Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Internacional de Limeira vence o dérbi e vai embalada para a segunda fase da Segundona


O técnico Claudemir Peixoto sabia que uma vitória convincente contra o rival Independente aumentaria a confiança da Internacional para a segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Foi além da expectativa, já que o Leão venceu por 3 a 0 e o treinador tornou-se o “Senhor dos Dérbis” com 4 vitórias seguidas, duas pelo Independente em 2007 e mais duas com a Inter nesta temporada.

Nem o mais otimista dos torcedores do Independente acreditava na vitória galista no Limeirão, tamanha superioridade do adversário. Mesmo embalado após vencer o Guaçuano por 3 a 1 na rodada anterior, o alvinegro tinha consciência que dificilmente conseguiria deixar o Major Levy com um resultado positivo. O empate já seria comemorado.


A Internacional, que perdeu apenas uma vez na primeira fase, queria vencer o rival mais uma vez, como no primeiro turno, quando bateu o Galo por 1 a 0, em pleno Pradão, gol de Dieguinho. O objetivo foi alcançado e a Inter vai para a fase seguinte com o retrospecto de 10 vitórias, 1 empate e 1 derrota.


O jogo de ontem foi histórico, afinal de contas, pela 650ª vez a Internacional atuava no Limeirão. Com a vitória por 3 a 0, o desempenho leonino em sua casa agora é de 299 vitórias, 195 empates e 156 derrotas, com 879 gols marcados e 622 sofridos.

Com o término da fase de classificação, a Internacional conheceu seus novos adversários, que serão Desportivo Brasil (Jaguariúna), Primeira Camisa (São José dos Campos) e Taboão da Serra. A tabela será divulgada hoje à tarde pela Federação Paulista de Futebol, mas provavelmente a estreia leonina será no sábado, às 10h, em Taboão da Serra, contra o time da casa. Depois, receberia o Primeira Camisa e jogaria em Jaguariúna. No returno, o Leão receberia o Desportivo Brasil, jogaria em São José dos Campos e encerraria em casa contra o Taboão da Serra.

JOGO

O Independente entrou em campo sem nenhuma surpresa. Foi exatamente o time que Miro Capellozza havia confirmado no coletivo de sexta-feira, com os retornos de Gilberto e Gustavo Carioca na zaga, Rocha e Piá no meio-de-campo. Sua única dúvida era entre Maicon e Amagno. O treinador optou pelo clone de Ronaldo Fenômeno. Já Claudemir Peixoto tentou surpreender o rival escalando Diego Carioca, vice-artilheiro do time com 5 gols e que voltava de suspensão. Com isso, o recém-contratado Danilo foi para o banco de reservas. Jonathan, que vinha sendo o titular do Leão, nem entrou. Ao contrários dos jogos anteriores, Diego Carioca não conseguiu desequilibrar, tendo uma atuação bastante modesta no setor.



Foi o Independente que teve a chance de abrir o placar aos 12 minutos, mas incrivelmente a bola não entrou. Maicon Fenômeno ganhou na corrida de Marcelo Ferreira pela esquerda e cruzou na cabeça de Gilberto, que escorou no travessão. O rebote ficou com o também zagueiro Gustavo Carioca, que finalizou na trave direita de Fagner. “A história poderia ter sido outra”, alertava Capellozza.

O Independente apresentou boa marcação, dificultando as ações do rival. Por outro lado, a Inter tinha um toque de bola preciso, mas sem objetividade. Tabelas foram feitas pelo meio, mas o problema era adentrar a área, já que Rocha e Felipe Nathan eram os guardiãs de Gilberto e Gustavo Carioca.

A Inter, que só não marcou gol em uma partida desta primeira fase, que foi na derrota acachapante para o Brasilis por 5 a 0, demorou 17 minutos para marcar o primeiro. Na jogada ensaiada de escanteio pela direita, Diego Carioca tocou para Serginho, que devolveu para o meia. O cruzamento encontrou Fernando Russi na pequena área, que dominou, girou e após se livrar de Gilberto, bateu forte no canto esquerdo de China, marcando seu sétimo gol na temporada, 1 a 0.


O primeiro tempo foi equilibrado. Enquanto a Inter não tinha pressa para atacar, administrando a vantagem, o Galo apostava nas bolas paradas com Piá. Isaías e Neguitão foram pouco acionados, virando presas fáceis para a defesa leonina, que tinha entre as novidades o ala Fabinho, ex-Red Bull, e o zagueiro Léo, que substituíram Cleiton e Bruno Itapagipe, respectivamente. Faltava criatividade ao Galo.


Aos 30 minutos, após escanteio cobrado por Piá, outra vez Gilberto apareceu em ótimas condições de marcar, só que cabeceou por cima do gol de Fagner, assustando a torcida leonina, que começava a mostrar sinais de preocupação.

Os dois times voltaram alterados para o segundo tempo. Miro Capellozza abriu mão de Isaías para melhorar a criatividade com a entrada de Amagno. Já Claudemir Peixoto aumentou seu poder ofensivo com a entrada do atacante Danilo. Com isso, Serginho foi para a ala-direita, improvisado no lugar de Marcelo Ferreira, que deixou o campo.

Aos 8 minutos, Lucas Lima arriscou da meia-esquerda e China mandou para escanteio em seu canto direito. Na cobrança, jogada ensaiada entre Fabinho e Lucas Lima e cruzamento do meia para a área. Danilo desviou de letra e Cazone, livre de marcação, pegou mal na bola, chutando longe do gol de China.


O Independente começou a dominar as ações a partir dos 10 minutos, quando passou a ser arriscar mais ao ataque. Amagno por exemplo, teve duas chances em cobranças de falta. Na primeira aos 23 minutos, ele obrigou o goleiro Fagner a se esticar todo para espalmar para escanteio. Na segunda aos 25 minutos, chutou por cima do travessão leonino. Já Piá, que mostrou disposição apesar de o jogo não valer nada para o seu time, recebeu na entrada da área, mas finalizou à direita de Fagner. Toda vez que o Bad Boy pegava na bola, vaias para o jogador, que foi revelado pela própria Inter em 1996.

Percebendo que sua equipe havia perdido o poder ofensivo, Claudemir Peixoto tratou de colocar Renatinho em campo, como sempre, para incendiar o jogo. Curiosamente, o talentoso atacante do time Sub-20 entrou no lugar de Fernando Russi, abrindo as jogadas pelas pontas em velocidade.


Quando o Independente estava próximo do empate, sofreu o segundo gol. Aos 29 minutos, Lucas Lima puxou um contra-ataque pelo meio. O menino de ouro do Leão lançou Danilo pela esquerda. Acontece que o goleiro China saiu desesperadamente de sua meta, ficando no meio do caminho. Danilo, com o gol aberto, tentou por cobertura, mas a bola foi amortecida em Gustavo Carioca. Foi então que Renatinho aproveitou a deixa na meia-esquerda para cruzar milimétricamente para Lucas Lima, que emendou de primeira de perna esquerda, sem deixar a bola cair. Golaço do prodígio, escolhido como o melhor em campo pela equipe de esportes da Rádio Educadora/Gazeta de Limeira 1020 AM, que cobriu o jogo com exclusividade.


O gol acabou com as pretensões do Independente, que sentiu em campo. Seus jogadores já não buscavam mais o gol como anteriormente. Era um Galo batido e sem forças. Miro Capellozza ainda colocou Acácio e o atacante deu trabalho à defesa leonina nos minutos finais.

Na base do contra-ataque, a Inter começou a desperdiçar boas oportunidades. Aos 33 minutos, Lucas Lima recebeu na meia-direita, se livrou do marcador e tocou de lado para o arremate de Mineiro, que passou à direita de China. Os jogadores leoninos apareciam livres a todo instante, mas o excesso de preciosismo impedia a goleada.

Aos 40 minutos, outro golaço no Limeirão. Serginho apostou na velocidade de Renatinho pela esquerda e fez um lançamento primoroso. O talismã leonino trouxe para o meio e, de fora da área, mandou um “tubaço” de perna direita, no ângulo de China, 3 a 0. Festa dos mais de dois mil leoninos presentes ao Major Levy.


O Galo merecia marcar um gol de honra, mas nem o travessão estava ao seu lado. Aos 44 minutos, após jogada individual na entrada da área, Acácio finalizou com força, no travessão de Fagner.


Destaque positivo para arbitragem de Leandro Camargo da Costa, que passou desapercebido durante toda a partida, cumprindo as regras e mostrando os cartões amarelos merecidos. Já o destaque negativo vai para Serginho, que vencendo por 3 a 0 tentou fazer uma embaixadinha na lateral de campo, quase recebendo uma dura entrada de Gilberto. O ala percebeu que errou e pediu desculpas, em especial para Piá. Agora na história dos dérbis são 16 confrontos, com 8 vitórias da Inter, 4 empates e 4 vitórias do Independente. O Leão tem 17 gols e o Galo 13.

Ficha Técnica:

Internacional 3 x 0 Independente

Gols – Fernando Russi aos 17 minutos do 1º tempo; Lucas Lima aos 29 e Renatinho aos 40 minutos do 2º tempo (IN)
Local – Estádio Major José Levy Sobrinho
Árbitro – Leandro Camargo da Costa
Auxiliares – Mauro André de Freitas e Marcela de Almeida Silva
Internacional – Fagner; Marcelo Ferreira (Danilo), Léo, Cazone e Fabinho (Jean); Mineiro, Ricardo, Serginho e Lucas Lima; Fernando Russi (Renatinho) e Diego Carioca. Técnico – Claudemir Peixoto.
Independente – China; Cristiano, Gilberto, Gustavo Carioca e Magno Alves; Felipe Nathan (Makson), Rocha, Maicon Fenômeno (Acácio) e Piá; Isaías (Amagno) e Neguitão. Técnico – Miro Capellozza.
Ocorrências – cartões amarelos para Marcelo Ferreira, Danilo e Mineiro (INT); Rocha (IND).

Os novos grupos para a segunda fase:

Grupo 7
Santacruzense - 1ª Colocado do Grupo 1
Américo - 2.o Colocada do Grupo 2
Brasilis - 3ª Colocado do Grupo 3
Primavera - 4ª Colocado do Grupo 4

Grupo 8
Guariba - 1ª Colocado do Grupo 2
Velo Clube - 2ª Colocado do Grupo 3
Elosport - 3ª Colocado do Grupo 4
União Mogi - 4ª Colocado do Grupo 5

Grupo 9
Inter de Limeira - 1ª Colocado do Grupo 3
Jaguariúna - 2ª Colocado do Grupo 4
PC São José - 3ª Colocado do Grupo 5
Taboão da Serra - 4ª Colocado do Grupo 6

Grupo 10
Paulínia - 1ª Colocado do Grupo 4
Atibaia - 2ª Colocado do Grupo 5
São Vicente - 3ª Colocado do Grupo 6
Fernandópolis - 4ª Colocado do Grupo 1

GRUPO 11
Ecus - 1ª Colocado do Grupo 5
Nacional - 2ª Colocado do Grupo 6
José Bonifácio - 3ª Colocado do Grupo 1
Inter Bebedouro - 4ª Colocado do Grupo 2

GRUPO 12
Mauaense - 1ª Colocado do Grupo 6
Votuporanguense - 2ª Colocado do Grupo 1
Olé Brasil - 3ª Colocado do Grupo 2
Guaçuano - 4ª Colocado do Grupo 3

*** Fotos Mário Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário