Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Inter deixa escapar vitória na estreia da Copa SP


Apesar de ter um dos elencos mais jovens entre os 104 clubes participantes, a garotada da Internacional deixou uma boa impressão na estreia da Copa São Paulo de Futebol Juniores. O "Leãozinho" não se intimidou com todo o favoritismo do XV de Piracicaba e empatou por 1 a 1, ontem à tarde no Limeirão, na rodada de abertura do Grupo K.

Como no outro jogo do grupo, Corinthians e Remo também ficaram no 1 a 1, os quatro times somam um ponto. Sendo assim, a rodada de quarta-feira ganhou um tempero todo especial. Quem vencer dará um passo importante rumo a classificação.

A chuva que caiu meia hora antes da partida afugentou o público. Mesmo com entrada franca, pouco mais de dois mil torcedores compareceram ao Major Levy para apoiar o alvinegro local.

A Inter, do técnico Geninho, começou melhor a partida, criando boas oportunidades. Aos 11 minutos, Dodô serviu Gustavo, que bateu prensado para o gol. Foi a primeira vez que a torcida leonina se manifestou nas arquibancadas, tentando empurrar a garotada.

O XV quase não incomodava o goleiro leonino, que foi um mero espectador no primeiro tempo. Aos 25 minutos, após troca de passes envolvente entre Gustavo e Gabriel, a bola sobrou para Cesinha, que de fora da área, mandou por cima do gol. Aliás, diga-se de passagem, Cesinha foi o grande nome da Inter na partida. Bom marcador, habilidoso e inteligente, essa é uma das promessas apontadas pelo técnico Paulo Cezar Catanoce para o time de cima.

Aos 26 minutos, a Inter por pouco não abriu o placar. O limeirense Cauê Neves, que tinha até uma torcida particular no Limeirão, tabelou com Dodô e apareceu livre na grande área. O volante tentou encobrir o goleiro Edielso, mas faltou caprichar um pouco mais. A bola passou muito próxima do travessão.

O XV parecia assustado em campo. A confiança no resultado positivo logo na estreia era tão grande, que mais da metade do time piracicabano descoloriu o cabelo antes da partida. Como disse o comentarista Naldo Dias, pareciam "seis cantores Rodriguinhos dos Travessos em campo".

Aos 36 minutos, Giovani foi lançado pela meia-esquerda e apenas ajeitou para Gustavo, que finalizou no meio do gol para a fácil defesa de Edielso.

O Nhoquim, que chegou até a terceira fase do Campeonato Paulista Sub-20, melhorou nos dez minutos finais da primeira etapa. Sua primeira chance real de gol aconteceu apenas aos 37 minutos. Foi na cobrança de falta frontal de Douglas, que desviou em Alan e passou rente a trave direita de Tales.

Aos 41 minutos, por pouco a casa leonina não caiu. No apoio de Euller pela esquerda, o lateral chutou em cima da marcação e no rebote, o ligeiro Maicon girou na marca do pênalti e finalizou para o gol. A bola desviou na defesa leonina e foi no contrapé de Tales, que batido no lance, ficou torcendo para a bola não entrar e ela caprichosamente não entrou. Foi um grande susto.

Na cobrança do escanteio, Tales saiu mal de sua meta e o zagueiro Neto subiu sozinho na pequena área, escorando por cima do gol e perdendo ótima oportunidade para os visitantes. A torcida leonina começou a temer pelo pior e passou a torcer pelo fim do primeiro tempo.

Gols

A emoção estava mesmo reservada para a etapa complementar. Logo aos 4 minutos, Giovani recebeu pela meia-esquerda e quando finalizaria para o gol, foi desarmado por Juliano. Só que a bola sobrou limpa para Dodô na grande área. Oportunista, o jogador que jogou a Copa Paulista pelo time principal, bateu na saída do goleiro Edielso fazendo 1 a 0.

Explosão de alegria no Major Levy e gol dedicado ao filho Arthur Henrique, que nasceu há 12 dias em Sumaré. "Eu prometi o gol e cumpri", disse emocionado com a vibração da torcida.

O XV tinha no bom volante Juliano o seu melhor jogador em campo. Ele articulava o time piracicabano e com o gol da Inter, passou a jogar mais avançado. Aos 11 minutos, ele deixou dois leoninos para trás e bateu cruzado, à esquerda de Tales.

A Inter quase ampliou aos 12 minutos. Dodô puxou um contra-ataque pela direita e inverteu na equerda para Gabriel. O meia abriu as pernas, enganando toda a marcação. Foi então que Gabriel disparou um "tubaço", que foi espalmado por Edielso para a escanteio. Na cobrança de Gabriel, o zagueiro Alan subiu sozinho, porém errou o alvo.

O cansaço começou a bater nos leoninos. Os jogadores, acostumados a jogar 35 minutos no Sub-17, sofriam com câibras. Trabalho dobrado para o departamento médico. Para piorar o zagueiro Renan, xerifão da zaga, sentiu um estiramento muscular e precisou ser substituído.

Aos 17 minutos, Gustavo se complicou na grande área leonina, sendo desarmado por Bruninho. A bola sobrou para Felipe, que chutou forte de fora da área para a defesa parcial de Tales. Matheus ficou com o rebote e quando fatalmente empataria o jogo, foi travado na hora certa por Gustavo, que se redimiu do erro.

O XV passou a mandar na partida. O centroavante Jonathan chutou duas bolas com curva, ambas de fora da área, que por pouco não tiveram as redes como endereço.

O empate era uma questão de tempo. Os leoninos estavam exaustos em campo. No ataque estava apenas o limeirense Cauê Neves, isolado. Aos 31 minutos, em jogada rápida de Celsinho pela esquerda, a bola foi rolada para trás e Matheus, livre de marcação, chutou por cima, desperdiçando uma chance de ouro para os quinzistas.

Até que aos 36 minutos a defesa leonina foi vazada. No levantamento da direita de Danilo, o goleiro Tales deu um tapa fraco na bola e ela caiu nos pés de Euller, que só teve o trabalho de deixar tudo igual: 1 a 1.

Os dez minutos finais foram de sofrimento total para os leoninos. O XV jogava na área do alvinegro. Aos 37 minutos, Celsinho serviu Maicon na grande área e o baixinho bateu cruzado, à esquerda do gol.

Aos 42 minutos outro susto para o "Leãozinho". Na falta cobrada por Juliano, mais uma saída equivocada de Tales e o centroavante Jonathan cabeceou à esquerda do gol. Foi a última chance da virada do time piracicabano.

Fim de jogo no Limeirão e aplausos da torcida em reconhecimento pelo que esses meninos de 16 e 17 anos fizeram em campo. "Meu time foi muito bem em campo. Eles se esforçaram e deram o máximo de si, mesmo sendo mais novos. Estou orgulho pelo que produziram na estreia", comentou o técnico Geninho. Para os especialistas, a Inter poderia até ser goleada.

Com esse empate, a Inter interrompe a série de seis estreias com vitórias em casa na Copa São Paulo. Na quarta-feira o adversário será o Remo, às 19h. Jogo decisivo, uma vez que o representante de Belém do Pará - semifinalista da Copa do Brasil Sub-20 - surpreendeu o Corinthians, empatando por 1 a 1, ontem à noite no Limeirão.

Ficha Técnica

Internacional 1 x 1 XV de Piracicaba

Gols - Dodô aos 4 do 2ºT (IN) e Euller aos 36 do 2ºT (XV)
Local - Limeirão
Árbitro - Cristiano de Lazzari
Auxiliares - Jumar Nunes dos Santos e Alexandra Aparecida Rodolfo
Internacional - Tales; Gustavo (Cazão), Alan, Renan (Sábalo) e Giovani; Leonardo, Cesinha, Vitão e Cauê Neves; Gabriel (Júlio César) e Dodô. Técnico - Geninho.
XV de Piracicaba - Edielso; Ramon (Danilo), Neto, Peralta e Euller; Felipe, Juliano, Bruninho (Celsinho) e Douglas; Jonathan e Maicon. Técnico - Odair Patriarca.
Ocorrências - cartões amarelos para Gustavo e Dodô (IN); Peralta e Juliano (IN). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário