Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Curiosidades do dia: 25 de novembro

1928 – Corinthians venceu a Portuguesa de Desportos por 3 a 2 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi no Parque São Jorge e os gols corinthianos foram anotados por: De Maria, Gambinha e Neco, enquanto que para a Lusa marcaram; Amieto e Salles. Com esta vitória o Corinthians sagrou-se Campeão Paulista – 6º título paulista do Timão.

Ainda nesta partida quase tivemos uma tragédia. Os jogadores da Lusa contestaram o segundo gol corinthiano com tanta veemência, que um dos dirigentes entrou em campo com uma arma na mão, mas não conseguiu atirar no juiz porque o jogador corinthiano Neco o impediu. Em protesto, os jogadores da Portuguesa abandonaram o campo, mas o juiz autorizou que Neco desse nova saída e com o gol vazio marcou o terceiro gol corinthiano.

1941 – Nasceu o jogador argentino Artime, que jogou no Palmeiras na década de 60.

1951 – Portuguesa de Desportos venceu o Corinthians por 7 a 3 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi no Pacaembu e os gols da Lusa foram marcados por Julinho (4), Pinga (2) e Nininho, enquanto que para o Timão marcaram; Carbone (2) e Idário. Debaixo de muita chuva a Portuguesa que tinha na época o ataque da seleção paulista; Julinho, Renato, Nininho, Pinga e Simão goleou o Corinthians, que seria o campeão daquele ano. Para esta derrota jogaram a culpa nas costas do goleiro Gilmar que havia chegado no clube vindo do Jabaquara. Somente no ano seguinte, Gilmar voltou a vestir a camisa do Timão.

1959 – Palmeiras venceu o Corinthians por 3 a 0 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi no Pacaembu e os gols do alviverde foram marcados por: Américo (2) e Romeiro.

1971 – Vasco venceu o Internacional de Porto Alegre por 2 a 0 pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi no Maracanã. Este jogo marcou a estréia do jogador Roberto Dinamite como profissional, inclusive marcando um dos gols da partida.

1981 – São Paulo e Ponte Preta empataram em 1 a 1 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi no Morumbi e o gol são-paulino foi anotado por Serginho Chulapa, enquanto que para Ponte, Toninho Oliveira marcou o gol de empate. Esta foi a primeira partida da grande decisão para saber quem seria o campeão paulista daquele ano. A segunda partida aconteceu dia 29 de novembro.

1998 – Morreu o repórter esportivo Eli Coimbra, que trabalhou muito tempo na TV Tupi, onde pertencia a equipe formada por Walter Abraão, Geraldo Bretas, Gerdi Gomes, Roberto Petri e Sérgio Baklanos.

2000 – São Paulo e Palmeiras empataram em 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi no Morumbi e o gol são-paulino foi anotado por Marcelo Ramos, enquanto que Adriano marcou o gol alviverde. Este foi o jogo de nº 262 entre as duas equipes.

2007 – Neste dia o jogador Fernandão marcou o gol de nº 1.000 do Campeonato Brasileiro daquele ano.

2007 – Neste dia aconteceu uma tragédia no Estádio Fonte Nova, na Bahia. Em meio às comemorações pela classificação do Bahia à Série “B” do Brasileirão, parte da arquibancada do estádio Fonte Nova se rompeu e 8 torcedores caíram de uma altura equivalente a um prédio de cinco andares. Os oito morreram e 60 ficaram feridas.

*** Informações do historiador José Carlos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário