Por Edmar Ferreira
O melhor jogo desta rodada do Campeonato Brasileiro não será mostrado em tv aberta e também não envolve paulistas. Atlético/MG e Vasco da Gama disputam a liderança às 16h, no Estádio Independência. Está cheirando empate, tipo 0 x 0.
----------------------------
Mas vamos ao que interessa. Se tem um time paulista que precisa vencer hoje, esse time é o São Paulo, que disputa um confronto direto contra o Grêmio, às 16h, no Morumbi. Os dois times estão de olho em uma vaga na próxima Libertadores. Se bem que ambos têm grandes chances também na Copa Sul-Americana.
O time gaúcho tem três pontos a mais no nacional. Curiosamente, em 15 rodadas os dois times empataram uma única vez, ou seja, são franco-atiradores.
Mesmo perdendo no meio de semana em São Januário para o Fluminense, a postura ofensiva do São Paulo melhorou com a entrada da Cícero. Ele participa bem mais do jogo do que William José. É jogo para um ótimo público. Acredito em uma vitória do São Paulo por 2 a 0.
---------------------
Danilo está de volta no Corinthians após se recuperar de dores na panturrilha. Essa é, talvez, a única motivação para o jogo desta tarde no Couto Pereira. O empate contra o Atlético/GO deu uma gelada no elenco, que mesmo distante dos primeiros colocados, ainda sonhava com título.
E olha que o Timão não perde há sete jogos, mas só empata. Se bem que não chegamos ainda nem a metade do campeonato.
O problema é que Atlético/MG e Vasco da Gama dificilmente deixam escapar pontos em jogos considerados fáceis. Além disso, o Corinthians é um visitante bem-vindo: ganhou só do Flamengo, fora de casa. Mas o Coritiba tem a pior defesa do campeonato, com 30 gols sofridos.
Mesmo tendo uma proposta do futebol árabe, Danilo deve continuar no Corinthians, pelo menos até o Mundial de Clubes. Hoje, o meia é a figura mais importante do sistema ofensivo alvinegro. Segundo dados do Datafolha, Danilo é o segundo jogador mais acionado de todo o Brasileirão. Ele recebe a bola 36 vezes em média, por jogo.
O líder é Guiñazu, do Inter, com 43 recebimentos. Douglas Tufão por exemplo, recebe 24 bolas em média.
Como o ataque não marca gols - já são oito no total -, Danilo aproveita e hoje é o artilheiro do Timão no Brasileirão, com 4 gols. Quem pode surpreender hoje é Jorge Henrique, que sempre atua bem no Parané. Apostaria num empate por 1 a 1.
-------------------
Antes de disputar seu primeiro confronto contra o trio carioca, o torcedor temia que o Palmeiras vencesse apenas o Flamengo, "em casa". Mas a vitória no meio de semana, diante do Botafogo, deu uma tranquilidade ao Verdão. Se mesmo vencendo no Engenhão, o alviverde permanece na zona de rebaixamento, imagine se tivesse perdido então.
Hoje o buraco é bem mais embaixo e o torcedor sabe disso. O Fluminense é um sério candidato ao título e em casa, é praticamente imbatível.
O problema maior é anular Fred. Artilheiro do Brasileirão, o clone do cantor Franck Aguiar vive um momento espetacular. E vem sendo muito bem assistido por Wagner e Thiago Neves. Bom que Henrique está confirmado. Com ele em campo, a segurança no Palmeiras aumenta.
Quem sabe o time paulista não surpreenda novamente. Mas aposto na vitória do Flu por 2 a 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário