Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Revelação da Copa Gazeta, atacante de Limeira completa seis anos na base do São Paulo


Tímido e de poucas palavras, porém dono de um futebol eficiente e encantador. O menino Joanderson de Jesus Assis teve em 2011 um dos anos mais positivos de sua carreira. Além de ser o vice-artilheiro do Campeonato Paulista Sub-15 com 22 gols pelo São Paulo, foi convocado para a Seleção Brasileira, onde teve a oportunidade de disputar a Copa Nike Friends, em Miami, nos Estados Unidos.

Em fevereiro do ano que vem, Tatá, como é conhecido em Limeira, deverá assinar o seu primeiro contrato como jogador profissional do Tricolor, pois completará 16 anos.

Joanderson nasceu em Jequié, na Bahia, em 16/02/1996, mas se considera um limeirense nato, pois reside em nossa cidade desde os 5 anos. É filho de Joselito Santos Assis, que trabalha na Garcia Terraplanagem e da dona de casa Rosemeire de Jesus Assis. O craque tem mais três irmãos, um deles é Joabson, de 19 anos, que está tentando a carreira profissional e a exemplo do irmão, se destacou em algumas edições da Copa Gazeta. Thátila, de 11 e Antônio Carlos, de 7, são seus outros irmãos.


Rápido e ainda por cima canhoto - tudo o que um marcador não espera encontrar pela frente -, Tatá começou na escolinha do Paulistano, que na época tinha uma parceria com o Metalúrgicos. Foi campeão da Copa Gazeta Fraldinha e destaque da competição. "Devo muito ao técnico Lopes. Ele me ensinou os caminhos do gol", destacou.

Sua vida começou a mudar em um jogo do Campeonato Municipal. Disputando uma semifinal no Limeira FC pelo Metalúrgicos, o atacante esperto, driblador e finalizador chamou a atenção de Tupã, um olheiro do Tricolor que estava visitando Limeira. Duas semanas depois, lá estava o garoto em pleno Morumbi, treinando entre as feras do São Paulo. "Cheguei meio assustado, pois tudo foi muito rápido. Mas me soltei nos treinamentos e consegui mostrar meu futebol. No primeiro amistoso que disputei, fiz gols e fui o melhor do jogo. Isso meu deu confiança para continuar meu trabalho", lembrou.


Com a conclusão das obras do CT de Cotia, Tatá ficou alojado, participando de todos os campeonatos de sua nova equipe. "Visitava minha família às vezes nos finais de semana, quando não tinha jogo. Esse CT tem de tudo e é um sonho para os jogadores", frisou.

Mas de todos esses seis anos na capital, o melhor deles foi, indiscutivelmente, 2011. Com 1m79 e 66 kg, o jogador foi vice-campeão paulista e vice-artilheiro do Estadual com 22 gols - o artilheiro marcou 28. Só que Tatá e mais quatro jogadores desfalcaram o Tricolor na final contra o Desportivo Brasil, pois estava na Seleção Brasileira. "Perdemos o primeiro jogo em casa por 2 a 0 e vencemos a volta por 2 a 1. Acredito que se os cinco titulares jogassem, a história teria sido outra", comentou.

Tatá detonou nas semifinais contra o Santos. Na goleada por 6 a 0, marcou 4 gols. "Não foi a primeira vez que marquei quatro gols em uma única partida. Goleamos o Sumaré na fase de classificação por 6 a 2 e marquei quatro vezes", lembrou.

Seleção Brasileira

Foram duas convocações para a Seleção Brasileira. A primeira delas foi para a Copa América da Venezuela. O Brasil venceu os quatro jogos que disputou: 2 x 1 Colômbia, 1 x 0 Peru, 4 x 3 Venezuela e 1 x 0 Equador, conquistando a competição. "Estrear na seleção e ser campeão era tudo o que eu mais queria. Minha família ficou muito feliz", disse.


A segunda foi para a Copa Nike Friends em Miami, nos Estados Unidos. O Brasil, do técnico Emerson Ávila (ex-volante do Flamengo, Vasco e Palmeiras) estreou vencendo a Turquia por 1 a 0, empatou com a França por 1 a 1 e perdeu para os EUA por 3 a 1, ficando com a segunda colocação. Foram mais três gols com a camisa verde e amarela.

Em férias e descansando com a família em Limeira, Tatá sonha alto. Além de assinar seu primeiro contrato profissional com o São Paulo em fevereiro de 2012, o craque sonha em defender o time profissional do São Paulo dentro de três anos e quem sabe, chegar a seleção principal também. "O mais importante é que tenho os pés nos chão apenas da pouca idade que tenho", completou.

O Twitter do jogador é: @JoAssis11_

Nenhum comentário:

Postar um comentário