Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de julho de 2015

Limeirenses chegam ao cume do Pico das Agulhas Negras no RJ


Em comemoração ao Dia do Alpinista de Limeira, cinco limeirenses escalaram o Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro, no último dia 11, e conseguiram chegar ao cume.

Trata-se do sexto ponto mais alto do Brasil, estando a 2.791 metros ao nível do mar.

O guia de expedição Ademir de Jesus Silva, de 47 anos, e os aventureiros Felipe Luccetti Prada, Marcelo Alexandre Polatto, Carlos e James Batista de Oliveira enfrentaram uma temperatura baixa, de 4 graus e sensação térmica de 0, e levaram a bandeira de Limeira para registrar o feito.

Foram mais de quatro horas de escalada, com enorme dificuldade. Para se ter uma ideia, durante o inverno a temperatura chega a -10 graus C.

Um dos objetivos do Clube Grupo de Esporte e Turismo de Limeira é se tornar uma associação para oficializar projetos com os temas de natureza, esporte, turismo e saúde na cidade.

Ademir tem larga experiência, pois além de alpinista, é paraquedista e atua em alta montanha desde 1993, enfrentando qualquer adversidade. Há 20 anos ele escala o Pico das Agulhas Negras e montanhas de outras 11 cidades brasileiras. "Aqui perto tem Analândia, Ipeúna, Atibaia e São Pedro", lembrou.

Silva esteve duas vezes no temido Aconcágua, situado nas Cordilheiras dos Andes, na Argentina. Em 2012 fez aclimatação e em 2013 fez tentativa de cume.

Só que uma tragédia abalou sua expedição. Ademir perdeu seu amigo Josenildo Correia da Silva, o "Paraíba", que sofreu uma queda e seu corpo foi encontrado 20 dias depois. Ele liderava o grupo de mais quatro brasileiros, sendo três paulistas e um mineiro.

Naquele dia, Ademir iniciou a escalada às 5h e acabou desistindo ao atingir 6.500m, faltando apenas 400m para o objetivo final.

"Era impossível prosseguir. O nível de congelamento estava altíssimo. A temperatura era de -20 graus. Fiquei com receio de perder membros por congelamento. Mas o nosso líder Paraíba decidiu continuar. Na descida, ele sofreu a queda e morreu. Trouxe todo o seu material para a família. Foi um dos momentos mais difíceis da minha carreira", contou.

Ademir quer levar essa lei do Dia do Alpinista em diante. "Você só é considerado alpinista se completar a meta e atingir o cume ou pico, caso contrário você é só um turista", lembrou o guia, que tem mais de 15 mil fotos de suas expedições e contatos com a natureza.

Com o apoio da Prefeitura de Limeira, Silva pretende reunir grupos para participar de várias atividades, ou melhor, aventuras. Os interessados podem ligar para o 98190-2028.

Nenhum comentário:

Postar um comentário