Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Equipe de handebol feminino da Einstein de Limeira disputará campeonato na Europa


A equipe de handebol feminina das Faculdades Einstein partiu ontem à tarde, em destino à Teramo, na Itália, onde vão participar da Copa Interamnia, evento realizado pela Unicef. Esta é a primeira vez que um time de handebol feminino limeirense participa de um campeonato no exterior.

O grupo, que representa Limeira em diversos campeonatos, vai passar, além da Itália, por França, Espanha e Portugal. A viagem terá duração de 28 dias e as meninas deverão retornar ao município no dia 15 de julho. A equipe é formada por 13 atletas de 15 a 18 anos. Ela é a atual bicampeã dos Jogos Regionais e vice-campeã da Liga Sub-21 de 2009.

Para que esta viagem fosse realizada, as atletas organizaram rifas, fizeram parcerias e realizaram eventos. Os pais das meninas também ajudaram. Além disso, a Prefeitura ajudou com o seguro saúde para as atletas.

De acordo com o técnico do time, João Evangelista Macário, mais de 100 países participarão da Copa e o time de Limeira foi a única equipe brasileira convocada, ou seja, além de representar a cidade no torneio, representarão também o Brasil. "É a primeira vez que as meninas saem do País e a expectativa é grande. O grupo vai participar de amistosos em Portugal e Itália. Já alguns treinos serão realizados na França", disse.



Uma solenidade de despedida foi realizada na faculdade e contou com a presença de várias autoridades, inclusive do prefeito Silvio Félix e da primeira dama, Constância Félix. O evento reuniu ainda o padre Reinaldo, que orou para o grupo e familiares da equipe. Era possível ver o nervosismo e a ansiedade no rosto de cada atleta. Um sonho realizado, um novo desafio, uma oportunidade única.

Mayara de Sena Cagliari, 17 anos, é a capitã do time. Ela, que há um ano faz parte da equipe, disse estar ansiosa para participar das competições. "É uma expectativa muito grande para todas nós e esperamos fazer bonito lá", frisou.

Bianca Tomazin, 16 anos, é uma das privilegiadas e terá a presença de sua mãe na viagem. Além da expectativa com o campeonato e de jogar pela primeira vez em solo estrangeiro, ela enfrentará o de andar de avião. "Estou com mais medo de andar de avião do que de competir com mais de 100 países", brincou. Ela acredita que o time é forte e está preparado. "Vamos brigar sem medo e de cabeça erguida", enfatizou.

A mãe de Bianca, Rosimeire Tomazin, era só sorrisos. Ela, que viajou com a equipe como enfermeira da delegação, se sente orgulhosa pela filha. "Este é um presente e também retorno de um investimento de mãe", salientou.

A hora da despedida foi dolorosa para os familiares, mesmo sabendo que 28 dias passam rápido. Família e jogadoras se emocionaram na hora de dar tchau.

Como forma de homenagem às jogadoras, alunos do primeiro ano da Einstein entregaram um desenho feito por cada um deles às atletas, além de cantarem o grito de guerra da escola.

*** Matéria - Cláudia Trento - Gazeta de Limeira
*** Fotos Fernando Carvalho

Um comentário:

  1. Queria muito jogar esse esporte.
    Mas em minha regiao nao temos isso!
    Tenho 11 anos é meu sonho é jogar proficionalmente.
    Moro em Artur Nogueira,um dia ainda irei jogar

    ResponderExcluir