Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Independente perde em Matão com gol aos 49 minutos do 2º tempo


*** Por Roberto Lucato

O Independente conheceu mais uma derrota na manhã de ontem fora de seus domínios, jogando contra a desesperada Matonense, que tenta fugir do rebaixamento na Série A-2.

Na verdade, os comandados de Álvaro Gaia demoraram para entrar no jogo e fizeram um primeiro tempo abaixo da média.

Com a formação de três zagueiros, Josimar, Xandão e Allysson, o Galo foi excessivamente cauteloso e suas principais referências ofensivas pouco produziam.

A Matonense se aproveitou disso e aos poucos conseguia vencer a disputa pela meia-cancha, tendo em João Gabriel sua principal arma. Ao lado de Jean Carlos ele construía as principais oportunidades de sua equipe, especialmente pelo setor esquerdo, envolvendo facilmente o lateral galista Alemão.

O primeiro momento de perigo ocorreu aos 21 minutos, quando Matheus fez defesa segura após Jean Carlos disparar de fora da área. O Galo continuava tímido e conseguiu construir um bom ataque apenas aos 28 minutos, quando Romarinho entregou passe açucarado para Johnathan no interior da área. O artilheiro dominou e bateu, mas a bola ganhou a linha de fundo.

João Gabriel teve a chance de abrir o placar aos 31 minutos, cobrando de maneira magistral uma fala cometida por Josimar em Obina. Ele bateu colocado, no ângulo de Matheus, mas a bola chocou-se na forquilha e bateu no goleiro para ganhar a linha de fundo.

A pressão continuava e poucos minutos depois, aos 39, aconteceria a abertura do placar. Depois de uma confusa troca de passes na intermediária do Galo, a Matonense retomou a posse de bola e João Gabriel fora lançado como ponteiro canhoto. Sem marcação, ele avançou e escolheu um melhor posicionamento de Jonatas Obina para entregar-lhe a bola entre dois marcadores. O atacante apenas desviou para fazer 1 a 0.

Obina, aliás, ganhava o duelo com Josimar e atuava como pivô, servindo seus companheiros com precisão. Aos 47 ele ainda teve a chance de ampliar, driblando o goleiro Matheus, mas na hora de chutar a bola desviou em Xandão.

Álvaro Gaia promoveu a entrada de Lê no lugar de Thiago Silva depois do intervalo, tentando melhorar a criatividade de sua equipe. Não só a substituição deu resultado como o Independente, como um todo, voltou mais disposto ao gramado, e as primeiras oportunidades começaram a aparecer.

O gol de empate não tardaria. Aos 12 minutos, depois de troca de passes envolvente, Allysson tocou a bola para Johnathan e recebeu na sequência da tabela. Com oportunidade de bater ele não vacilou e mandou no canto esquerdo do goleiro Washington, 1 a 1.

A partida ficou aberta daí então, com sucessivas oportunidades para ambos os lados. O Galo, diferente da primeira etapa, seguia veloz porém exposto aos contra-ataques.

João Gabriel quase desempatou aos 15 minutos, cobrando com perfeição uma falta do setor direito. Matheus mandou a escanteio em boa defesa.

Aos 18, a Matonense poderia ter conquistado seu segundo gol. Depois de boa ligação para Jonatas Obina pela ponta esquerda, em contra-ataque, ele serviu Naldinho praticamente sem marcação. Como o gol escancarado a sua frente ele tentou bater de primeira e mandou para fora.

Aos 31, porém, não teve jeito. Pituca chutou da direita e Matheus, caindo para defender, deu rebote. Naldinho acompanhava o lance e desempatou, se antecipando aos zagueiros galistas: 2 a 1.

O gol fez com que a equipe azul se posicionasse inteiramente na defesa e o Galo passou a ter mais dificuldades para furar a retranca. Somente aos 43, surgiu uma boa chance. Alemão desarmou um adversário na entrada da área e bateu cruzado, forte, no canto oposto de Washington, decretando o empate.

Mas o que parecia impossível, aconteceu. A virada da Matonense viria nos acréscimos, depois que Jonata Obina levantou para a área. Matheus estava livre para defender, mas soltou a bola inexplicavelmente. O atacante Jardel, ex-Inter de Limeira, que entrara na segunda etapa, apenas empurrou com o gol livre a sua frente: 3 a 2 e fim jogo.

O Independente continua dependendo apenas de seus esforços para subir e voltará a campo no próximo sábado, no Pradão, contra o Atlético Sorocaba, às 19h.

Ficha Técnica

Matonense 3 x 2 Independente


Gols - Jonata Obina aos 39 do 1º tempo, Naldinho aos 31 e Jardel aos 49 do 2º tempo (MAT); Allysson aos 12 e Alemão aos 43 do 2º temppo (IN)
Local - Estádio Dr. Hudson Buck Ferreira, em Matão
Árbitro - Carlos Roberto dos Santos
Auxiliares - Alberto Poletto Masseira e Márcio Dias dos Santos
Púbico - 814 pagantes
Renda - R$ 8.660,00
Independente - Matheus; Josimar (Fabiano), Xandão e Allysson; Alemão, André Pastor (Júlio César), Thiago Silva (Lê), Romarinho e Andrezinho; Johnathan e Lucas Xavier. Técnico - Álvaro Gaia.
Matonense - Washington; Bruno, Fabão, Diogo e Ronaell (Jardel); Elsinho, Jonatas, João Gabriel (João Paulo) e Diego Pituca; Jonatas Obina e Jean Carlos (Naldinho). Técnico - Wilson Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário