Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Messi ganha Bola de Ouro e brasileiro tem o gol mais bonito

O brasileiro Wendell Lira ganhou ontem o Prêmio Puskas pelo gol mais bonito de 2015. Jogando pelo Goianésia em 11 de março, Lira, que agora defenderá o Vila Nova/GO, marcou de voleio contra o Atlético/GO pelo Campeonato Goiano.

Dos 1,6 milhões de votos, Lira obteve 46,7%, superando Lionel Messi, pelo gol que marcou contra o Athletic Bilbao pela Copa do Rei (33,3%) e Alessandro Fiorenzi, da Roma, pelo gol contra o Barcelona (7,1%)

Messi por sua vez, foi eleito pela quinta vez o melhor do mundo pela Fifa. Após ver Cristiano Ronaldo levar a Bola de Ouro para casa nos dois últimos anos, o argentino recuperou o trono, após desbancar Neymar e o próprio português na escolha, anunciada em evento de gala em Zurique. Estreante entre os finalistas, o brasileiro terminou na terceira colocação, superado pelo craque do Real Madrid.

Assim, com seus 52 gols na temporada, o camisa 10 do Barcelona aumenta a vantagem para Cristiano Ronaldo, que poderia igualar a disputa, como maior vencedor do prêmio: o argentino tem cinco troféus (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015) contra três do português (2008, 2013 e 2014).

Último vencedor antes da dupla dominar a disputa, Kaká foi o responsável por entregar a Bola de Ouro a Messi.

Entre as mulheres, Carli Lloyd, que marcou três gols na vitória de 5 a 2 dos Estados Unidos sobre o Japão na final da Copa do Mundo, sendo um deles do meio campo, ganhou a Bola de Ouro, com 35,2% dos votos. A alemã Celia Sasic (12,60%) ficou em segundo e a japonesa Aya Miyama (9,88%) em terceiro.

Seleção
 
Só deu Brasil na seleção de 2015, divulgada na cerimônia da Fifa. Ao todo, quatro jogadores do país foram eleitos para a equipe ideal do ano passado: Daniel Alves (Barcelona), Thiago Silva (PSG), Marcelo (Real Madrid) e Neymar (Barcelona).

Além do quarteto que esteve com a Seleção no Mundial de 2014, foram escolhidos: Neuer (Bayern Munique), Sergio Ramos (Real Madrid), Iniesta (Barcelona), Pogba (Juventus), Modric (Real Madrid), Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid). Apenas o goleiro alemão não esteve no evento para receber o prêmio das mãos do camaronês Samuel Eto'o.

Luis Enrique (Barcelona) foi eleito o melhor treinador. Ganhou de Pep Guardiola (Bayern de Munique) e Jorge Sampaoli (Chile).

Já Jill Ellis, campeã mundial pelos EUA, foi escolhida como melhor técnica do futebol feminino. Venceu a disputa com Mark Sampson (Inglaterra) e Norio Sasaki (Japão).

Para completar, Gerald Asamoah, ex-meia do Schalke 04, recebeu o prêmio Fair Play pelo apoio dado aos refugiados na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário