Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de março de 2015

Independente vence Mirassol e está a dois pontos do líder da Série A-2

Alemão ou Xandão? Essa era a principal pergunta no Pradão após o apito final do árbitro Luciano Silva. Ninguém queria saber a nova posição do Independente na classificação, quem foi o melhor em campo, qual seria o próximo jogo, se tinha desfalque. Enfim, todos queriam esclarecer: o gol foi do Alemão ou do Xandão.

Brincadeiras a parte, o único gol galista na importante vitória sobre o Mirassol, sábado à noite no Estádio Comendador Agostinho Prada pela sétima rodada do Campeonato Paulista da Série A-2, foi um verdadeiro enigma.

Aos 36 minutos do 2º tempo, o árbitro viu um recuo do lateral Gleidson para o goleiro Gatti e marcou a falta. Muita reclamação por parte dos jogadores do Mirassol. O próprio lateral jura que foi afastar e pegou mal na bola, de três dedos, fazendo a mesma voltar para os braços do arqueiro.

Foram quase quatro minutos até a cobrança na pequena área. O árbitro posicionou a barreira do time visitante na linha do gol, mas sempre que autorizava a batida, ela se adiantava. Ele mostrava um cartão amarelo, arrumava novamente e apitava. Foi assim por três vezes até o gol.

Três jogadores do Independente estavam ao lado da bola: Alemão, Xandão e Dodô. Nas três autorizações anteriores, Alemão ameaçou cobrar. Mas de repente a bola entra no ângulo e o lateral sai comemorando como um louco em direção a arquibancada.

Muito bem, os três narradores esportivos que cobriam a partida (me incluo nessa) e os três repórteres de campo cravaram: gol de Alemão. Curiosamente, após a partida o repórter Denis Suidedos foi em direção ao "autor do gol" para entrevistá-lo. "Graças a Deus mais um gol importante em minha carreira. Peguei bem na bola e fui feliz". Como assim?

Por aí você nota que estava tudo resolvido, pelo menos com a imprensa. Porém, o torcedor e informante da imprensa Kina Mercuri, sempre atento aos fatos, nos liga após a partida. "Foi gol do Xandão e não do Alemão".

Na hora não botamos fé, pois fomos consultar as emissoras ao lado e todas foram unânimes: gol do Alemão. Até os repórteres de TV queriam falar com Alemão. O site Futebol Interior, especializado no futebol paulista, também colocou gol do lateral artilheiro.

O jeito então era perguntar para o próprio zagueiro, ainda nos vestiários. "Vocês estão de sacanagem. Eu faço o gol e vocês dão para o Alemão. Mas tudo bem, o que importa é que ganhamos. Mas to achando que vocês querem me derrubar", disse sorrindo Xandão, mas frustrado por dentro.

Para piorar a situação, fomos novamente ao encontro a Alemão, na saída do estádio. O lateral foi o grande "ator da noite". Vermelho de vergonha, o artilheiro se justificou. "Falei que o gol era meu porque preciso ser vendido este ano. Desculpa aí". Estava tudo esclarecido então.

Jogo

O Independente não fez um bom primeiro tempo. Sem Allyson na defesa e Júlio César no ataque, ambos suspensos, o técnico Álvaro Gaia escalou Fabiano e Juninho.

O Galo não incomodou o goleiro Gatti em nenhum momento. Já Marcelo Bonan foi eleito o melhor jogador em campo pelos 1020 AM da Educadora. Foram apenas duas defesas, mas que garantiram a vitória.

Na primeira delas, aos 35 minutos, o arqueiro ficou cara a cara com Leandro Brasília, que tentou colocar no ângulo após a bola ajeitada por Marcelo Toscano. Bonan voou para espalmar para escanteio. Que defesa!

Na segunda aos 44, Kevin desceu pela direita e cruzou na cabeça de Leandro Brasília. No puro reflexo o goleiro alvinegro evitou o gol, praticando um verdadeiro milagre. Bonan vive uma grande fase novamente.

Mas Bonan não estava satisfeito com o posicionamento do Galo em campo, principalmente do seu sistema defensivo. Em uma finalização de Marcelo Toscano por cima, o arqueiro "pagou geral" para todo mundo, pedindo mais empenho. Gaia chegou a mudar seu esquema durante o jogo, passando Dodô para a ala esquerda e Xandão para atuar como líbero.

O Galo teve uma única boa chance nos 45 minutos iniciais. Em uma boa trama ofensiva, com toques rápidos, a bola sobrou para Juninho na entrada da área, porém o atacante mandou por cima do gol.

Segundo Tempo

O Independente foi bem melhor na etapa complementar, mais disposto e com vontade de vencer. Aos 14 minutos, Juninho se livrou do marcador e acionou Alemão, que bateu forte para fora. O lance serviu para acordar os 624 pagantes presentes ao estádio.

Aos 19 minutos, um lance incrível em favor do alvinegro. Juninho fez um ótimo passe para Jonhathan, que saiu livre na cara do gol. O rápido atacante cortou o goleiro Gatti e finalizou com o gol aberto. Mas o zagueiro Bruno Maia conseguiu salvar em cima da linha.

A torcida pediu a entrada de Ygor Mineiro e imediatamente foi atendida pelo técnico Álvaro Gaia. Jonhathan foi quem saiu do jogo. Se por um lado Gaia acertou na modificação, por outro Evaristo Pizza sacou de uma só vez, simplesmente seus dois melhores jogadores em campo: Marcos Paraná e Marcelo Toscano. Ninguém entendeu. Melhor para o Galo.

Aos 36 minutos o Independente marcou seu gol com Alemão, quer dizer, com Xandão, lance explicado no começo do texto. Foi então que o time passou a jogar todo recuado. Gaia sabia que a vitória contra o bom time do Mirassol era fundamental para as pretensões de subir para a elite.

O time amarelo e verde apertou nos minutos finais. Na melhor chance aos 43 minutos, Bruno Nunes ajeitou para o chute de Leandro Brasília da entrada da área, rente ao travessão de Marcelo Bonan.

Foram cinco minutos de acréscimo, mas de controle absoluto da defesa alvinegra, que teve como destaques Denner e André Pastor, firmes na marcação. Fim de jogo no Pradão e vitória apertada e suada. Enquanto os galistas comemoravam com a torcida, os jogadores do Mirassol partiram para cima do árbitro Luciano Silva.

Restam 12 jogos para o fim da A-2 e o Independente está a seis vitórias do acesso. Serão cinco jogos em casa contra Guarani, Comercial, Ferroviária, Batatais e Atlético de Sorocaba e sete fora de casa, diante de Água Santa, Guaratinguetá, Rio Branco, União Barbarense, Velo Clube, Matonense e Oeste. O próximo jogo será contra o Água Santa, sábado que vem às 15h, em Diadema.

Ficha Técnica

Independente 1 x 0 Mirassol


Gol - Xandão, de falta, aos 36 minutos do 2º tempo.
Local - Pradão
Árbitro - Luciano Silva
Auxiliares - Rafael Fernandes Carvalho e Thiago Henrique Ferro
Público - 624 pagantes
Renda - R$ 9.860,00
Independente - Marcelo Bonan; Alemão, Denner, André Pastor e Xandão; Fabiano, Thiago Silva, Diogo (Clécio) e Dodô (Romarinho); Jonhathan (Ygor Mineiro) e Juninho. Técnico - Álvaro Gaia.
Mirassol - Gatti; Kevin, Jorge Luís (Bruno Nunes) e Gleidson; Eron, Xaves, Leandro Brasília e Marcos Paraná (Thiago Santos); Marcelo Toscano (Jefferson Maranhão) e Alex Silva. Técnico - Evaristo Pizza.
Ocorrências - cartões amarelos para Marcelo Bonan, Dodô, Thiago Silva e Juninho (IN); Gatti, Jorge Luís e Leandro Brasília (M).

Nenhum comentário:

Postar um comentário