Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Odair dos Santos inicia preparação na Espanha

Após desembarcarem em Granada, na Espanha, alguns atletas da Seleção Brasileira de Atletismo do Comitê Paraolímpico Brasileiro seguiram para Sierra Nevada, onde a 2.320 metros de altura, iniciaram os treinamentos em altitude como preparação para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012.

Entre os atletas está o limeirense Odair dos Santos, que em sua terceira Paraolimpíada, tentará a única medalha que falta em seu currículo, a de ouro.

Hoje, Odair é o atual recordista Mundial dos 1.500m e 800m, e primeiro do ranking nos 5.000m. Como não será oferecida a prova dos 800m para sua categoria, o atleta participará somente dos 1.500 e 5.000m.

Classificado como T11, Odair conta com dois atletas guias Samuel Souza Nascimento e Carlos Antônio Santos. Eles se revezam nos treinamentos e competições. O atleta guia corre ao lado do atleta preso a uma pequena cordinha nas mãos e durante a corrida incentiva e passa as informações de como e onde estão os adversários na prova. 

A primeira prova de Odair dos Santos é a eliminatória dos 1.500m, no dia 31 de agosto. No dia 2, acontece a semifinal e no dia seguinte, a final dos 1.500m. Já os 5.000m terão sua semifinal no dia 5 de setembro e a final no dia 7.

Odair está consciente da dificuldade que vai encontrar e da pressão que é disputar um evento desta magnitude, mas está bastante confiante e prepararado para enfrentar mais esse desafio.

Fabio Breda, técnico do atleta Odair, também faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Atletismo.

"Em 2012 iniciamos o ano treinando na Colômbia. Foram 30 dias preparando o corpo para suportar a alta carga de treino que viria pela frente durante o ano. Agora voltamos a altitude para finalizar o ciclo de treinamento e chegar em Londres bem preparado. O alto rendimento é uma coisa bastante complexa. Não é simplesmente montar um planilha ou passar um treino. Tem que conhecer bem o atleta, estudar e aplicar o treinamento da forma correta na hora certa. Hoje o nível mundial está muito forte", comentou.

A equipe tem o seu retorno previsto para o dia 11 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário